author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

O legado Italiano em nossa cultura é bem extenso. Porém, o destaque de hoje vai para a origem do café que chamamos de expresso ou espresso, como dizem os italianos. Em nossa pesquisa vamos fazer referências aos dois meios de escrita, mas o produto será sempre o mesmo. O café expresso foi originado na Itália por volta do ano de 1901, inventado por um residente da região de Milão. Logo se espalhou pelo mundo inteiro e hoje podemos saborear um bom expresso em qualquer lugar do planeta e até fora dele. O pessoal da estação espacial levou sua própria máquina de expresso para o espaço.
O café que conhecemos e aprendemos a amar, o expresso, não se trata de grãos diferenciados. É o processo que o torna único. Um expresso é feito por uma máquina que produz incríveis fluxos de pressão, além de adicionar leite na forma de espuma também pressurizada, acrescentando sabor e cremosidade a uma boa xícara de expresso. Portanto, é o processo delicado e intricado que deixa esta bebida tão caracteristica, com um sabor incrível! Para que este isso aconteça, é necessário que o processamento seja feito em máquinas específicas que aumentam a pressão da passagem da água em alta velocidade. O resultado é uma xicara de café expresso com sabor inigualável!

Qual a melhor marca de cafeteira expresso?

A melhor máquina de café expresso, independente de marca é aquele equipamento imprescindível em um ambiente de requinte. Entretanto, algumas marcas específicas agregam valores no processo de preparação de um delicioso expresso, considerando que o café expresso é extraído em uma máquina que alcança uma pressão de água com temperatura ideal e fluxo contínuo.

Para uma xícara de café expresso com sabor intenso, os grãos são moídos e passam pelo processo de extração com o mecanismo de vapor e água por um tempo determinado para alcançar o sabor ideal. Portanto, todas as máquinas com descrições técnicas que cumprem este desempenho de funcionalidade é uma candidata em potencial ao estágio de melhor marca no processamento de café expresso.

Quais os diferentes tipos de cafeteira expresso?

Há dois tipos principais de preparo da cafeteira expresso: cafeteira automática e semiautomática. O processo automático, como o próprio sugere é totalmente controlado pela máquina que foi ajustada para o funcionamento adequado em obter o melhor resultado. Em uma máquina automática, tudo é controlado pelas opções de funcionamento, resultando em um café idêntico em grandes quantidades, sem comprometer o sabor.

A semiautomática deixa espaço para ajustes e tamanhos. As cafeterias que usam capsulas ou saches, normalmente preparam um café muito parecido com o café coado em pó. O sabor pode ser bem diferente de um expresso. Isso, sem mencionar o custo de manter tais equipamentos em plena atividade.

Uma máquina de expresso caseira pode ser econômica e bem mais funcional, pois prepara quantidade bem pequena, geralmente duas xícaras por vez. Uma máquina profissional, daquelas que encontramos em um café público, por exemplo é um dispensário de quantidade maior de xícaras de café, sem refil.

Melhor Cafeteira Expresso

1. Cafeteira Expresso Prima Latte II Oster – 110V

product-image

    Reservatório de leite com capacidade para 600ml

    3 controles de sensor de estágios de temperatura

    Bomba interna de alta pressão

    Aceita Pó, sachê ou cápsulas

Para complementar o ambiente nada mais peculiar que a tradição de um bom café. E isso só é possível com um grande aliado, como a Prima Latte II da Oster, que além de preparar outros tipos convencionais de café para todos os paladares ela também usa as cápsulas nespresso. Com um desempenho que combina eficiência e rapidez, a Prima Latte dispõe de um reservatório de leite com capacidade de 600ml, fazendo muitos cafés, antes de necessitar reabastecimento.

Esta máquina de prazer para todos aqueles que adoram um bom café não desaponta em performance. Faz mais de 10 cappuccinos de uma só vez, mantendo a temperatura ideal durante todo o processo. O importante em uma máquina de expresso é a pressão dos jatos quando jorra o leite. Na Prima Latte, a pressão de 19 bars, uma medida extremamente alta, garante a qualidade do sabor e da mistura ideal com um café mais cremoso. Uma combinação competente para um café perfeito!

2. Máquina de Café Nespresso Essenza Mini – 110V

product-image

    Reservatório de 600ml – removível e lavável

    Coletor de resíduos removível

    Tampa com trava segurança

    Chave automática ON/OFF

    Indicadores luminosos

    Função de seleção e qualidade

O próprio nome sugestivo da máquina Essenza já manifesta a potência na capacidade de um café de essência, de raiz e de base tradicional. Desenhada para usar as cápsulas Nespresso, que já são uma revolução, não poderia deixar de incorporar um padrão arrojado em seu próprio visual. Mas, a qualidade vai além disso tudo! Um compartimento com capacidade para 600ml de leite complementam o ritual de um bom café, cremoso e cheio de sabor. A tecnologia Suíça desenvolveu a perfeição na arte de um bom café.

Os aspectos de um bom equipamento, não estariam completos sem a eficácia esperada na hora do desempenho. Testamos a cremosidade, o sabor e o aroma de um bom café. Foi uma experiência que somente quem já teve o privilégio poderia entender! Uma combinação de pressão exata, temperatura ideal e puro sabor deixam o café da Essenza Mini como uma recompensa por um feito de glória. Quem ama café, não deve deixar de considerar a potência de 1.100W empregados na produção de um café inesquecível!

3. Máquina de Café Espresso Coffee Cream C-08 Mondial

product-image

    Reservatório com capacidade de 2 litros de água – removível e lavável

    Cachimbo de 2 saídas simultâneas

    Controle da válvula saída de vapor

    Motor com potência de 800W

    Filtro em aço inoxidável

Quando combinamos o funcionamento de uma máquina com as necessidades de um público exigente, não podemos deixar de considerar que o equipamento seja prático. Por causa desta praticidade, testamos a Coffee Cream da Mondial. Esta é uma cafeteira com expressões de grandeza. Seu reservatório de água suporta 2 litros para contínuo fornecimento. Nada de parar para reabastecer. Fácil e prática de operar, é uma aposta certeira para quem procura um café muito saboroso.

O painel de acesso e operação de funcionamento desse verdadeiro centro de produção de sabores e aromas oferece controle de fluxo de leite, temperatura, vapor para uma espuma de leite mais espessa e várias outras opções. A composição do controle das funções da máquina resulta em um café delicioso. Cappuccino, chocolate quente, café com a disponibilidade de duas xícaras por vez, são diferencias que deixam a Coffee Cream da Mondial em um estágio confortável entre os melhores!

4. Cafeteira Expresso 20 Bar Inox Red Philco – 110V

product-image

    Reservatório com capacidade para 1600ml de água

    Filtro em aço inoxidável

    Bico vaporizador de fluxo contínuo

    Aquecimento de xícaras

    Coletor de resíduos com indicador de nível

A Philco é um fabricante conceituado no mercado mundial, com uma enorme variedade de produtos. Mas, nada se compara à eficácia de uma Cafeteira Expresso, como é o caso da INOX RED, com pressão enorme de 20 bar, deixando seu café muito mais cremoso. Aqui é um dos poucos lugares onde a pressão realmente importa muito! Pensando em todos os aspectos de um produto diferenciado, ela integrou neste modelo algumas características especiais, como o aquecimento da xícara durante o processo.

Além das inovações na praticidade das operações, a Philco estendeu a criatividade para incorporar opção de duas xícaras ao mesmo tempo, com sabores idênticos. A mistura toda passa por um bico vaporizador de desenho exclusivo que é capaz de formar espumas com altas densidades de cremosidade. Os cafés de origem diversas, sabores diferenciados e quantidades maiores não ficam comprometidos na qualidade. Esta cafeteira realmente entrega um resultado que agrada aos paladares mais sofisticados!

5. Máquina de Café Nespresso Inissia – 110V

product-image

    Controle automático de preparo

    Compartimento para descarte de 11 cápsulas usadas

    Classificação A, 40% de eficiência enérgica – INMETRO

    Extração de mais de quase 1.000 aromas de cafés

    Volume de café programável

    Acompanha kit com 14 cápsulas originais Nespresso.

A Nespresso Inissia é uma máquina compacta capaz de desempenhar as funções de uma semiprofissional! Os espaços menores não são mais limitantes, ainda aqui é possível ter uma excelente máquina para cuidar das necessidades diárias de um bom expresso. As opções são ilimitadas e não se restringe somente ao saboroso café, mas outras bebidas quentes também podem ser dispensadas pela Inissia. Os adereços desta pequena eficiente são garantidos pelo fabricante como opções versáteis para preparar, vários tipos de cafés. O acesso foi ainda desenhado para acomodar não somente xícaras, mas até copos mais altos.

Antes de preparar café diário, deixe a Inissia aquecer por um tempo bem irrisório de somente 25 segundos. Pronto, já está disponível para uma atividade que desempenha com maestria, que é a entrega do seu café preferido! As opções de uso desta máquina excedem as expectativas, pois é possível extrair café de quase 1.000 cápsulas diferentes.

É isso mesmo, uma combinação de milhares de sabores! Toda automatizada e segura, desligando sozinha quando a tarefa encerrar.

6. Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Mini Me – 110V

product-image

    Capacidade do reservatório 800ml

    Potência 1.340W

    Consumo de energia 0,97 kW/h/mês (certificação INMETRO)

    Acessórios: Suporte de xícaras

    Garantia de 12 meses

A Cafeteira Mini Me da Arno é uma conhecida parceira Nescafé. Além de ser compacta, ela tem o preço mais acessível entre os modelos automáticos. Prepara com facilidade mais de 20 tipos de bebidas, incluindo quentes e frias. A operação é muito simples, basta inserir a cápsula da sua preferência e, com um único toque, aproveitar a qualidade e o sabor das bebidas.

A Mini Me é capaz de preparar outras bebidas quentes e frias, para tanto basta selecionar a opção desejada. Equipada com tecnologia exclusiva, mantém a temperatura estável da bebida, desde a primeira até a última cápsula preparada. Versátil para vários tipos de cafés, torrados ou moídos, além de chás e achocolatados. Reservatório de 800 mil que permite preparar até 16 expressos, sem a necessidade de reabastecer.

7. Cafeteira Single, Cadence – 110V

product-image

    Reservatório com capacidade para 240ml

    Botão On/Off, liga e desliga a cafeteira em instantes

    Base removível e lavável

    Proteção contra superaquecimento

Quando pensamos em um bom café, mas não queremos a inconveniência de coadores e muito tempo de espera, não devemos deixar passar a chance de usar a Cafeteria Single da Cadence. Como o próprio nome sugere, ela é muito fácil de usar no dia a dia. Uma quantidade na medida disponibilizada pelo fabricante é o suficiente para um café, logo após apertar o botão e aguardar alguns minutos. Nada mais prático para aquela hora do dia em que um cafezinho preenche o espaço de descanso!

O expoente deste equipamento é a simplicidade em seu funcionamento. A praticidade do café diretamente no filtro na medida desejada. Em pouco tempo seu cafezinho está pronto para ser servido. Como brinde e reconhecimento pela preferência, o fabricante disponibiliza um brinde aos compradores de duas xícaras exclusivas personalizadas de porcelana.

8. Cafeteira Expresso, Tres Modo S04 – 110V

product-image

    Máquina Automática e Multipressão

    Reservatório de água 1,2 litros

    Compartimento para descarte de cápsulas até 13 unidades

    Cápsula de Retrolavagem

    Suporte para xícaras

Um aparelho icônico da TRES com desenho e tecnologia da Itália. A Tres Modo do Grupo 3 Corações prepara cafés expressos, filtrados, cappuccinos, chás e diversas bebidas cremosas. Equipada com descarte interno de cápsulas, além de sistema automático temporizador que desliga a máquina após um período de inatividade. 

A Tres Modo é uma máquina automática de bebidas quentes, pois com o simples toque de um botão é possível preparar vários tipos de bebidas. O reservatório de 1,2 litros é suficiente para muitas xícaras sem reabastecer. Certificada pelo INMETRO com padrão A de consumo de energia. As opções de cápsulas são inúmeras, e a Tres processa todas elas com a mesmo padrão elevado de qualidade.

9. Cafeteira Expresso Automática OCS Lirika Plus Saeco PHILLIPS – 110V

product-image

    Capacidade do reservatório 2,5 litros

    Capacidade de café em grãos 500 g

    Contador de doses com parada automática

    Moagem com estrutura de cerâmica

A Lirika Plus é o resultado das pesquisas da Saeco para atender a demanda deste nível de mercado por um equipamento compacto com grande extensão de desempenho. Equipada com tecnologia que reduziu tamanho sem comprometer eficiência, a Lirika Plus é ideal para todos os tipos de cafés. Econômica em funcionamento, ela recebe certificação de eficiência do INMETRO.

Lirika Plus possui um sistema de moagem dos grãos que emprega cerâmica em sua estrutura, proporcionando um processo mais higiênico na preparação do café. O painel de controle registra todas as funções de acesso e justes com máxima eficácia. A Phillips criou ainda um sistema de regulagem para os diversos paladares, mais fortes e mais fracos, agradando todos na hora do café. Este ritual só é completo quando temos a segurança de uma máquina como a Lirika na versão Plus cuidando do nosso cafezinho!

10. Cafeteira Nespresso Lattissima Touch Facelift – 220V

product-image

    Reservatório de água capacidade de 900ml

    Recipiente para até nove cápsulas usadas

    Simplified Clean System – Sistema de limpeza automático

    Alertas de manutenção no painel frontal

    Painel Touch Screen

    Opção de 6 receitas diferentes ao toque de um botão

A Nespresso Lattissima Touch ocupa um lugar de destaque entre as melhores máquinas de café expresso! Fluxo de pressão elevado e motor de 1350W de potência estão disponíveis em um aparelho seguro e compacto. A Lattissima incorpora ainda uma funcionalidade no Touch Screen com opções para o preparo de vários tipos de cafés, tudo isso com um único toque.

Além do desempenho e performance, a Nespresso Lattissima Touch dispõe também de diferentes funções que permitem escolher entre diferentes harmonizações do café. Equipada com expoentes de segurança contra superaquecimento, ela desliga automaticamente quando não estiver em funcionamento por mais de nove minutos. A certificação do INMETRO coloca esta máquina entre as mais econômicas da categoria, com a classificação A, de consumo de energia e desempenho.

Guia de Compras

É perfeitamente aceitável que após uma longa pesquisa e muitas horas de considerações, ainda não tenhamos decidido pelo modelo ideal ou dentre a categoria de cafeteira expresso qual a melhor para o nosso perfil de consumidor. É possível que não seja o melhor modelo, mas pode ser muito bem a melhor opção de satisfação e superação das expectativas.

Opções de custo/benefício, tradição de mercado, capacidade, funcionalidade e desempenho podem ser irrelevantes se o que procuramos é simplesmente algo que faça o nosso café de maneira simples e eficiente. Por outro lado, podemos dedicar empenho absoluto na busca por algo mais profissional, industrial com capacidades maiores e versatilidade em tipos e padrões de bebidas quentes, incluindo o café do dia a dia. Esperamos que as nossas observações possam ajudar nesta empreitada!

Como escolher a melhor cafeteira expresso?

Em situações de decisões, vale a pena considerarmos tópicos de referência e sugestões que podem passar despercebidos se somos iniciantes neste universo de tantas marcas e reivindicações. Listamos um guia prático com pontos a serem observados atentamente:

  • Capacidade do reservatório de água. Se estiver procurando algo bem maior do que a necessidade diária, este quesito é importante. Não é agradável ter que reabastecer o tempo todo, se o reservatório tem uma capacidade ínfima. Quanto maior a capacidade, mais ampla é produção de bebidas.
  • Pressão. A proporção da pressão está diretamente relacionada com a cremosidade da bebida. Quanto maior, mais cremoso.
  • Investir em um produto que desempenha muito bem, mas na hora da limpeza é um verdadeiro pesadelo pode não ser uma equação muito equilibrada. Conheça todos os detalhes de limpeza do produto. Além de facilitar a vida, não vai comprometer a qualidade da bebida. Escolha o mais prático.
  • Tipo de preparo. A preparação faz parte de um ritual eficaz que define a melhor máquina de café expresso que poderia comprar. Sem o uso da máquina, seria melhor o coador de pano e um bule em cima do fogão. Portanto, o tipo de preparo é um grande diferencial.

Cafeteira Expresso e pessoas conversando ao fundo

Qual é a melhor cafeteira expresso?

A melhor cafeteira expresso é uma combinação de funcionalidades, desempenho, custo/benefício, potência e qualidade do produto final. Em síntese, a melhor é aquela que supera as expectativas e apresenta qualidade acima de qualquer suspeita. Quando se trata de alimentos e bebidas que consumimos, a higiene é primordial. Portanto, a combinação de todas as funções, aliadas à praticidade de limpeza do equipamento garantem a qualidade que procuramos. Esta é a melhor máquina!

Quais funções deve possuir a melhor cafeteira expresso?

Todas as funções de uma máquina de café expresso estão relacionadas com a tipo de café específico que preparamos. Quanto mais complexo em termos de cremosidade, complexidades de sabores, maior é a necessidade de um conjunto de funções para um resultado final satisfatório. Entretanto, para uma forma portátil de dispensa, a função mais importante é a pressão da indução.

Nossa escolha

É óbvio que nossos leitores esperam uma sugestão de modelo. Em nosso caso, quando iniciamos o trabalho de pesquisa, o objetivo foi sempre encontrar o melhor equipamento que pudesse atender as necessidades de um público exigente. Quem bebe café, quer sempre o melhor. Escolhemos um ícone do grupo dos seletos bebedores de café: A Mini Me, com molto Dolce Gusto.

Saúde!

O Charme das Cafeteiras e Máquinas de Café Expresso Revista Zapimoveis