author-image
By Leticia Shinzato Paes
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

O café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Afinal, ele é responsável por trazer muita energia para as manhãs preguiçosas e, também, proporciona muito aconchego em momentos relaxantes como um delicioso café da tarde em família. Independente da hora, um saboroso café sempre é uma boa pedida, não é mesmo?

Quais as Diferenças entre Café Gourmet, Especial e Tradicional?

Se você ainda não sabe qual a diferença entre o café gourmet, especial e o tradicional, não se preocupe. Mesmo os apaixonados por essa bebida deliciosa ainda possuem dúvidas quanto a essas classificações. Desse modo, para acabar de vez com todos esses questionamentos, explicaremos agora mesmo quais são as diferenças entre esses tipos de cafés.

O café gourmet apresenta em sua composição grãos 100% arábica com uma excelente qualidade. Ele recebe uma atenção mais do que especial desde o seu plantio e cultivo, até sua colheita, moagem e armazenagem. Para certificar essa fantástica excelência, esse tipo de café, antes de ser colocado à venda, passa por uma avaliação da Associação Brasileira da Indústria do Café. É importante ressaltar que o seu sabor é mais adocicado, intenso e equilibrado do que os demais.

O café especial, por sua vez, se diferencia dos demais por ser avaliado pela Specialty Coffee Association e por possuir algumas notas diferenciadas em sua composição, como as de chocolate, castanhas e outras frutas. Além disso, esse café também é produzido a partir de grãos 100% arábica.

Já o café tradicional, se trata de uma mistura entre os grãos arábica e do tipo robusto. Apesar de possuir um preço muito mais acessível e ser o mais utilizado em todo o mundo, sua qualidade é inferior se comparada as demais opções de cafés existentes.

Diante de tantas opções, é mais do que normal que você se questione qual o melhor café existente à venda no Brasil. Para te ajudar a responder esse questionamento, preparamos uma lista com as melhores mercadorias que você poderá encontrar no país. Abaixo, você poderá conferir as vantagens e os detalhes de cada um desses fantásticos e surpreendentes cafés.

Melhores Cafés

1. Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado, Baggio Café, 250g

product-image

    Café gourmet com excelente qualidade 

    Produzido a partir de grãos 100% arábica

    Possui aroma de chocolate trufado 

    Embalagem com 250g

O Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado, da Baggio Café, deixará todos os amantes de chocolates mais do que apaixonados! Isso devido ao fato de que ele possui um delicioso aroma de chocolate trufado e contém leves toques de frutas secas, nozes e conhaques. 

Esse delicioso café gourmet possui em sua composição grãos 100% arábica de moagem média. Com a sua respeitável qualidade, nós temos a certeza de que ele proporcionará momentos mais do que especiais! 

2. Café Torrado e Moído Aroma de Caramelo, Baggio Café, 250g

product-image

    Café gourmet com aroma de caramelo 

    Composto por grãos 100% arábica

    Apresenta excelente cremosidade e maciez invejável  

    Conta com moagem média 

    Embalagem com 250g de café moído 

O Café Torrado e Moído Aroma de Caramelo, da Baggio Café, trata-se de um dos cafés mais comprados atualmente no Brasil. Seu sucesso se deve a sua incrível cremosidade e ao seu delicioso aroma de caramelo.

Esse café é originado do Sul de Minas Gerais e Mogiana Paulista. Além disso, é composto por grãos 100% arábica de moagem mediana. Com toda a certeza, os seus dias ficarão muito mais doces com essa saborosa e deliciosa bebida!

3. Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate com Menta, Baggio Café, 250g

product-image

    Café gourmet com sabor de chocolate com menta

    Proporciona bebidas cremosas e deliciosas 

    Embalagem com 250g de grãos de café 100% arábica

    Moagem média 

Se você é fã de chocolate com menta, o Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate com Menta, da Baggio Café, vai se tornar o seu café dos sonhos! Afinal, esse incrível produto possui um fantástico sabor de chocolate com um toque de menta, responsável por trazer muita leveza e frescor para os seus dias.

Com grãos 100% arábica, esse café gourmet possui uma moagem média e cremosidade surpreendente. Sem dúvidas, esse cafezinho deixará os seus momentos especiais com um gostinho delicioso! 

4. Café Torrado e Moído Gourmet Espresso, Baggio Café, 250g

product-image

    Café gourmet espresso de alta qualidade 

    Possui corpo aveludado com aroma floral

    Levemente adocicado e delicado 

    Nível muito baixo de amargor

    Embalagem com 250g de café moído 

O Café Torrado e Moído Gourmet Espresso, da Baggio Café, se trata de um dos cafés mais incríveis que você encontrará à venda no Brasil. O seu sabor levemente adocicado com um aroma frutado e floral torna essa bebida única e irresistível.

Além disso, esse café gourmet espresso possui torra média e intensidade 8. Sem contar que a sua excelente qualidade é garantida graças aos seus grãos 100% arábica! 

5. Café Torrado e Moído Aroma de Caramelo, Baggio Café, 250g

product-image

    Café premium encorpado 

    Apresenta uma excelente qualidade e sabor rico 

    Possui moagem média

    Embalagem com 250g 

A Baggio Café, com toda a certeza, é uma das melhores marcas de café que você encontrará no país. Premiada 11 vezes pela ABIC, essa marca surpreende os fãs de café com todos os seus lançamentos. Não foi diferente com o Café Torrado e Moído Premium Caffé.com. 

Esse café premium, de intensidade 10 e torra escura, possui uma qualidade invejável. Marcante, ele conta com uma adstringência moderada e é livre de acidez. Como as demais opções da marca, ele também é produzido com grãos 100% arábica. 

6. Café Dutra Especial Torrado Em Grãos Torra Média, Catuaí Vermelho E Amarelo 500g

product-image

    Café especial produzido em altitude de 1000 a 1350 metros

    Variedade: Catuaí vermelho e amarelo 

    Apresenta aroma agradável e sabor marcante 

    Embalagem com 500g

O Café Dutra Especial Torrado surpreende com o seu sabor inesquecível e o seu aroma delicioso. Ele é produzido com grãos 100% arábica, os quais são torrados artesanalmente com a própria lenha do café. Um diferencial e tanto, não é mesmo?

Além disso, esse fantástico café também é certificado pelo Rainforest Alliance, UT e Certifica Minas. Tal detalhe, enfatiza ainda mais a sua alta qualidade e compromisso com a natureza.

7. Café Gourmet em Grão Café, Santa Monica, 250g

product-image

    Café gourmet com notas achocolatadas

    Apresenta torra média 

    Possui baixo amargor e alta cremosidade 

    Embalagem com 250 gramas

Se você está à procura de um café com uma excelente qualidade e um sabor incrível, o Café Gourmet em Grão, da Café Santa Monica, é o ideal para você! Além de possuir um aroma mais do que agradável, esse café apresenta notas achocolatadas e uma doçura sem igual. 

A sua cremosidade e baixo amargor também fazem muito sucesso entre os brasileiros, tornando essa opção excelente para deixar os seus dias muito mais harmoniosos e aconchegantes. 

8. Café Gourmet em Grão Café, Santa Monica, 1kg

product-image

    Café gourmet com excelente qualidade

    Apresenta torra média 

    Possui notas achocolatadas e doçura agradável 

    Embalagem com 1kg 

O Café Gourmet em Grão de 1 kg, da Café Santa Monica, é o ideal para todos aqueles que estão buscando muita cremosidade e um sabor indescritível em suas bebidas. As notas achocolatadas presentes nesse café, com toda a certeza, conquistarão o seu coração. 

Produzido a partir de grãos 100% arábica, esse fantástico café proporciona um aroma delicioso e um sabor com baixo amargor. Além disso, sua embalagem é ideal para famílias grandes ou para todos aqueles que ingerem uma grande quantidade dessa bebida diariamente.

9. Café Torrado e Moído Gourmet Bourbon, Baggio Café, 250g

product-image

    Café gourmet saboroso e de alta intensidade 

    Grãos 100% arábica

    Possui aroma de frutas secas

    Embalagem com 250g 

O Café Torrado e Moído Gourmet Bourbon, da Baggio Café, trata-se de um blend premiado, com uma intensidade 9 e excelente torra artesanal média. Sua acidez sutil e suas notas, com toda a certeza, deixarão a sua experiência em ingerir essa bebida ainda mais agradável.

Esse café possui, ainda, um corpo delicado e um sabor terno. Seu aroma de frutas secas também torna todo o conjunto um dos melhores cafés disponíveis no Brasil. 

10. Café Torrado e Moído Gourmet Bourbon, Baggio Café, 250g

product-image

    Café especial intenso produzido no sul de Minas Gerais

    Grãos 100% arábica

    Possui notas de frutas em compota

    Embalagem com 250g

O Café em Grãos Intenso, da Orfeu, tem de tudo para se tornar um dos cafés mais vendidos no Brasil. Sua intensidade e torra escura proporcionam excelente sabor e, também, ótima qualidade.

Esse café possui uma alta doçura, baixa acidez e oferece um corpo aveludado. Além disso, ele também apresenta deliciosas notas de frutas em compota. Sem dúvidas, esse café será uma grande surpresa positiva para o seu paladar.

Guia de Compras

Encontrar o melhor café para o seu gosto e paladar é uma tarefa que exige muita pesquisa e atenção. Afinal, atualmente, você poderá se deparar com infinitivas opções de grãos de café provenientes do mundo inteiro. 

Desse modo, para te ajudar nessa missão, preparamos um guia de orientação exclusivo para você. Com toda a certeza, ele vai te ajudar a encontrar o melhor café entre todos os disponíveis no país!

Como escolher o melhor café?

Se você deseja encontrar o melhor café, será necessário levar em consideração o seu tipo, o tipo do seu grão e, claro, o seu sabor e aroma. Avaliar a sua qualidade e origem também se faz mais do que necessário. Confira abaixo os detalhes sobre cada um desses itens.

  • Origem

A origem do café, com toda a certeza, dirá muito sobre a qualidade, intensidade, sabor e odor dessa bebida tão amada pela grande maioria dos brasileiros. Afinal, as condições de cultivação desses grãos podem interferir muito no resultado final da sua bebida.

Por exemplo, no Sul de Minas Gerais são cultivados excelentes grãos de cafés especiais, com alta acidez e notas diferenciadas, como chocolate, cítricas e frutadas. Já a Chapada da Diamantina ficou conhecida pelos seus cafés adocicados, encorpados e mais do que saborosos. 

  • Tipo de café 

Atualmente, você poderá encontrar muitos tipos de cafés disponíveis para compra no Brasil. Entre eles, estão o café tradicional, muito conhecido por todos os brasileiros, e os cafés gourmet e especiais. 

Cada um deles possui uma qualidade distinta e diferenciais únicos. Se você está à procura de um café com máxima qualidade, não hesite em apostar nos do tipo gourmet. Agora, se você está buscando notas diferenciadas na sua bebida, aposte nos tipos especiais. Os cafés tradicionais são os recomendados para quem procura um bom café com um preço camarada.  

  • Tipo de grão 

No Brasil, você poderá encontrar à venda diversos tipos de grãos de café. Alguns deles proporcionam um sabor mais ácido, outros permitem com que o seu café fique mais adocicado. Além disso, o tipo de grão também pode determinar a qualidade do café! Por exemplo, os cafés que são compostos por grãos 100% arábica apresentam uma qualidade invejável.

Sendo assim, é mais do que importante que você avalie qual o tipo de grão do café em questão. A partir dessa análise, você poderá encontrar o melhor tipo de café para o seu paladar. É importante ressaltar que a maioria desses detalhes estarão escritos na embalagem do produto.

  • Sabor 

Com toda a certeza, o sabor é um dos detalhes mais importantes do café. Afinal, é a partir dessa característica que você poderá classificar a bebida como atrativa ou não para o seu paladar. 

Basta uma pequena pesquisa para você encontrar diversos sabores diferenciados de café, desde os mais tradicionais até os que contam com alguma nota distinta em sua composição, como o mel, a castanha e o cacau. Sendo assim, não tenha medo e invista na opção que mais te atrair.

  • Aroma

O aroma, sem dúvidas, diz muito sobre o café. Essa nota sensorial mais do que importante será a responsável por deixar você completamente apaixonado pela bebida e, também, poderá trazer algumas informações importantes sobre a composição do café em questão.

Por exemplo, um aroma leve, cítrico e herbal permitirá com que você chegue à conclusão de que o café em questão possui notas cítricas, frutais e florais em sua composição. O aroma doce, por sua vez, distingue os cafés com notas de mel, caramelo, cacau e amêndoas. Incrível, não é mesmo?

café

Como Fazer o Melhor Café?

Algumas dicas podem deixar o seu café ainda mais saboroso! Por isso, resolvemos compartilhá-las especialmente com você. Confira abaixo todos esses truques que permitirão com que você prepare o melhor café de todos.

A principal dica para se fazer um café saboroso é: invista em um café de qualidade. Sendo assim, dê preferência para os tipos que são 100% arábica e possuam uma acidez menor. Além disso, usar cafés com uma data de fabricação recente também fará uma grande diferença no sabor e no aroma da sua bebida.

Outro truque para deixar o seu café ainda mais delicioso está relacionado com a água utilizada no preparo da bebida. Sendo assim, utilize a água entre 92 a 96 °C. Essa temperatura será ideal para extrair todos os ingredientes e notas do pó do seu café!

Desmistificando o Café - 3 Mitos Para Serem Esquecidos

Alguns mitos sobre o café ainda circulam pela internet e causam muitas dúvidas nos brasileiros. Portanto, desmistificá-los é mais do que essencial, não é mesmo? Abaixo, esclareceremos alguns deles.

  1. O café do Brasil não tem qualidade: o Brasil é um dos maiores produtores de café no mundo inteiro e, ao contrário do que muitos pensam, sua qualidade é uma das melhores já encontradas;
  2. O café deve ser guardado na geladeira: o café deve ser mantido longe de temperaturas extremas. Afinal, calor em excesso ou temperaturas baixas podem fazê-lo perder todas as suas qualidades e diminuir a sua durabilidade;
  3. Café vicia ou estimula vícios: pesquisas realizadas demonstraram que o café não causa dependência ou induz novos vícios;

Qual a Quantidade Ideal de Ingestão de Café por Dia?

Afinal, existe uma quantidade ideal de ingestão de café? Precisamos informar para você que, sim, existe um limite de ingestão dessa deliciosa bebida. Segundo os especialistas, tomar café todos os dias não faz mal à saúde. Contudo, é mais do que necessário que você se atente aos níveis de cafeína. 

Um adulto poderá ingerir, diariamente, de 300 a 400 miligramas de cafeína. Sendo assim, de um modo geral, você poderá tomar em torno de 4 xícaras de café todos os dias. É importante ressaltar que pessoas que possuem sensibilidade à cafeína e as gestantes devem reduzir o consumo de café diário. 

Qual o Melhor Café?

Diante de tudo o que foi apresentado, podemos concluir que o melhor café é aquele que, além de possuir uma alta qualidade, se adapte perfeitamente ao seu paladar e ao seu olfato. 

Desse modo, elegemos o Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado, da Baggio Café, como o melhor café que você encontrará à venda no Brasil em 2021. Com toda a certeza, esse café deixará todos os seus dias com um sabor único!

Referências

7 Dicas Para Fazer O Café Perfeito - Galileu