author-image
By Leticia Shinzato Paes
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

A máquina de costura, ainda hoje, ganha o coração dos amantes da moda que fazem desse eletroportátil o seu melhor amigo. Esse incrível aparelho permite com que roupas sejam criadas com muita criatividade, peças de tecidos possam ser costuradas e ajustes sejam realizados de forma prática. Essa multifuncionalidade, sem sombra de dúvidas, é uma das infinitas qualidades dessa incrível máquina!

Qual a melhor marca de máquina de costura?

Atualmente, você poderá encontrar diversas marcas de máquinas de costura no mercado brasileiro, algumas delas nacionais e, outras, importadas. Sendo assim, é mais do que normal que você fique em dúvida na hora de comprar o seu eletroportátil. Já adiantamos para você que algumas marcas caíram no gosto dos brasileiros e são consideradas como as favoritas do país.

A Singer, por exemplo, foi eleita como a melhor marca de máquina de costurar. Com mais de cem anos de história, ela já está presente em, pelo menos, 150 países. Seu portfólio conta com produtos que possuem tecnologia de ponta, segurança e, claro, uma qualidade impecável!

Quais são os diferentes modelos de máquina de costura?

Você poderá encontrar, hoje em dia, dois modelos diferentes de máquina de costura: a mecânica e a eletrônica. Para que não haja dúvida sobre cada uma delas, vamos explicar agora mesmo as suas diferenças, ressaltando as qualidades de cada uma.

As máquinas de costura mecânicas são as mais famosas e as mais comercializadas entre os brasileiros. Potentes, elas permitem com que você trabalhe com todos os tipos de tecidos de forma eficiente e muito prática. Já as máquinas de costura eletrônicas são as mais aconselhadas para aqueles que ainda estão aprendendo a costurar. Seus ajustes automáticos permitem com que o manuseio seja realizado de forma mais fácil e prática. Além disso, contam com uma enorme variedade de funções, como os pontos de costura.

Abaixo, você pode encontrar uma seleção incrível das melhores máquinas de costura presentes no mercado brasileiro. Cada uma delas possui especificações únicas e contam com vantagens exclusivas! Confira agora mesmo.

Melhores Máquinas de Costura

1. Máquina de Costura Bella, Compacta, Elgin, Branco/Rosa

product-image

    Apresenta 6 pontos

    Alta tecnologia com luz de LED e botão seletor de pontos

    Proporciona costura reta, zigue-zague e muito mais

    Conta com caseado automático

    Compacta e bivolt

A Máquina de Costura Bella, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores equipamentos de costura que você poderá encontrar no Brasil. Por ser muito prática e fácil de ser utilizada, ela é indicada para todos os tipos de profissionais, desde os iniciantes, até mesmo aqueles que possuem grande experiência. 

Compacto, esse modelo é ideal para realizar reparos pequenos e leves nos tecidos. Além disso, conta com seis pontos de costura e muitos acessórios para deixar a sua costura ainda mais incrível! 

2. Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4411, 110v, Singer

product-image

    Máquina de costura revestida em aço inox 

    Praticidade e agilidade na costura das peças 

    Apresenta 10 pontos, com costura reta e zigue-zague

    Conta com casa de botão prático e eficiente

    Alta durabilidade 

    Indicada para todos os tipos de tecidos

A Singer levou os brasileiros à loucura com o lançamento da Máquina de Costura Mecânica Facilita Pro 4411. O sucesso desse eletroportátil se deve, principalmente, pela sua agilidade na costura. Ao todo, ela permite com que você costure 1.100 pontos a cada minuto. Incrível, não é mesmo? 

O modelo também proporciona dez pontos essenciais, além de permitir a costura em zigue-zague e reta. Com toda a certeza, suas peças ficarão com um acabamento digno de muitos elogios! 

3. Máquina de Costura Doméstica Singer M2405

product-image

    Conta com 8 pontos de costura

    Estrutura interna de metal 

    Leve e fácil para transportar, ideal para uso diário

    Alta velocidade na costura 

    Apresenta kit exclusivo com muitos acessórios

Se você está à procura de um modelo simples para utilizar no dia a dia, a Máquina de Costura Doméstica Singer M2405 é a mais indicada! Esse incrível aparelho, além de ser portátil e muito leve, conta com benefícios únicos e uma eficiência mais do que admirável.

Ao todo, ela apresenta 8 pontos que permitirão que você costure, decore e ajuste todas as suas peças de roupas. O modelo também possui um kit exclusivo com acessórios que facilitarão ainda mais a costura e deixarão todos os seus pontos incríveis. 

4. Máquina de Costura Mecânica, Tradition 2250, 110v, Singer

product-image

    Possui com 9 pontos 

    Conta com 1 casa de botão

    Apresenta agilidade na costura

    Permite costura com agulha dupla e ajuste de comprimento dos pontos

    Apresenta iluminação por LED

A Máquina de Costura Mecânica Tradition 2250, da Singer, promete tornar a atividade da costura muito mais interessante e agradável. Além de tornar o processo mais ágil, essa máquina também permite que você utilize sua imaginação para elaborar as peças mais variadas que você possa imaginar! Além, é claro, de possibilitar que você realize ajustes com qualidade e muita eficiência. 

O modelo conta com 9 pontos e pode, até mesmo, costurar com a agulha dupla. Vale lembrar, ainda, que possui uma excelente estrutura interna de metal, o que permite mais estabilidade na hora da atividade. A excelente iluminação, por sua vez, é garantida graças a sua iluminação LED.

5. Máquina de Costura Mecânica, M3405, 110v, Singer

product-image

    Apresenta 23 pontos 

    Permite agilidade na costura

    Possibilita realização de bordados detalhados

    Conta com passador de linha na agulha

    Possui placa isoladora, braço livre e casa de botão 

Com toda a certeza, a Máquina de Costura Mecânica M3405, da Singer, será um dos modelos mais completos que você poderá encontrar no mercado. Ela oferece nada mais nada menos do que 23 pontos, entre eles, pontos básicos, decorativos e flexíveis. Além disso, apresenta também braço livre e placa isoladora de dentes para deixar os seus bordados ainda mais detalhados e lindos!

Como se não bastasse, o modelo conta com uma velocidade admirável, permitindo até 750 pontos a cada minuto. Além disso, se você possui dificuldade em colocar a linha na agulha, o seu problema estará resolvido! Afinal, essa máquina de costura conta com um passador mais do que eficiente.

6. Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4423, 110v, Singer

product-image

    Possui 22 pontos 

    Apresenta velocidade de 1100 pontos por minuto 

    Estrutura de metal e revestimento em aço inox 

    Conta com passador de linha na agulha e braço livre 

Se pudéssemos escolher um sinônimo para a Máquina de Costura Mecânica Facilita Pro 4423, da Singer, com toda a certeza, seria eficiência. Esse eletroportátil permite que você costure as suas peças com praticidade, uma agilidade invejável, excelente potência e um acabamento fantástico! 

A máquina conta com 22 pontos, entre eles os desejados pontos flexíveis, e uma casa de botão. Além disso, apresenta costura com agulha dupla e ajuste manual de pressão da sapatilha, tornando-a ideal para uso em todos os tecidos!

7. Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, 110v, Singer

product-image

    Design único e inovador 

    Apresenta visor LCD para escolher os pontos 

    Conta com passador de linha na agulha 

    Kit com 11 acessórios que facilitam a costura

A Máquina de Costura Eletrônica Starlet 6660 110v, da Singer, vai te conquistar, em um primeiro momento, pelo seu design! O aparelho, que conta com cores muito elegantes e fofas, também apresenta um painel eletrônico que permite com que você selecione o tipo, o comprimento e a largura do ponto desejado.

Ao todo, são mais de 56 pontos que você poderá utilizar nas suas roupas e tecidos. Deixe sua imaginação fluir e produza peças incríveis com essa máquina! Nós temos a certeza de que você vai amar os resultados. 

8. Máquina de Costura Eletrônica, Patchwork 7285, 110v, Singer

product-image

    Conta com 91 pontos de costura

    Permite facilidade e praticidade na costura

    Máquina eletrônica com visor LCD

    Apresenta tecla Start/Stop

A Máquina de Costura Eletrônica, Patchwork 7285, 110v, da Singer, é o sonho de todos os costureiros de plantão! Esse incrível modelo é um dos mais completos e tecnológicos que você poderá encontrar no mercado brasileiro. Ele conta com mais de 90 pontos, entre eles os flexíveis e decorativos, e possui seis tipos de casa de botão. Um dos únicos com essa exclusiva vantagem! 

Além disso, esse aparelho apresenta a tecnologia da tecla Start/Stop, ou seja, não será necessário utilizar o pedal para acionar a sua máquina. Prático, não é mesmo? Com toda a certeza, esse modelo inovador dará um toque especial para a sua casa e, claro, para todas as suas confecções! 

9. Máquina de Costura Mecânica, M3205, 220v, Singer

product-image

    Conta com 23 pontos

    Praticidade e alta velocidade na costura

    Apresenta passador de linha e placa isoladora 

    Possui estrutura de metal, o que aumenta a estabilidade no processo de costura 

A Singer, como você pode ter observado, domina a lista das melhores máquinas de costura que existem. Seus aparelhos ganham o coração e muitos elogios dos consumidores. Não foi diferente com o lançamento da Máquina de Costura Mecânica, M3205, 220v! 

Esse incrível modelo surpreendeu os consumidores ao proporcionar uma atividade prática, prazerosa e muito divertida! Ao todo, a máquina apresenta 23 pontos e possui velocidade de até 750 pontos a cada minuto, permitindo uma costura rápida e ágil. 

10. Máquina de Costura Eletrônica, SC220-RD, Bivolt, Singer

product-image

    Conta com 200 pontos e costura com agulha dupla

    Design especial e elegante

    Apresenta fonte de letra costurada

    Possui iluminação por LED 

    Controle manual de velocidade e tecla Start/Stop

A Máquina de Costura Eletrônica, SC220-RD Bivolt, da Singer, com toda a certeza, é o sonho de consumo de grande parte dos costureiros! Ela apresenta mais de 200 pontos e 9 casas de botão. Esses expressivos números fazem um grande diferencial na tomada de decisão. Afinal, você já imaginou quantas peças incríveis você poderá criar com todas essas opções? 

O modelo também possui um excelente controle manual de velocidade e o botão Start/Stop, que torna o uso do pedal para acionar ou parar a máquina totalmente dispensável. Além disso, apresenta um design moderno e muito charmoso!

Guia de Compras

Escolher a melhor máquina de costura não é uma tarefa fácil. Contudo, não se preocupe! Nós preparamos um guia de orientação com dicas valiosas para que você possa realizar a sua compra. Confira abaixo.

Como escolher a melhor máquina de costura?

Para que você possa escolher a melhor máquina de costura será necessário observar algumas informações mais do que importantes contidas nas especificações. Abaixo, explicamos, detalhadamente, quais são elas e como essa avaliação deve ser feita.

Tipos de pontos e tecidos de costura 

Quando pensamos nas máquinas de costura a primeira coisa que vem na mente são os pontos, não é mesmo? Por isso, é mais do que importante que você avalie quais são os pontos de costura oferecidos pela máquina em questão. Atualmente, graças à alta tecnologia, será possível encontrar modelos que oferecem costuras com mais de cem pontos e diferentes larguras.

Além disso, é importante ressaltar que algumas máquinas são indicadas para alguns determinados tipos de tecidos. O uso incorreto poderá acarretar o comprometimento do aparelho e, também, da sua peça. Sendo assim, não deixe de ler a especificação completa sobre esse item, combinado?

Facilidade de manuseio

Encontrar uma máquina de costura que permite com que você a manuseie com facilidade e de maneira prática é mais do que essencial. Afinal, você não vai querer deixar a atividade desgastante, não é mesmo?

Por isso, opte pelos modelos que possuem mecanismos que facilitem a costura e, se possível, avalie com carinho as opções que permitem com que você ligue e desligue a máquina automaticamente pelo botão. 

Manutenção 

A manutenção da sua máquina de costura pode ser realizada de uma maneira simples e muito fácil. Frequentemente, limpe o aparelho com um pano úmido de água. Não se esqueça que produtos de limpeza podem estragar a sua máquina. Sendo assim, mantenha-os longe! 

Não deixe de lubrificar o seu aparelho conforme a indicação do fabricante. Essa valiosa informação estará contida no manual do consumidor e manterá sua máquina de costura em perfeito estado.

Funcionalidade 

As máquinas de costura que foram lançadas recentemente apresentam uma admirável tecnologia de ponta e acessórios que auxiliam a atividade. O braço livre, por exemplo, passou a ser um item requisitado nos modelos. Isso porque ele facilita a costura nas regiões das mangas, barras e punhos. 

Além disso, muitos modelos já estão chegando ao mercado com o caseado automático e passa agulha! Detalhes que podem facilitar ainda mais a atividade, tornando-a mais ágil.

Custo-benefício 

O custo-benefício também é um item que deve ser levado em conta. Graças a grande procura, você poderá encontrar modelos de máquinas de costura de variam de R$ 500 a R$ 3.000. Não deixe de escolher o eletroportátil que, além de possuir um valor convidativo, apresente uma boa eficiência e qualidade desejável. Afinal, esses detalhes refletirão diretamente nas suas peças. 

Mesa de costura com máquina de costura

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?

A melhor máquina de costura para iniciantes, com toda a certeza, é aquela que permite com que o manuseio do aparelho seja realizado de forma simples. Por isso, os modelos eletrônicos são os mais indicados, visto que eles apresentam tecnologias que facilitam as técnicas de costura e permitam com que atividade seja realizada de forma prática.

Máquina de costura: mecânica ou eletrônica?

acordo com o que a pessoa está procurando em uma máquina de costura e quais são os tecidos que ela trabalhará futuramente. 

De um modo geral, podemos afirmar que a máquina mecânica é ideal para quem procura potência, agilidade e trabalhos que envolvam uma grande demanda de peças. Sem contar que elas são indicadas, também, para confecção e costura de tecidos pesados, como o jeans. Os modelos eletrônicos, por sua vez, são ideais para quem está buscando variedade de pontos e praticidade no dia a dia! 

Que tipo de agulha devo utilizar na máquina de costura?

Vocês sabiam que cada tecido possui uma recomendação de agulha diferente? Esse detalhe é mais do que importante para que sua costura fique impecável e ainda mais deslumbrante. Para que você não erre na escolha, é essencial que você avalie o tipo de tecido a ser costurado.

Por exemplo, a agulha de ponta esférica é a mais recomendada para as malhas e para os tecidos elásticos. Já a pontiaguda é ideal para costurar algodão e linho. Se você tiver na dúvida, sempre opte pela agulha universal! Ela poderá atender a todos os tipos de tecidos de modo geral.

Qual a Melhor Máquina de Costura?

Com toda a certeza, a melhor máquina de costura é aquela que se encaixa perfeitamente nas suas atividades e, também, que atenda todas as suas exigências. Afinal, de nada adianta comprar uma máquina específica para jeans se você pretende trabalhar apenas com tecidos finos, não é mesmo? 

Nossa recomendação para o ano de 2021, é a Máquina de Costura Bella Compacta, da Elgin. Esse modelo, além de ser multifuncional e atender todas as suas expectativas, também permite com que a atividade se torne ainda mais divertida e prática!

Como Costurar: Truques Certeiros Para Aprender Agora Mesmo- Dicas de Mulher