author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

A natureza humana sempre procura o melhor da zona de conforto. Nos tempos antigos, os ventiladores de teto aqui no Brasil eram mais usados em açougues e mercearias. Eles serviam para espantar as moscas dos alimentos. Com o passar dos anos, os ventiladores de teto migraram para as casas e repartições públicas para aliviar o calor sufocante de algumas regiões.

O ventilador foi inventado em 1882 por Schuyler S. Wheeler. Poucos anos depois, Philip Diehl montou uma lâmina de ventilador em um motor de máquina de costura e fixou-a no teto, inventando o ventilador de teto, cuja patente foi registrada em 1889, no ano da proclamação da república.

Os ventiladores de teto são, em essência, usados para amenizar as temperaturas mais elevadas. Entretanto, em países com climas extremamente frios eles também são usados nos tetos das casas. É que o sistema de calefação na maioria das casas nestes países sopra ar quente em aberturas no piso. O ar quente se acumula no teto, por isso o uso de ventiladores de teto em velocidades lentas, serve para baixar a concentração do calor pelo ambiente.

Compilamos uma sequência de sucessores dos primeiros modelos, com inovações das mais variadas, como luzes, lâminas mais largas, mais silenciosos, enfim uma lista que será útil para quem ventila a internet em busca de informações específicas.

Melhor Ventilador de Teto

1. Ventilador de Teto, Fênix 370 Ventisol – 127V

product-image

    Pá de ventilação com garras de fixação – balanceada

    Motor e haste em aço tratado

    Lustre para 2 lâmpadas LED – Inclusas

    Acompanha chave CV3

    Pintura com tratamento anti corrosão

O Ventilador de Teto Ventisol Fênix 370 é o equipamento ideal para manter um ambiente bem ventilado. Equipado com três pás em desenho anatômico para maior desempenho, possui garras embutidas de fixação e rolamento duplo de ação balanceada. Os giros são realizados em uma sincronia perfeita de alinhamento com o eixo do ventilador.

O Fênix 370 renasceu, equipado com um lustre injetado no centro do ventilador, em desenho moderno e 2 lâmpadas LED que estão incluídas na embalagem do equipamento. Uma haste em aço também compõe o kit de montagem no teto do ambiente. Vale a pena informar ainda que, quando se trata de equipamentos elétricos ou eletrônicos, uma certificação INMETRO é uma excelente fonte de informação dos detalhes técnicos e do desempenho do equipamento. Esta é, certamente, uma maneira segura de resguardar sua economia e investimento.

2. Ventilador de Teto Citrino Tron – 110V

product-image

    Motor de 130w e luminária de 60hz

    Rotação 556 rpm

    Pás em MDF revestido

    Lustre fosco em polipropileno

    Iluminação 1 lâmpada eletrônica de 15W ou 1 incandescente de 60W

    3 velocidades

O Ventilador de Teto Citrino da Tron de 3 Pás, gira impulsionado por um potente motor elétrico de 130W. O Citrino usa uma tecnologia de equilíbrio de giros que não compromete a função de ventilar e nem oscila enquanto opera até em altas velocidades. Os rolamentos são blindados para garantir ventilação sem ruídos, além de dispensar lubrificação.

O modelo Citrino possui iluminação de duas opções de uso, 1 lâmpada eletrônica de 15W ou 1 lâmpada incandescente de 60W. O globo de plástico tratado não ofusca o brilho das lâmpadas e complementam a beleza de um desenho arrojado que combina com qualquer teto. A haste de aço tratado e a cuba de sobreposição culmina em terminais de fixação das pás com parafusos de alta tensão.

3. Ventilador de Teto Arno Ultimate – 110V

product-image

    Fácil instalação, apenas 2 fios

    Certificação INMETRO de baixo consumo de eletricidade

    Motor elétrico de 150W de potência

    35% mais econômico

    Controle remoto Ultra Slim

    Prêmio Selo Procel e nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem

O Ventilador de teto Ultimate da ARNO é equipado com um motor potente de 150W e pás com desenho anatômico em curva, com potência máxima de ventilação. O desenho do modelo VX 10 por si só proporciona o equilíbrio perfeito entre harmonia, funcionamento e nível de ruído operacional. Seu ambiente fica imerso em total silêncio enquanto desfruta da brisa que é produzida por estas pás inovadoras.

A tradição da marca Arno não sofre comprometimento algum, muito pelo contrário, perpetua a reputação de qualidade e bom gosto, associada a produtos requintados. Equipado com globo de vidro opaco e pás recurvadas na mesma cor, o VX 10 é um modelo ganhador do selo Procel de qualidade. Seu novo motor eletrônico exclusivo proporciona 35% mais economia para seu bolso! Interruptor de parede sofisticado e controle remoto Ultra Slim permitem controle de grande escala de velocidades. Seu sistema Back Up aciona as funções do ventilador também pelo interruptor de parede.

4. Ventilador de Teto Venti-Delta New Light 3 Pás C3V – 127V

product-image

    3 pás em Mogno – madeira de lei

    Globo taça em plástico injetado

    Capacidade para 1 lâmpada eletrônica ou LED

    Motor elétrico potente de 130W

    Chave C3V

O ventilador de teto Venti-Delta foi desenvolvido para ambientes que precisam da combinação de iluminação e ventilação no período do dia. Este modelo proporciona iluminação adequada e ventilação com consumo reduzido de energia elétrica. Confira o selo de certificação do INMETRO que está fixado no equipamento. O modelo foi desenhado com a inclusão de Mogno, que é uma madeira lei, na confecção das pás.

O Venti-Delta é um equipamento que se destaca pelo primor das suas pás, o lustro de globo em formato de taça e a madeira de lei em uma combinação impulsionada por um potente motor elétrico de 130W. Com hastes de aço e terminais de fixação com parafusos, este modelo é um exemplo de classe e requinte para qualquer ambiente. Potente e econômico, combina a receita correta para agradar os mais exigentes!

5. Ventilador de Teto TRON Solano Cobre 3 Pás MDF – 110/127V

product-image

    Motor elétrico potente de 130W

    Rotação máxima 480 RPM

    Lustre com globo fosco de vidro

    Iluminação: 2 lâmpadas eletrônicas de 15W cada ou 2 lâmpadas incandescentes de 60W cada

    Diâmetro do ventilador 1100 mm

Um dos maiores fabricantes de ventiladores usa uma tecnologia inovadora para tornar seus aparelhos mais econômicos. A Tron desenhou o Solano Cobre com 3 pás e uma aparência que combina com qualquer ambiente. O exemplar com pás recurvadas proporciona menor atrito e maior desempenho em ventilação. O fluxo é mais intenso com menor consumo de energia. Esta tecnologia deixa o Tron Solano em uma categoria bem elevada entre os ventiladores de teto disponíveis no mercado atualmente.

O Solano Cobre de 3 pás é, acima de tudo, uma combinação de luxo e versatilidade com um motor de 130W de potência. O design é robusto, com acabamento em aço com pintura eletrostática a pó, no padrão cobre, na haste e no sobreposto do motor. As pás recurvas são fixadas com 3 parafusos do mesmo tom em aço escovado. Globo em vidro fosco para iluminação de LED ou convencional, além de controle de velocidade no interruptor de parede, incluindo opções de exaustão e ventilação com controle de velocidade mínimo, médio e máximo.

6. Ventilador de Teto Aventador Stilo TRON 110/127V

product-image

    Motor de 130W e luminária de 60Hz

    Rotação 670 rpm

    Material das pás em MDF

    Lustre fosco em globo de vidro

    Iluminação 2 lâmpadas eletrônicas de 15W

Mais uma vez a TRON inova em eficiência, funcionalidade, design, economia e dinamismo. O ventilador Aventator é o exemplo de um projeto arrojado, mudando conceitos e estabelecendo padrões para novas criações. O equipamento proporciona melhor ventilação devido ao ângulo mais elevado de inclinação das pás em formato de meia-lua.

Conta ainda com velocidade com controles padrão TRON, sem ruídos de indução do motor do ventilador, ao contrário dos controles com dimmer giratório ou deslizante nos modelos da mesma categoria. São três pás em pleno funcionamento, porém sua forma diferenciada é a inovação que veio para ficar. Haste, suporte e proteção do motor em aço escovado. Lustre fosco em globo de vidro.

Guia de Compras

O nosso esforço foi recompensado pela pesquisa dos detalhes, na ânsia de listar todos os pontos relevantes dos melhores ventiladores de teto atualmente disponíveis no mercado. Nos esmeramos para coletar os dados pertinentes com relação a cada um deles, diretamente com o próprio fornecedor.  Contudo, algumas descrições, apesar de checadas, foram fornecidas ou encontradas em sites confiáveis de e-commerce.

Quais Itens Devemos Comparar Entre Os Ventiladores De Teto?

Entre os modelos de ventiladores de teto, podemos encontrar pontos comuns e características totalmente únicas de cada modelo. Entretanto, como regra geral, o aspecto mais importante é a economia e o custo/benefício do investimento que vai fazer. Afinal, estamos falando do seu dinheiro, que não foi ganho facilmente!

Selecione os principais requisitos que atendem a sua necessidade. É importante que defina a área onde vai instalar o ventilador; o tipo de mobília do ambiente; você necessita de um modelo com luz? Ou algo simples seria o ideal? Liste as suas necessidades e use como guia para os termos de comparação. Por exemplo, se quiser algo que ilumine o ambiente, não adianta ficar animado com o preço de um ventilador convencional, sem luz.

A sua lista é o seu guia! Compare todos os itens e classifique em termos de prioridade. Isto ajuda muito! Aqui estão alguns pontos de observação e comparação comuns em muitas listas:

  • O tamanho do equipamento que necessita em relação ao teto onde vai instalar o ventilador. Tamanho tem uma relação direta com desempenho. Lembre-se disso.
  • O número de pás em um ventilador de teto pode também definir uma classificação mais elevada em termos de desempenho, porém o consumo de energia também deve ser levado em consideração.
  • A opção de velocidades orienta bastante com relação à performance do equipamento. Maiores opções podem elevar a classificação na sua lista.
  • As funções extras de um determinado modelo podem colocá-lo em destaque. Por exemplo, além do controle na parede, alguns disponibilizam controle remoto completo com painel LED, etc.
  • Contudo, um aspecto importante nesta equação tem a ver com o consumo de energia. Fique atento para o fato de que este trabalho de pesquisa já é oficialmente realizado por um órgão do governo. Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos recebem um selo de certificação de desempenho, consumo e outras informações técnicas. Confira sempre o selo do INMETRO.

ventilador de teto

É Possível Usar Um Ventilador De Teto Para Resfriar Um Ambiente?

Esta é uma pergunta interessante, mas a resposta direta é, não! Entretanto, o ventilador serve para provocar e facilitar a circulação do ar por um ambiente com extrema e moderada graduação de temperatura. Quanto maior a circulação, menor é a concentração do ar é, portanto, menores os graus de concentração de calor. O ventilador de teto é excelente para deixar o ambiente com uma brisa amena. Não muito fria, porém agradável o suficiente para resfriar o seu corpo.

Qual É A Altura Ideal Para Instalar Um Ventilador De Teto?

Como a própria classificação já determina. Ele deve ser instalado no teto de um ambiente, ou seja, sala, quarto, corredor, etc. Como todo equipamento elétrico, existe sempre o risco de acidentes quando manuseado de maneira imprópria. A altura ideal é aquela que deixa o ventilador longe do alcance das mãos, mesmo que estiverem estendias para o ar.

Se o ventilador que pretende instalar vai ficar a uma altura ameaçadora em termos de segurança. Confira se existe a possibilidade de diminuir a extensão da haste, ou até mesmo instalar as pás com partes voltadas para um ângulo mais elevado. Consulte um técnico se achar que a segurança está em risco. A melhor forma de segurança é a prevenção de acidentes.

O Ventilador De Teto É Muito Barulhento?

Sempre que ouço esta pergunta eu gosto de enfatizar que a segurança é importante, mas também a certificação. No Brasil, todos os equipamentos elétricos recebem uma certificação oficial do órgão do governo federal. Um selo do INMETRO é a resposta mais clara a esta pergunta.

Siga estes passos: Confira os dados técnicos do fabricante do aparelho na descrição do produto. Lá, encontrará a especificação exata do nível de ruído. Esta medida deve ser exatamente a mesma que foi certificada oficialmente. Sempre compare os dados com o selo oficial.

Um Ventilador De Teto Pode Ser Instalado No Banheiro?

Um ventilador de teto pode ser instalado em qualquer tipo de teto que ofereça uma estrutura segura para suportar o peso do equipamento, sem comprometer a segurança do local.

Um ventilador de teto pode perfeitamente ser instalado no teto do banheiro desde que obedeça aos requisitos de segurança, ou seja:

  • Considere se a altura é ideal em termos de segurança (veja as respostas anteriores)
  • Instalação elétrica deve ficar livre de umidade e longe de torneiras ou respingos.
  • Confira se necessita de fio terra antes da instalação do ventilador. Por ser uma área normalmente molhada, um choque elétrico no banheiro pode ter consequências fatais.
  • O espaço limitado do teto deve ser cuidadosamente medido em relação ao diâmetro de ação do ventilador. Nunca corte as lâminas em tamanhos menores para conseguir ajustar a espaços limitados. Qualquer interferência na dinâmica do equipamento pode comprometer a qualidade, segurança e eficácia. Siga sempre as recomendações do fabricante.

Posso Usar O Ventilador No Inverno?

Sim, pode usar o ano inteiro. Mas, especificamente no inverno, o ventilador de teto pode ser um aliado no aquecimento do ambiente. Em muitos países onde as temperaturas despencam abaixo de zero, em algumas situações, as pessoas usam os ventiladores de teto em velocidades reduzidas para forçar para baixo o ar quente que se acumula no teto.

Mas, para este cenário, é necessário que exista um sistema de aquecimento em funcionamento. Por exemplo, em um ambiente com lareira, o ar quente se acumula nas partes mais altas. O ventilador de teto, ligado em velocidade baixa, cria um fluxo de movimentação do ar para baixo, deixando o ambiente mais uniformemente aquecido.

Qual A Melhor Marca De Ventilador De Teto?

Gostamos muito de comparar os pontos fortes de cada equipamento. Porém, quando temos que decidir pelo melhor, ficamos sem uma definição de marca. Os prós e os contras pesam na decisão. O custo X benefício é um aspecto mais econômico do que ergonômico.

Podemos resumir uma fala mais prolongada, complementando que algumas marcas tradicionais do mercado podem cometer falhas em desenho, comprometendo a qualidade do produto. Uma tradição de “melhor do mercado” pode não ser um argumento suficiente contra o desempenho eficaz e econômico, e vice-versa. A melhor marca é sempre aquela que mostrou ser a melhor escolha para as necessidades específicas de cada consumidor.

Como É Feita A Manutenção Dos Ventiladores De Teto?

Como qualquer outro equipamento de precisão, a manutenção é importante para prolongar a vida do ventilador e não comprometer seu desempenho. Limpe sempre com pano úmido em água morna, nunca use químicos ou corrosivos.

Um Alerta:

Por se tratar de um motor elétrico em funcionamento, alguns rolamentos podem necessitar lubrificação. Se notar ruídos, consulte o revendedor ou a oficina autorizada para ajustar e eliminar os problemas do aparelho. A lista completa das oficinas autorizadas, normalmente acompanha o manual do fabricante.

Aproveite a brisa da vida com um bom ventilador de teto!