author-image
By Leticia Shinzato Paes
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Encontrar uma boa pasta térmica evitará com que seus equipamentos sejam danificados, permanente. Graças a esse e aos seus demais benefícios, esse pequeno produto está se popularizando entre os brasileiros e fazendo um grande sucesso.

Apesar de ter conquistado inúmeros consumidores no Brasil, esse produto ainda gera muitas dúvidas. Por isso, resolvemos elaborar um artigo com as informações mais importantes sobre ele. Assim, você poderá conferir do que ele se trata, qual a melhor marca existente e, também, descobrir qual a melhor pasta térmica à venda.

O Que É A Pasta Térmica? Para Que Serve Esse Produto?

A pasta térmica é uma formulação que, à primeira vista, parece ser muito simples. Contudo, garantimos para que você que esse pequeno produto pode salvar a vida dos seus computadores e demais eletrônicos.

Afinal, ela é a responsável por combater as altas temperaturas de todos os aparelhos eletrônicos, como os notebooks, consoles e, claro, os computadores em geral. Assim, a pasta térmica age evitando os danos irreversíveis que são causados pelo superaquecimento das máquinas.

Por Que O Uso Da Pasta Térmica É Importante?

Fazer um bom uso da pasta térmica permitirá com que os seus equipamentos se mantenham em ótimas condições por muito mais tempo. Afinal, esse produto é o responsável por manter esses aparelhos na temperatura ideal.

Desse modo, utilizar a pasta térmica é mais do que importante caso você deseje manter os seus equipamentos em um bom estado e garantir a alta durabilidade de todos eles.

Olha que incrível! Nós fizemos o dever de casa para você e preparamos uma seleção com as melhores pastas térmicas que você poderá encontrar à venda no Brasil. Sem dúvidas, com essa lista, será muito mais fácil escolher a melhor opção para você, não é mesmo?

Abaixo, você poderá conferir quais são essas opções e, também, um breve resumo de cada pasta térmica em questão. É importante ressaltar que os benefícios são únicos e distintos em cada modelo. Portanto, não deixe de analisar todas as opções disponibilizadas abaixo.

Melhor Pasta Termica

1. Pasta Térmica Arctic Cooling

product-image

    Pasta térmica produzida por micropartículas de carbono 

    Possui uma condutividade térmica de 8.5 w/m-k

    Indicada para PC gamer, notebook, MacBook, consoles de games e placas de vídeo 

    Fácil aplicação 

    Embalagem com 4 gramas 

A Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g (ACTCP00002B), sem dúvidas, é uma das melhores opções para manter a funcionalidade dos seus aparelhos e proteger o computador de um superaquecimento. Sucesso em todo o Brasil, essa pasta conquistou os consumidores graças a sua alta qualidade e excelente rendimento. 

Isso devido ao fato de que, com apenas 4 gramas, será possível que você aplique essa pasta térmica por mais de 12 vezes. Sendo assim, esse produto possui um excelente custo-benefício, visto que durará, no mínimo, oito anos!

2. Pasta Térmica Noctua NT-H1 – 1.4ml

product-image

    Alta e excelente performance 

    Indicada para todos os tipos de aparelhos eletrônicos, inclusive os sistemas de refrigeração com compressor 

    Possui fácil aplicação 

    Rende 10 aplicações 

    Embalagem com 3,5 gramas 

A Pasta Térmica Noctua NT-H1 – 1.4ml, chegou ao Brasil fazendo um grande sucesso entre os consumidores. Afinal, esse pequeno produto possui fantásticos benefícios para manter a saúde dos seus aparelhos eletrônicos em dia. 

Fácil de aplicar e com uma alta performance, essa pasta térmica não conduz eletricidade e, ainda, não é corrosiva. Detalhes que tornam essa opção uma das melhores existentes à venda no país. 

3. Pasta Térmica Seringa 5G, IMPLASTEC, THERMAL

product-image

    Pasta térmica de alta condução de 1,2 W/mk 

    Composição com prata

    Alto desempenho e excelente qualidade 

    Conta com uma fantástica espalhabilidade 

    Embalagem com 5 gramas 

A Pasta Térmica Seringa 5G, IMPLASTEC, THERMAL SILVER, Prata, com toda a certeza, é uma das mais utilizadas no país e, também, uma das mais recomendadas entre os usuários que aprovaram a sua eficiência e alta qualidade.

O fantástico desempenho desta pasta é um dos seus pontos altos, bem como a sua ótima condução térmica e a sua invejável espalhabilidade. Detalhes que a fazem cobrir totalmente as superfícies necessárias e preencher todas as micro lacunas existentes! 

4. Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano

product-image

    Excelente pasta térmica com ótimo desempenho

    Fantástica qualidade 

    Alta condutividade térmica: maior do que 11 w/mk 

    Embalagem com 4 gramas

    Acompanha acessório extra: raspador de graxa 

A Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano, Mgz-Ndsg-N15m-R1, é uma excelente opção para todos que estão à procura de uma fantástica pasta que elimina o ar retido e promove a dissipação do calor gerado com muita eficiência.

Esse produto, além da sua alta condutividade, também apresenta uma ótima resistividade volumétrica e fantástica performance como um todo. Sem contar, ainda, que ele vem acompanhando com um raspador de graxa cleaner.

5. Pasta Térmica Gelid Gc Extreme 3.5g

product-image

    Pasta térmica com ótima condutividade de 8,5 w/mk

    Possui silicone, carbono e óxido de metal em sua composição 

    Fácil de ser aplicado 

    Rende até 10 aplicações 

    Embalagem com 3,5 gramas 

Se você está à procura de uma pasta térmica com um ótimo desempenho, excelente durabilidade e fácil aplicação, o Pasta Térmica Gelid Gc Extreme 3.5g – TC-GC-03-A é a mais indicada para você e o seu aparelho.

Os 3,5 gramas presentes nesta pequena embalagem rendem de maneira surpreendente, permitindo com que você a utilize muitas vezes e em torno de 10 aplicações. Além disso, graças a sua fantástica composição, essa pasta possui uma alta condutividade térmica e uma excelente resistência à temperatura. 

6. Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Regular

product-image

    Apresenta design exclusivo com seringa de bico

    Excelente performance

    Alta praticidade de aplicação e uso 

    Boa condutividade térmica de 5 w/mk

    Embalagem de 4 gramas

Com toda a certeza, o design exclusivo da Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Regular, 4g, 1.5ml, Cinza, 5 W/m-K chamará a sua atenção. Afinal, a sua seringa de bico permitirá com que você faça melhor uso do produto e garantirá mais praticidade na aplicação.

Além desse design mais do que incrível, esse produto ainda possui uma boa condutividade térmica e uma ótima espalhabilidade. Detalhes que fazem toda a diferença na performance dessa pasta térmica.

7. Pasta Térmica Noctua NT-H2, 10g

product-image

    Pasta térmica indicada para consoles, notebooks e desktops 

    Ótima performance 

    Densidade de 2,81g/cm3

    Rende muitas aplicações e possui fácil utilização 

    Pasta térmica melhor custo-benefício

    Embalagem de 10 gramas 

Indicada para todos os consoles, notebook e desktops, essa pasta térmica é uma das opções mais incríveis que você encontrará para proteger o superaquecimento dos seus aparelhos. 

A Pasta Térmica Noctua NT-H2, 10g, possui uma apresentação em uma grande embalagem de 10 gramas, permitindo, assim, que ela seja utilizada diversas vezes. Além disso, é importante ressaltar que esse produto apresenta uma fácil aplicação e espalhabilidade.

8. PASTA TÉRMICA OCX 1 GRAMA BY GELID

product-image

    Pasta térmica com ótima performance e alta qualidade

    Possui silicone com carbono e óxidos de metal

    Conta com uma condutividade térmica de 8,5 w/mk

    Produto atóxico 

    Embalagem com 1 grama

Sem dúvidas, a PASTA TÉRMICA OCX 1 GRAMA BY GELID – OCX01GLD, PCYES, 27415, trata-se de uma das melhores opções que você encontrará à venda no Brasil. Esse produto, além de contar com uma alta condutividade, também apresenta componentes fantásticos e de alta qualidade.

Além disso, é importante ressaltar que sua fórmula não proporciona a condutividade elétrica, não é corrosiva e, muito menos, tóxica. Sem contar, ainda, que esse produto possui um aplicador em formato de seringa, deixando a sua aplicação muito mais fácil e prática. Benefícios pra lá de incríveis, não é?

9. Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro V2

product-image

    Pasta térmica de alta performance e boa espalhabilidade

    Condutividade de 9 w/mk

    Fácil aplicação 

    Incluso um excelente limpador de graxa

    Embalagem com 4 gramas 

A Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro V2, 4g, 1.5ml, Cinza, 9 W/m-K, por sua vez, é um dos produtos mais fáceis de aplicar que você poderá encontrar.  É importante enfatizar que, por conta dessa facilidade e alta espalhabilidade, ele não permite que a superfície seja danificada.

Além disso, essa pasta térmica também conta com uma condutividade admirável. Sem contar que, ao investir neste produto, você também receberá, gratuitamente, um limpador de graxa mais do que fantástico.

10. Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker

product-image

    Conta com design exclusivo que proporciona fácil aplicação 

    Fantástica condutividade de 11 w/mk

    Densidade específica de 2,6 g/cm3

    Possui um ótimo rendimento

    Embalagem com 4 gramas 

Se você não aguenta mais usar um raspador para graxa e, com ele, gerar uma enorme bagunça na aplicação na pasta térmica, não se preocupe. Afinal, nós temos a solução para você: a Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker, 4g, 1.5ml, Cinza, 11 W/m-K.

Graças ao design exclusivo desta fantástica pasta térmica, você poderá dar adeus a toda essa bagunça e se beneficiar com uma aplicação prática, mais simples e ágil. Além disso, é importante enfatizar que esse produto possui uma boa condutividade e ótimo desempenho!

Guia de Compras

Mesmo diante dessas fantásticas opções apresentadas, nós sabemos que muitas dúvidas ainda podem surgir quanto à pasta térmica. Por isso, preparamos um guia de orientação que, sem dúvidas, te ajudará a encontrar a melhor pasta térmica para você.

Se você não quer perder nenhum detalhe, basta conferir abaixo todas as nossas valiosas dicas. Nós temos a certeza de que, com elas, você acertará na sua compra logo na primeira tentativa.

Como Escolher A Pasta Térmica?

Escolher a melhor pasta térmica entre os modelos existentes exige com que você realize pesquisas e análises das diferentes especificações existentes. Afinal, saber tudo sobre a condutividade, o material e o tipo de abertura deste produto é mais do que essencial.

Abaixo, você poderá encontrar as informações e os itens mais importantes que devem, sem dúvidas, serem analisados com muita atenção. Não perca nenhum detalhe!

  • Condutividade

Avaliar a condutividade é muito importante caso você esteja procurando pela melhor pasta térmica à venda no Brasil. Afinal, de um modo geral, quando maior a condutividade for, melhor a pasta será.

Pastas térmicas a base de cobre são ótimas condutoras, assim como as produzidas a base de alumínio. Sendo assim, não hesite em investir nesses incríveis tipos de produtos. Nós temos a certeza de que você não vai se arrepender e poderá se beneficiar muito com a sua compra.

  • Material

O material influenciará, diretamente, no preço da pasta térmica, na sua duração e, também, na sua condutividade e qualidade. Desse modo, avaliar esse item é mais do que necessário.

Pastas térmicas produzidas a base de cerâmica, por exemplo, são menos duráveis. Contudo, não conduzem eletricidade. Já as de base de metais são ótimas condutoras térmicas, porém conduzem, também, a eletricidade. Sendo assim, avalie as suas prioridades e preferências antes mesmo de eleger uma pasta para a compra. 

  • Tempo de Permanência No Computador

De um modo geral, uma pasta térmica poderá possuir um tempo de permanência no computador que varia de 3 a 5 anos. Portanto, não deixe de avaliar, atentamente, esse detalhe para que você possa investir em um produto com uma boa duração e ótimo custo-benefício. Ressaltamos que, na grande maioria dos casos, essa importante informação poderá ser encontrada na embalagem do produto.

Apesar desse tempo de permanência especificado nas embalagens, não podemos deixar de enfatizar que muitos profissionais e especialistas da área recomendam a troca da pasta uma vez a cada ano.

  • Tipo de Abertura 

Escolher uma pasta térmica que possua uma abertura fácil e que permita praticidade em seu uso fará toda a diferença em sua vida. Afinal, esse simples detalhe permitirá com que você aplique esse produto da melhor forma possível em seu computador e, também, evita o desperdício da formulação.

Sendo assim, invista nos modelos que possuam uma abertura simples e com um bico direcionador. Sem dúvidas, com essas embalagens, a pasta será mais bem aproveitada. 

pasta termica

Passo A Passo: Como Aplicar A Pasta Térmica?

Essa ainda é uma das dúvidas mais comuns entre os consumidores. Portanto, preparamos um passo a passo para que você não corra nenhum risco de errar ao aplicar a pasta térmica no seu computador. Confira abaixo. 

  1. Inicialmente, limpe a base do dissipador com álcool. Assim, você eliminará todas as impurezas do local
  2. Aplique a pasta térmica em cima do processador ou na parte de baixo do dissipador. É importante ressaltar que será necessário apenas uma gota bem pequena, do tamanho de um feijão. Desse modo, nada de exagerar na aplicação, combinado?
  3. Finalize a tarefa encaixando o dissipador sobre o processador

Simples e prático, não é mesmo?

A Cada Quanto Tempo É Recomendável Substituir A Pasta Térmica?

A vida útil de uma pasta térmica que foi bem aplicada no computador pode variar de acordo com o modelo e, também, com a marca em questão. De um modo geral, esse período pode variar de 3 a 5 anos.

Apesar dessas recomendações, como explicamos anteriormente, muitos profissionais recomendam que a pasta térmica seja trocada anualmente, ou seja, pelo menos uma vez a cada ano. Segundo eles, esse detalhe permitirá com que seu computador continue se beneficiando da melhor forma possível com a pasta térmica.

Pasta Térmica: Qual A Melhor?

A melhor pasta térmica deve, obrigatoriamente, apresentar uma boa condução e proteger os aparelhos eletrônicos de forma efetiva. Sem contar que ela deve apresentar um bom custo-benefício e um ótimo material de fabricação.

Desse modo, elegemos a Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g (ACTCP00002B) como a melhor pasta térmica que você poderá encontrar à venda no mercado brasileiro em 2021. Com ela, o seu computador estará protegido, com muita eficiência, por muitos e muitos anos.

Referências

Pasta Térmica: Como Escolher A Melhor Marca e Aplicá-la No Seu PC- Tech Tudo