author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

As melhores estratégias podem ser encontradas nos melhores planos! Um jogo de tabuleiro deixa sua imaginação afiada e aguçada pelos prospectos do desenrolar dos acontecimentos. Isso coloca seus sentidos em alerta e anima a vida.

Em uma tarde chuvosa, um pouco fria e sem poder sair, nada melhor do que um bom jogo de tabuleiro para juntar a família toda ao redor de um grande plano de ação. Geralmente, é uma disputa acirrada para a vitória. Isso é animado e está unindo muito as pessoas que não interagem mais fora do círculo familiar.

Por isso, listamos nessa pesquisa os melhores jogos de tabuleiro para alegrar suas tardes e noites. Os neurônios agradecem, porque a necessidade de negociar estratégias e encontrar caminhos alternativos criam redes neurais que aumentam a capacidade cerebral e as atividades mentais. Em outras palavras, deixa a cabeça boa!

Quais os Diferentes Modelos de Jogos de Tabuleiro?

São muitas as opções para jogos de tabuleiro, entretanto vamos reunir alguns tópicos importantes para que entendam os caminhos da aventura que têm pela frente. Com um tabuleiro, é possível uma situação de ação cheia de suspense e dramas, aventuras além dos limites da imaginação de cada um, jogos de estratégia e simulações, jogos de esportes e o tão famoso quebra-cabeças.

Em alguns deles a concentração é tamanha que são necessárias discussões de nível elevado de negociações para formular estratégias. Em outros, o raciocínio em projeções faz com que o jogador consiga usar todo conhecimento anterior para estruturar as ações futuras.

Os jogos de RPG, por exemplo, que usam a sigla em Inglês (Role-Playing Game), que significa Jogo de Interpretação de Papéis em Português é um passatempo muito popular. Algumas comunidades foram até criadas ao redor da competição. Alguns grupos disputam em torneios internacionais, com patrocinadores e cobertura de mídia.

As regras são simples. Os participantes assumem papéis de um modelo previamente determinado, ou criam seu próprio personagem e desenrolam os acontecimentos nas mais variadas situações. Os personagens interagem em diálogos e criatividade.

Quando se trata de fama, os jogos de cartas são os mais famosos. Quase todas as pessoas já passaram por situações de encontros onde um carteado era o centro das atenções. Um bom jogo de canastra, truco, 21 e tantos outros podem entreter por horas e até ganhar algum dinheiro para os mais aficionados!

Nas tradições de imigrantes italianos, os jogos de cartas são tão importantes quanto o encontro do final de semana para o almoço da família. O cenário é sempre a mesma mesa onde celebram as comemorações importantes. Um ambiente sai e o outro entra em cena! Saúdam, esbravejam, gritam e riem muito alto. Um bom jogo de cartas une as pessoas em qualquer situação.

Os jogos cooperativos estão em uma categoria única. Como o próprio nome sugere são participações sem competições individuais. Os participantes têm de juntar forças para alcançar um objeto comum. Cotado pelos participantes como um dos melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos, eles afirmam que a união e o ajuste de ideias são importantes para o bem comum. Todos trabalham juntos para vencer, mas quando perdem, todos perdem!

Melhores Jogos de Tabuleiro

1. Jogo Stranger Things Dungeons & Dragons

product-image

    Acompanha livro completo ilustrado com regras e dicas de aventura

    Figuras de personagens para colorir

    Dados de sorte numerados

    Aconselhado para maiores de 14 anos

O Jogo Stranger Things da Hasbro é um exemplo incrível de persistência e estratégia em RPG. Um jogo onde os personagens abrem a imaginação para acomodar seus personagens favoritos da série Stranger Things. Para o jogador principiante, o jogo vem completo com instruções ilustradas e detalhadas.

O objetivo é incorporar o personagem e desenrolar os acontecimentos, enquanto interage em vários níveis com outros do cenário de aventura. Muitas viradas e ciladas para evitar, ao mesmo tempo em que cresce no jogo. Um pedido e tanto para entreter os amigos que visitam ou juntar toda família em torno do D&D.

2. Jogo Uno – Copag

product-image

    114 cartas com opção de personalização

    Combinação de 4 cores primárias

    Didático e lúdico

    Indicado para crianças acima de 7 anos de idade.

O Jogo de cartas UNO é um passatempo cheio de emoção. Os jogadores têm que ficar de olho em suas mãos, conferir a cor dominante ou o valor nominal da mesa e organizar suas próprias estratégias. Muito fácil de jogar e bastante popular, o UNO é o grito do instante onde você tem somente uma carta nas mãos. A Regra é clara, se não gritar vai ter que pescar!

O jogo desenvolve habilidades de raciocínio rápido, associação e decisões. Pode juntar uma galera bem grande ao redor da mesa ou no tapete da sala. Passe uma tarde emocionante com a família também. Um jogo para quase todas as idades, desde os 7 anos, então o irmão mais novo já pode entrar no jogo. Combine cores e números para ganhar!

3. Jogo Detetive com Aplicativo, Brinquedos Estrela

product-image

    Jogo com aplicativo de total compatibilidade

    Opção de jogo sem o uso do aplicativo

    Tabuleiro com cartas e instruções detalhadas

    Recomendado para grande número de participantes, individuais e em equipe

    Recomendado para 8 anos ou maiores.

A Estrela inovou um jogo já muito conceituado. O Detetive agora é mais moderno! Um aplicativo interage com o jogo e proporciona dicas aos membros na busca por vários aspectos do crime. Escolha os personagens, baixe o aplicativo e junte a família para descobrir quem é o assassino. Nem sempre será o mordomo!

O aplicativo no celular serve para complementar o suspense de uma caçada pela cena do crime. A Estrela foi muito feliz na decisão de inovar, juntando o tradicional com a tecnologia de ponta. O Detetive agora é um dos melhores jogos de tabuleiro modernos. Pois você, além de conseguir desvendar o mistério todo como participante, terá condição de expandir seus horizontes tecnológicos para solucionar um crime!

4. Jogo Monopoly Hasbro

product-image

    Versão atual com peças novas

    Dado com desenho que acelera o jogo

    Cédulas monetárias exclusivas

    Para maiores de 8 anos de idade – até 6 jogadores

Além de ser um dos jogos de tabuleiros mais antigos, criado no início de 1900, o Jogo Monopoloy da Hasbro é o mais popular, o mais vendido e o mais jogado do mundo. Gerações diferentes da mesma família já devem ter jogado Monopoly ao redor do planeta. Vários empreendedores bem-sucedidos no mundo das finanças hoje em dia admitem ter apreendido os fundamentos em um tabuleiro de Monopoly.

O objetivo da disputa é alcançar vitórias sobre os oponentes, usando o conceito monetário e imobiliário como estrutura de jogo. É possível comprar, vender, alugar, negociar valores e entender os princípios do fisco em geral em um jogo de Monopoly. O vencedor é aquele que acumulou maior volume de riquezas.

5. Jogo de tabuleiro Spirit Island Ace Studios Multicor

product-image

    Manual de instruções com coordenação de cores

    Cartas de poderes e tabuleiros de mapas

    Recomendado para maiores de 14 anos

    Material de marcação

A Ace Studios criou um jogo de defesa da própria terra contra forças invasoras. Um jogo cooperativo onde os participantes alistam a ajuda de entidades extrafísicas para vencer ataques e ofensas. Cheio de reviravoltas, estratégias de alianças, este jogo é uma alternativa de aprendizagem profunda da união de forças para vencer um mal comum.

Alguns comentários nos sites especializados colocam o Spirit Island como o melhor jogo de tabuleiro. Até 4 jogadores com idade igual ou superior a 14 anos podem dedicar horas de entretenimento em uma aventura de aprendizado e interação por um tempo longínquo para literalmente salvar o mundo de forças opressoras.

6. Jogo Banco Imobiliário, Brinquedos Estrela

product-image

    Manual de instruções interativo

    Aplicativo disponível nas principais versões

    Cartas e cartões com coordenação de cores.

    Peças novas

O Banco Imobiliário é um jogo de tabuleiro com algumas versões recentes. A Estrela lançou até três versões deste jogo tradicional, uma delas com aplicativo, com cartão e a clássica. A versão escolhida para a nossa análise é a versão com aplicativo, disponível em IOS e Android.

Muitas pessoas afirmam que este jogo é coisa séria! As estratégias de valores e transações imobiliárias são uma lição constante quando os jogadores disputam uma determinada propriedade. A figura do banqueiro, responsável pelo controle do jogo também ensina algumas regras de comportamento. Um jogo estratégico, lúdico e absolutamente didático!

7. Coup – Mandala Jogos

product-image

    Manual de instruções ilustrativo e fácil de entender

    Fichas de jogos

    Cartas

    Inclui expansão chamada “A Reforma”

Um jogo de roer as unhas e ditar regras. O último jogador com os direitos exclusivos é o vencedor. Isso quer dizer que durante o jogo muita intriga e muita rixa vão ter que ser superadas. Um manual de ambição e predestinação para dominar. Desenhado para ser jogado por várias pessoas ao mesmo tempo, o tempo do jogo não vai além de 15 minutos.

Alguns toques de argumentos políticos, requintes de crueldade emocional e outras variáveis fazem parte deste jogo que pode ser disputado pela família inteira ou com os amigos em um churrasco. Ótimo para finais de semana chuvosos! Recomendado para maiores de 14 anos.

8. Jogo Bandido, PaperGames

product-image

    Duração do jogo 15 minutos

    Até 4 jogadores

    Acompanha manual, cartas e cartas da expansão

    Pocket size (embalagem e bolso)

Um jogo que combina a categoria de cooperativismo e estratégia para impedir o desenrolar de alguns cenários indesejáveis. Um jogo desenhado para ser rápido e interativo. No formato pocket, o jogo Bandido ganhou prêmio por voto popular da instituição Ludopedia no ano de 2019.

O objetivo é impedir a fuga do bandido e para tanto, muitas estratégias devem ser incorporadas. A expansão do jogo oferece alternativas para níveis mais elevados de dificuldades. Um jogo que vai para qualquer lugar, por causa do seu formato pocket. Para crianças acima de 6 anos de idade.

9. Jogo Dixit

product-image

    Caixa desenhada para ser usada como tabuleiro

    Cartas com imagens de alta definição

    Para crianças acima de 8 anos de idade

    Até 6 jogadores

Além de vários prêmios de qualidade, o Jogo Dixit que é um termo em Latim que significa “ele disse”, já alcançou a marca de mais de 1 milhão e meio de unidades vendidas. Um jogo que provoca a imaginação dos jogadores, e é comandado por um contador de histórias. São cartas com imagens que se desenrolam em uma disputa de adivinhações e dicas para um resultado de pontos.

A inovação é que a própria caixa do jogo serve como tabuleiro e marcador de pontos dos jogadores. A estrutura do jogo permite que outras regras sejam criadas para aferir o vencedor. Muitas opções também com contagem de pontos. Um jogo versátil e bem divertido com horas de entretenimento para toda família.

10. Jogo Perfil 6 Grow

product-image

    Produzido com material atóxico de alta qualidade

    Caixa serve como estojo das peças do jogo

    Tabuleiro interativo plastificado

    Cerificado pelo INMETRO

Um jogo de adivinhações e conhecimentos gerais para crianças maiores de 12 anos de idade. De dois a 6 participantes podem entrar no jogo de adivinhações com a discas feitas pelo mediador. Pontos para respostas certas e lentidão no tabuleiro para os desacertos. Um jogo que motiva a imaginação para associações, usando a criatividade dos jogadores.

Perfil 6 é um nível mais avançado de outras versões da mesma categoria. Quanto maior a quantidade de dicas menor sua pontuação. Seja esperto e fique atento ao jogo inteiro! Um entretenimento cativante para toda família, com regras bem simples. Então, qual é dica de hoje?

Guia de Compras

Com tantas opções, fica difícil dizer quais os melhores jogos de tabuleiro, pois o marcado cresce cada vez mais no Brasil. Mais e mais as pessoas dão asas à imaginação para criar um personagem, ou disputam o poder de direito em alguma vantagem no tabuleiro.

Um guia é, na sua essência, a orientação prática para uma tendência. Levamos em consideração o fator econômico, além da qualidade do tempo que você dedica a um bom jogo. Com tempo para aprendizado, podemos ajustar a categoria de alguns jogos para enriquecer o nosso cabedal de conhecimentos. Mas, ainda assim resta definir qual é o melhor deles.

Como escolher os melhores Jogos de Tabuleiro?

Os melhores jogos de tabuleiro disponíveis hoje em dia oferecem uma versão que se ajusta a uma geração mais avançada tecnologicamente. Algumas modalidades incorporam aplicativos que podem ser baixados em seu celular para complementar a experiência do jogo. Outros, incorporam expansões que elevam o grau de dificuldades.

Mas, no final, o melhor deles é aquele que pode ser jogado mais vezes e todos adoram. Uma experiência familiar que se repete em um jogo que interage e une as pessoas. A vantagem, às vezes, para escolher o melhor está no resultado final do grau de aprendizado que o jogo proporcionou. Portanto, procure conhecer o conteúdo e o grau de dificuldade. Quanto maior o desafio, maior a recompensa.

Alguns pontos importantes na escolha do melhor dos melhores!

  • Faixa etária e número de jogadores. Geralmente, a faixa etária tem a ver com o grau de dificuldade do jogo. Contudo, alguns jogos podem até haver sido desenhados para crianças com 8 anos e ainda assim desafiar as mentes mais adultas. O número de jogadores pode também aumentar a experiência do jogo. Mais gente para interagir, mais pontos, mais ganhos, enfim, quanto mais jogadores, melhor!
  • Tipo de jogo. Um jogo de estratégia pode deixar todos na beira da cadeira, pensando e matutando sobre a melhor abordagem. Já, um jogo cooperativo pode demandar que todos juntem forças para um bem comum. Mas, um jogo de perguntas e respostas parece desafiar até as pessoas mais caladas. Portanto, o tipo de jogo influencia muito a experiência que você pretende obter.
  • Duração da partida. Não há como negar, algumas pessoas são imediatistas. Tudo tem de ser rápido e na hora! Para estas pessoas é possível encontramos jogos que foram desenhados para durar 15 minutos. Jogo rápido! Isso pode ser determinante para algumas pessoas que não conseguem prender a atenção ou a concentração por períodos longos de tempo.
  • Expansões. A expansão em um jogo, normalmente, é um estágio mais avançado no desafio que estão enfrentando. Alguns jogos incluem um conjunto de cartas diferenciadas, com maiores dificuldades, ou até mesmo opções de tabuleiro para deixar a labuta mais difícil.

playing board game

Aqui estão algumas dicas e sugestões para melhorar sua experiência nos jogos de tabuleiro:

  • Jogue com um parceiro regular. Quando quiser melhorar o desempenho de ambos, escolha um parceiro com quem pode jogar regularmente. Aprenda ler expressões faciais, compartilhe opiniões para esclarecer dúvidas e entenda o jogo por outra perspectiva. Alguém que seja um companheiro regular pode dar mais liberdade para alcançar estes objetivos.
  • Jogue com a sua família. Aqui está uma alternativa para aproximação e solução de vários impasses familiares. Pode ser em uma partida do seu jogo favorito que conseguirá transmitir suas ideias para um membro específico da família. Neste mesmo ambiente, é possível também aumentar o nível de relacionamento para deixar a família mais forte como um grupo.
  • Organize noites de jogo. Entre amigos, ou até mesmo na própria família, é possível organizar torneios e premiações. As noites de jogos pode ser uma ocorrência onde os jogadores desenvolvem uma aproximação e um grau mais elevado de amizade. Junte a isso uma espécie de encontro de gastronomia também. Os perdedores da semana passada são os cozinheiros da noite de hoje!
  • Convide e ensine novos jogadores. Alguns jogos ensinam que o lado cooperativo é uma única solução para o objetivo comum. Por isso, expanda os horizontes e convide mais gente para entender como tudo funciona. Faça a sua parte para mudar a vida de uma pessoa. Entenda como tudo aconteceu na sua vida. Duplique essa experiência com novos jogadores.

Qual é o melhor jogo de tabuleiro?

Quando conseguimos um momento de encontro ao redor de uma mesa, ou até mesmo no carpete da sala, onde todos estão compartilhando um objetivo comum. Este é o ponto onde podemos começar a classificar a importância de determinados jogos de tabuleiro.

O melhor deles, geralmente, é aquele mais pedido e mais concorrido. Em nossa sugestão, não podemos deixar de mencionar que a tradição tem muita importância na escolha. O Monopoly é, sem dúvida alguma o jogo que se destaca entre os melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos!

Jogo de Tabuleiro de ‘Stardew Valley’ é Lançado - Olhar Digital