author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Quando buscamos a privacidade em público, pelo menos naquilo que queremos ouvir, temos que depender da qualidade de um bom fone de ouvido. O nosso cérebro consegue desconectar da expectativa dos sons dos movimentos externos para se concentrar na pureza daquilo que ouve quase internamente. É um som que vem de dentro!

Neste cenário quase bucólico de introspecção, a qualidade do som é o que mais importa. Por isso, listamos alguns fones de ouvido com recursos incríveis para manter a qualidade do som na reprodução das suas músicas favoritas. Os melhores fones de ouvido são capazes de desempenhar com eficiência em qualquer atividade, seja ouvindo os sons maneiros da sua playlist, os efeitos sonoros de um jogo ou até mesmo para uma troca de ideias no trabalho ou com amigos.

Qual melhor marca de Fones de Ouvido?

As grandes produtoras que dominam o mercado dos fones de ouvido têm apresentado tecnologias revolucionárias. Como os usuários estão cada vez mais exigentes, algumas marcas lançaram inovações que tornaram a experiência de áudio em algo sublime, com som cristal, estéreo, canais compartilhados, supressão de ruídos externos e muito mais.

  • Sony: Uma das mais conceituadas, levou os fones de ouvido a um outro patamar. Sony deixou a experiência dos seus produtos como uma sensação muito real de estar bem próximo do concerto ao vivo. Seus modelos têm cancelamento de ruído externo, sensores de movimentos, tecnologia Bluetooth, inteligência artificial e tecnologia de audição que pausa automaticamente se alguém tentar falar com você enquanto estiver ouvindo música.
  • JBL: É famosa por fabricar quase todos os tipos de produtos de áudio, incluindo fones de ouvido em uma ampla variedade de formas, estilos, designs e qualidade de som. JBL é uma empresa dos EUA na indústria de eletrônicos e áudio que faz parte do grupo Harman, uma subsidiária da Samsung. Em seu site oficial, a JBL diz que está comprometida em oferecer o melhor produto por preços mais populares.
  • Philips: É uma empresa que atua no Brasil há mais de 80 anos. No setor de eletroeletrônicos, sua tradição é mantida em todos os modelos que lança. Os fones de ouvido da Phillips estão revolucionando o mercado e ocupam um lugar de destaque entre os melhores. O padrão de tecnologia é de última geração, com cancelamento de ruído ativo, wireless, Bluetooth, recarregáveis com baterias de longa duração. Alguns modelos podem ainda ser sincronizados com aplicativos iOS e Android, além de reprodução remota nos modelos de fones de ouvido para TV.

Quais diferentes modelos de Fones de Ouvido?

Que tipo de fone de ouvido é melhor para mim? Que tipo de fone de ouvido devo comprar? Nós entendemos que simplesmente pesquisar por “fones de ouvido” em um mecanismo de pesquisa ou site de compras online pode até tornar esse processo mais difícil e confuso.

Portanto, vamos comentar em mais detalhes para ajudá-lo a entender quais os diferentes modelos e o que todos esses superlativos significam quando se trata de recursos e ajustes de fones de ouvido. Vamos nessa!

  • Auriculares: Os fones auriculares são aqueles que colocamos no ouvido. Não tem uma inserção profunda. Estes modelos são desenhados de acordo com a parte externa do canal auditivo. Isto é, são usados superficialmente. Anulam grande quantidade dos ruídos externos, mais ainda permitem que você entenda o que está acontecendo ao seu redor.
  • Intra-auriculares: Estes fones são chamados de in-ear em Inglês. São aqueles modelos com terminais macios e que são inseridos no canal auditivo. Isolam quase que totalmente os sons externos e dão uma qualidade maior ao som que estiver ouvindo. São os modelos mais utilizados pelos amantes de música e bastante comuns em todos os gadgets que vemos por aí, incluindo telefone celular.
  • Supra-auriculares. O nome poderia muito bem ser “sobre orelha”, já que são posicionados sobre a orelha. O nome em Inglês é on-ear, e são desenhados com uma parte acolchoada que se assenta confortavelmente sobre a orelha. Estes modelos eliminam alguns sons externos, mas oferecem boa qualidade de som. Alguns modelos com arcos de metal mais rígidos podem causar incômodo, exercendo pressão nas orelhas. Alguns usuários, preferem não usá-los por esta razão.
  • Circumaurais: Também chamados de over-ear em Inglês, estes modelos são desenhados no formato de uma enorme concha e se acomodam por cima de toda a extensão da orelha. Proporcionam interação muito maior com o som, sem nenhuma interferência externa. O isolamento total proporciona qualidade muito superior do som. O melhor fone de ouvido do mercado, segundo os entendidos é um modelo circumaural.

Melhores fones de ouvido

1. Fone de Ouvido Dobrável Sony MDR-ZX110 – com cabo.

product-image

    Modelo Circumaural

    Cabo de 1.2 metros

    Almofada revestida com material antialérgico

    Dobrável e portátil

O modelo MDR-ZX110 da Sony é uma inovação na estrutura circumaural. Isso quer dizer que acomoda toda sua orelha em um ambiente de sons puros e cristalinos. O modelo não tem microfones, mas é dobrável e perfeito para seu celular. Muito confortável com acolchoado de fino acabamento ao redor da orelha, elimina a influência de sons externos e deixa tudo que estiver ouvindo com os melhores efeitos. Cada instrumento que tocar é ouvido com clareza!

O cabo de 1.20 metros é suficiente para deixar seus movimentos livres enquanto caminha. O MDR-ZX110 está disponível também nas cores branco e preto. A definição do som é em estéreo com imãs de qualidade para sons mais apurados. Fácil e leve, pode usar por horas seguidas sem o desconforto do aperto nas orelhas ou dores auriculares. Desenhado para computadores e smartphone, foi classificado com 5 estrelas entre os melhores fones de ouvido.

2. Fone de Ouvido in-ear 110WH JBL – com cabo

product-image

    Revestimentos extras de terminais auriculares nos tamanhos P, M e G.

    Garantia de 12 meses

    Disponível em preto e branco

    Microfone embutido com remoto para atender chamadas

Quando falamos de fones de ouvido Intra-auriculares, temos a ideia de algum desconforto no canal auditivo. Entretanto, este modelo tem os terminais revestidos em camadas de material flexível e são muito confortáveis. A inserção não agride a anatomia do ouvido. O cabo do modelo 110WH da JBL é desenhado para evitar embaraços. Isto é, uma tecnologia na estrutura deixa o cabo sem nenhum risco de ficar embolado!

Fone de ouvido equipado com microfone embutido e controle em um único botão para reproduzir os sons e atender chamadas no seu celular. A embalagem vem com extremidades auriculares em tamanhos diferentes. Basta escolher o tamanho ideal e desfrutar de horas de som de qualidade.

3. Fone de Ouvido on-ear Bluetooth Tune 500 JBL Preto – sem fio

product-image

    Tecnologia Bluetooth

    Atende chamadas – Equipado com microfone

    Recarregável USB

    Várias cores disponíveis

    Sem fio.

O modelo sobre a orelha, também conhecido por supra-auricular, é um fone de ouvido da JBL, considerada uma das melhores marcas de fone de ouvido disponíveis no mercado mundial.  O Tune 500 usa a tecnologia Bluetooth, sem fios, para sincronizar com o celular e reproduzir os sons mais puros que jamais ouviu! Atenda suas chamadas ou use em viva voz.

É recarregável e sem fio. Muito fácil de recarregar em um portal USB, a bateria dura mais de 15 horas. O arco da cabeça é almofado e os auriculares são estofados e ajustáveis, girando até 45 graus para se moldar às suas orelhas. Sincronização Bluetooth com um simples toque, botão liga/desliga de fácil acesso.

4. Fone de Ouvido com Microfone MDR-ZX310 Sony, Preto/Vermelho – com cabo

product-image

    Modelo over-ear

    Almofadas de alta densidade

    Microfone

    Pino banhado a ouro

    Cabo de 1.2 metros

A Sony mais uma vez inova na qualidade do produto que lança no mercado. O MDR-ZX310 apresenta um design muito moderno, além de um plugue folheado a ouro para reproduzir o melhor som possível. Quando questionamos qual o melhor fone de ouvido, fica difícil ignorarmos toda a tecnologia deste modelo.

As almofadas de alta densidade e o revestimento soft dos auriculares proporcionam uma experiência mais agradável da qualidade dos sons. Bloqueia os ruídos externos e reforça mais os graves no arranjo musical. É dobrável, com microfone integrado para facilitar ainda mais a sua vida!

5. Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Airdots Bluetooth – Preto

product-image

    Controle de voz

    Tecnologia Bluetooth 5.0

    Baterias recarregáveis de 4 horas duração

    Sem fio

Este modelo da Xiaomi é do grupo de fones de ouvido intra-auriculares. Ou seja, inserido no canal auditivo. O Redmi Airdots é um dispositivo sem fios, totalmente recarregável, que sincroniza com seu celular, usando a tecnologia Bluetooth para reproduzir os sons de melhor qualidade. Você pode atender chamadas e são leves e práticos para qualquer situação. Acompanha opções de terminais auriculares em tamanhos P, M e G.

As baterias de longa duração seguem perfeitas por mais de 4 horas, após a recarga. Recarregue usando um cabo USB. O Redmi Airdots é um fone de ouvido bem portátil, sem fios, que vem acomodado em um estojo prático que tem a função também de carregador. Tem microfone integrado de alta definição e botão multi função para controlar música e celular.

6. Fone De Ouvido, SHE1350/00 Philips – com fio

product-image

    Microfone integrado

    Compatível iOS e Android

    Com fio

    Garantia de 12 meses

Com este modelo da Phillips você pode atender chamadas do celular e ouvir música de qualidade, apesar do cabo. Compatível com a maioria dos celulares, tablets e notebooks, este intra-auricular é um exemplo de privacidade. O custo benefício é enorme por conta da qualidade de som que vai obter com o SHE1350.

O desenho foi especialmente concebido para permitir a entrada e saída de ar, sem comprometer a qualidade do som. Muito confortável anatomicamente, não vai deixar suas orelhas com dores, após longos períodos de uso. Portátil, pequeno e prático com reprodução de som nítido, sem distorções.

7. Fones de Ouvido Xiaomi Redmi AirDots 2 TWSEJ061LS – sem fio

product-image

    Recarregável

    Sem fios

    Tecnologia Bluetooth

    Microfone integrado

    Opção de auriculares em tamanhos P, M e G

A Xiaomi é famosa no mercado de eletrônicos de áudio, e o lançamento do Air Dots 2 é prova forte de que estão na disputa pelo melhor espaço entre os consumidores. Este é um fone de ouvido para aquelas pessoas exigentes que querem qualidade, versatilidade e portabilidade. Pequenos o suficiente para serem acomodados em um estojo que funciona também como carregador, eles podem ser levados em seu bolso.

O Air Dotes é recarregável e o modelo intra-auricular elimina a maioria dos ruídos externos. Por isso, o som é puríssimo, com a reprodução fiel dos graves e agudos. Sem distorções. O microfone integrado facilita o uso para atender chamadas com suporte de voz inteligente. Tecnologia Bluetooth com sincronização ao toque de um único botão!

8. Fone de Ouvido Tune 500 JBL Preto – com fio

product-image

    12 meses de garantia

    Controle remoto

    Instalação Plug&Go

    Cabo de 1 metro

O Tune 500 da JBL é desenhado na categoria de supra-auriculares com fio, porém a tecnologia usada impede que este fio jamais fique embaraçado. O design ergonômico do fone é muito confortável, com espuma de alta densidade, revestida de material soft antialérgico. O arco ao redor da cabeça é ajustável e os auriculares são dobráveis para fácil transporte. 

Equipado com microfone integrado, o Tune 500 pode atender chamadas e permitir que tenha horas de prazer com o som puríssimo da tecnologia JBL Pure Bass em total estéreo. Este modelo permite a conexão com a siri ou google now, sem necessidade de usar seu celular. Disponíveis em outras opções de cores.

9. Fone de Ouvido MDR-EX15LP Sony Preto – com fio

product-image

    Modelo com fio – sem microfone

    Excelente nível de isolamento de ruído

    Auriculares macios e antialérgicos

    Pinos compatíveis com maioria dos celulares

    Disponível nas cores preto e branco

A tecnologia da Sony está muito presente neste modelo de fone de ouvido intra-auricular. Caso queira somente ouvir suas músicas, sem a preocupação de atender ligações, este é o modelo ideal. Um fone de ouvido com excelente custo/benefício, com a vantagem de toda a tradição de qualidade de uma empresa já consagrada no mercado mundial.

 Este modelo é ergonomicamente leve, durável e excelente na reprodução da fidelidade dos sons puros e cristalinos. O MDR-EX15LP é compatível com todas as saídas dos principais celulares do mercado. Por ser um fone com cabo de alta precisão, não existe latência alguma nos sons reproduzidos. Uma gema da criação dos técnicos da Sony para você desfrutar de som de boa qualidade.

10. Fone de Ouvido Sony Bluetooth WI-C200/B Preto – sem fio

product-image

    Recarregável

    Tecnologia Bluetooth

    Peso 19 gramas

    Acompanha cabo USB tipo C

    Microfone integrado.

Um desenho revolucionário e bastante prático coloca este fone de ouvido entre os mais desejados. Sem fios longos para atrapalhar, totalmente recarregável USB, com baterias que duram 15 horas, o WI-C200 da Sony é um intra-auricular que excede as expectativas dos consumidos mais exigentes. Você ouve música, atende chamadas sem a necessidade do celular por perto. O Bluetooth tem alcance de sincronização de 10 metros.

Equipado com tecnologia de ponta, o fone pesa somente 19 gramas e é bem prático para ser usado em qualquer lugar. Vem com auriculares extras de tamanhos diferentes para seu conforto. A ergonomia deste fone isola muitos ruídos externos, deixando você com aquilo que existe de mais puro nos compassos musicais. 

Guia de Compras

A lista de opções para fones de ouvido sempre ajuda na escolha do melhor para você. Contudo, as preferências são tantas quantos os modelos disponíveis. Reunimos aqui os melhores para facilitar as coisas. Mas, no final, o modelo do fone de ouvido ideal é aquele que agrega conforto, qualidade de som, praticidade e portabilidade. Afinal, você quer ouvir seus sons favoritos e ainda atender algumas chamadas com certa privacidade. Então, fique atento para as opções dos modelos e suas respectivas funcionalidades!

Como escolher o melhor Fone de Ouvido?

Para facilitar as coisas, listamos uma sequência de requisitos que resumem o custo/benefício da sua escolha. Na realidade, são tópicos que valem sua consideração:

  • Durabilidade: Obviamente você não quer gastar seu dinheiro em algo que vai durar pouco tempo de uso. Quando realmente precisar, não vai funcionar. Considere todos os detalhes da qualidade do fone de ouvido, além da tradição e reputação dos fabricantes.
  • Custo benefício: Esta é uma combinação delicada de funcionalidades, mas deve ser levada muito a sério, pois é decisivo que sua escolha seja realmente a mais em conta em termos de custo e mais vantajosa em benefícios. Quando combinar os dois, você terá a satisfação de haver comprado aquilo que procurava. Isto é, está satisfeito com a compra. Pese todos os prós e os contras!
  • Design e conforto: Dependendo do modelo que deseja, o fator conforto pesa muito. O desenho é também importante, pois você não quer ficar fora das tendências. Junte estes dois quesitos na sua lista de pontos positivos.
  • Comprimento do cabo: Este é um ponto que vai ser de muito valor, se estiver procurando um modelo com fio. O tamanho do cabo vai definir até onde poderá se mover com liberdade. Em média, os cabos têm 1.2 metros de comprimento, mas é possível encontrar modelos com cabos mais longos.
  • Microfone integrado: O caso não é somente se o microfone é integrado, mas também se o modelo tem ou não tem microfone. Detalhes cruciais, se estiver procurando um modelo de onde poderá também atender suas chamadas, além de curtir uma boa música.

fone em cima da mesa

Como limpar e cuidar do seu fone de ouvido?

Existem dois aspectos importantes para esta dica. Primeiro, é a questão de saúde. Os terminais ou auriculares serão inseridos no seu canal auditivo. Isto é, terão contato direto com o interior da sua anatomia. Portanto, mantenha os auriculares sempre limpos. Isso inclui também os seus ouvidos. Use cotonete e mantenha livre de ceras.

Para os modelos sobre a orelha, como o segundo aspecto da dica, não use o fone de ouvido sem antes limpar o interior das conchas dos auriculares. Use um pano úmido em água e seque bem antes de colocar nas orelhas. Esse ritual não será somente benéfico para o equipamento, como também muito higiênico para o seu estado de saúde.

O uso de fones de ouvido pode prejudicar sua audição?

A resposta direta é sim, é possível. Entretanto, alguns cuidados podem minimizar a ameaça. Nos modelos que são inseridos no ouvido, o conforto é o fator de aferição do incômodo e dos riscos. Se o ouvido ficar dolorido, ou sua orelha estiver sensível após o uso. É bem possível que este modelo específico esteja causando algum transtorno. Pare de usá-lo imediatamente.

Nos modelos sobre as orelhas, os riscos de perder a audição a longo prazo podem ser também uma ameaça se você ouvir músicas com volume mais alto que o normal.  Nestes modelos, o conforto deve ser dividido entre a pressão do arco sobre a cabeça, a pressão sobre as orelhas e o volume do som que estiver ouvindo. Combine tudo em um nível razoável de conforto para minimizar os riscos.

Qual é a diferença entre fone de ouvido e headset?

É muito comum ouvirmos as pessoas fazerem referências aos dois termos como sinônimos. Na realidade, existe uma diferença entre os dois. Os fones de ouvido estão associados, de modo geral, aos modelos auriculares e intra-auriculares.

Quanto a um headset, vale a pena explicar que a palavra “head” em Inglês significa “cabeça”.  Portanto, este acessório deve ser usado no topo da cabeça. Um headset, normalmente, tem um microfone integrado e é muito usado por centrais de atendimentos, etc.

Qual é a Diferença Entre Fones de Ouvido Abertos e Fechados?- Tecnoblog