author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Na região Sul do Brasil, uma boa chaleira é amiga inseparável de uma garrafa térmica e da cuia de chimarrão! O dia não começa para muitos gaúchos se não ouvirem o som da água fervendo na chaleira. Nas outras regiões do Brasil, o mesmo som significa um cafezinho passado na hora. Não importa a região, a chaleira é um item de destaque na lista de utensílios, sejam elas elétricas, ou convencionais.

Selecionamos as melhores chaleiras elétricas que encontramos para facilitar a escolha por uma opção de modelo que atenda suas necessidades. Vale a pena observar que todos os equipamentos elétricos no Brasil são regulamentados pelo INMETRO, com certificação oficial e classificação de consumo de energia. Todos os modelos testados são oficialmente certificados.

O Que é uma Chaleira Elétrica e Por que Investir em uma?

Uma chaleira elétrica é um eletrodoméstico amplamente utilizado para ferver água para chá, café e cozinhar. Um elemento de aquecimento no fundo do recipiente ajuda acelerar o aquecimento da água. A chaleira elétrica aquece e ferve a água bem mais rápido que uma chaleira convencional.

Se você não tem muito tempo para ficar aguardando a água ferver na chaleira do fogão, é melhor investir em uma elétrica que faz tudo muito rápido. Basta uma tomada elétrica e em poucos minutos você tem água quente e fervendo para atender suas necessidades.

Como Funciona a Chaleira Elétrica?

A chaleira elétrica é na realidade uma jarra elétrica com um cabo isolado e uma resistência elétrica que é aquecida com a passagem da eletricidade. O calor aquece a água da jarra até o ponto de fervura e desliga automaticamente quando isso acontece. É composta de duas partes, ou seja, uma base onde está localizada a entrada do cabo que é conectado à tomada elétrica e um conector que acopla na base da chaleira elétrica.

Confira nossa lista e descubra qual a melhor chaleira elétrica para as suas necessidades.

Melhor Chaleira Elétrica

1. Chaleira Elétrica Inox Prime Cadence – 220V

product-image

    Certificação INMETRO

    Capacidade máxima 1.7 litros

    Cabo isolante térmico

    Base com guarda fio

    1 ano de garantia

A Cadence criou um desenho super prático que aquece a água bem rápido e tem a operação resumida em um único toque. Desliga automaticamente e não derrama quando viramos a jarra. O cabo é totalmente isolante e pode ser tocado mesmo com a água ainda fervendo. Além de ser muito bonita, com o corpo todo de aço escovado, sua base é acoplada e antiaderente com espaço para guardar o fio.

O limite máximo de água na Inox Prime é de 1.7 litros, mas pode ferver menos que isso, sem problemas. Uma luz de LED indica o processo de aquecimento, porque para um bom chimarrão nunca devemos deixar a água ferver. O ponto certo é quando a chaleira começa a “chiar” e isso é possível verificar na Inox Prime. Mas, bah Tchê!

2. Chaleira Elétrica Agratto Preto/Inox 127V

product-image

    1000W de potência

    Tomada de três pinos

    Base com guarda fio

    Revestimento interno de aço inox e cabo isolante

    Certificação INMETRO

    Trava de segurança na tampa.

A chaleira da Agratto é uma obra de arte. Com trava de segurança, não deixa abrir a tampa se não estiver totalmente seguro. Ferve muito mais rápido e tem capacidade para 1.8 litros de água. A base de acoplamento para o contato elétrico pode ser removida para facilitar cuidados de limpeza. O interior e o exterior da Agratto são revestidos de aço escovado que não mancham e nem enferrujam.

Equipada com luz de LED, alerta quando a jarra está em funcionamento. Sistema desliga automática quando a água ferver. O fio é guardado no compartimento da base para armazenamento. Esta é uma chaleira de 1000W que a deixa bem classificada na lista da chaleira elétrica qual a melhor em termos de custo benefício.

3. Chaleira Elétrica Digital Inox Oster – 110V

product-image

    Potência de 1500W – tomada de três pinos

    Base antiderrapante com guarda fio

    Tampa com trava de segurança

    Controle digital de temperatura

    Visor de nível de água

A Chaleira Digital da Oster é um desenho arrojado e inovador dos modelos convencionais. Ela faz todo o trabalho de ajuste, eliminando a adivinhação e a dúvida na hora das temperaturas ideais para tipos diferentes de bebidas. Isso significa que poderá digitar e seguir a tabela do guia de preparação e não dá errado, nunca. O chimarrão sai na temperatura certa, o chá da tarde não vai queimar a língua de ninguém e o cabo isolante não esquenta nunca.

Os controles da tampa ficam bem localizados no cabo e no painel de fácil acesso. Modelo fabricado em aço inoxidável escovado, com filtro no bico da tampa e visor do nível de água. Potência de 1500W, faz desta a chaleira elétrica melhor desempenho na hora de ferver a água.  Certificação INMETRO e baixo consumo de energia.

4. Chaleira Elétrica Pratic Hot CE-07 Mondial 1L – 220V

product-image

    1200W de potência

    Cabo isolante e base elétrica giratória

    Luz indicativa de LED

    Visor lateral do nível de água

    Botão de acionamento no cabo

    1 ano de garantia

Chaleira compacta e prática para uma fervura rápida de 1 litro de água. O nível de ruído é bem baixo, especialmente porque são 1200W de pura potência que ferve água em segundos. Com um único toque podemos acionar e ela desliga de maneira automática quando ferve a água. Acoplada à base que conecta na rede elétrica, pode ser removida e usada como jarra sem fio para o chá na mesa ou água na roda de chimarrão.

Acompanhe o nível de água sem precisar abrir a tampa. Mas, se quiser abrir a tampa vai perceber que existe uma trava de segurança. Isso é um cuidado extra com crianças e pessoas que ainda não conhecem o funcionamento da Pratic Hot da Mondial. Equipada com lâmpada indicativa de funcionamento, desliga automaticamente quando atinge a temperatura ideal. Desenho moderno e muito bonito, combina com seus outros eletroeletrônicos na cozinha.

5. Chaleira Elétrica Day Light Oster – 110V

product-image

    Capacidade 1.7 litros

    Material aço inoxidável escovado

    Cabo isolante

    Desligamento automático

    1200W

    Certificação INMETRO

A Oster é uma marca com excelente reputação no mercado de eletro portáteis e prova mais vez que é capaz de inovar com uma chaleira elétrica que facilita muito a vida das pessoas. Se quiser fazer um arroz, cozinhar legumes, enfim tudo que tiver que cozinhar, pode adiantar fervendo a água na chaleira primeiro. Ela tem 1200W e ferve sua capacidade máxima de 1.7 litros em tempo recorde.

Faça o teste e verá que é um excelente produto para ocupar o lugar de destaque na lista de qual melhor chaleira elétrica é a mais rápida do mercado, além de desligar automaticamente. Não precisa ficar vigiando! Tampa com trava de segurança e base elétrica com pés antiderrapantes e guarda fio. Fabricada com aço inox escovado que não enferruja e nem perde o brilho.

6. Chaleira Elétrica Simmy Cadence CEL310 – 220V

product-image

    1100w de potência

    Botão de segurança na tampa

    Visor transparente nas laterais

    Base elétrica com resistência

    Capacidade 1 litro

    Tomada três pinos

A Simmy da Cadence além de muito compacta é uma chaleira que tem ganhado a simpatia de muitos usuários satisfeitos com sua eficácia. Até um 1 litro de água pode ser fervido com uma velocidade espantosa. São 1100W que combinam bom gosto, charme e visor lateral que deixa monitorar todo o interior da chaleira. Luz de LED indica o funcionamento desta peça de decoração que pode ser usada sem fio na mesa de chá.

O cabo é totalmente isolado e nunca esquenta, o botão de liga e deliga fica bem na posição do polegar e para abrir, basta pressionar um botão bem no centro da tampa. Isso funciona como uma trava de segurança. O bico é também protegido com um filtro e a base interna é de aço escovado. 

7. Chaleira Elétrica Thermo One Cadence 110V

product-image

    Visor lateral

    Capacidade 1.7 litros

    Jarra sem fio

    Nível de ruído bem baixo

    1200W de potência

    Certificação INMETRO

O visor lateral da Thermo One mostra a capacidade máxima de 1.7 litros e acompanha os níveis sempre que precisar ferver mais água. O botão liga desliga está posicionado no acesso do polegar e a luz de LED indica o funcionamento assim que acionar o botão. De qualquer forma, quando a temperatura máxima é atingida ela desliga automaticamente.

O cabo da Thermo One é bem isolado, isso significa que nunca esquenta, mesmo com a água fervendo. A base não desliza pela mesa, isso é segurança do sistema antiderrapante. 1200W de potência que ferve a água muito rapidamente. Aproveite as bebidas quentes durante o inverno com esta chaleira muito econômica.

8. Chaleira Elétrica Black & Decker com Função Chá e Chimarrão KXB

product-image

    Capacidade 2 litros

    2 temperaturas

    Visor lateral

    Luz de LED

    1250W de potência

    1 ano de garantia

A inovação desta chaleira é a opção de duas temperaturas que evitam queimar a língua quando tiver tomando chá ou apreciando um bom chimarrão. O botão do cabo liga e desliga para atingir a temperatura máxima de 100 graus. Entretanto, se quiser uma temperatura menor para chás, basta acionar o botão de LED na lateral para a posição I. Assim que atingir 70 graus, a chaleira desliga automaticamente.

Equipada com visor amplo lateral, você pode monitorar o tempo de fervura e aquecimento. Além do nível de água da capacidade da jarra que é de 2 litros. Com 1250W de potência, tudo ferve muito mais rápido. É só retirar da base e servir à mesa de chá ou na cuia de chimarrão.

9. Chaleira Elétrica Hamilton Beach Prata – 220V

product-image

    Jarra de vidro temperado com 1.7 litros de capacidade

    Iluminação de LED enquanto está em operação

    Base elétrica com pés antiderrapante

    1500W de potência

    Certificação INMETRO

    3 anos de garantia

Antes de falarmos da chaleira elétrica, vamos explicar quem é Hamilton Beach. É um fabricante Americano desde 1904 e que entrou no mercado brasileiro com alguns produtos em meados de 2013. Eles têm um lema em Inglês Good Thinking, que significa Bem Pensado em termos de produtos. É isso exatamente que eles pretendem atingir lançando um modelo de chaleira como este. Totalmente de vidro!

A Chaleira Elétrica Hamilton Beach tem 1.7 litros de capacidade e é de vidro temperado. O efeito da água que ferve ao efeito da iluminação no interior é uma peça de arte. O cabo térmico é revestido de aço inoxidável escovado, com tampa de acionamento com trava de segurança e base elétrica com guarda fio. Assim que acionada, a luz se acende indicando funcionamento e desliga automaticamente quando atinge a temperatura. Realmente uma peça que vai ocupar o centro das atenções!

10. Chaleira Elétrica Pratic Inox CE-06 Mondial – 127V

product-image

    Capacidade 2 litros

    1200W de potência

    Desligamento automático

    Filtro coador no bico

    Alça com isolamento térmico

A Pratic Inox CE-06 da Mondial é uma chaleira para quem quer grandes quantidades. Quando vamos fazer arroz e feijão, mas vamos precisar de muita água fervendo enquanto preparamos tudo. Sem problemas, a Pratic tem capacidade para 2 litros. São 1200W funcionando para dar conta do recado rapidinho. Ferve muita água de uma só vez!

Desligamento automático e cabo com isolamento térmico complementam a lista de funcionalidades. É uma chaleira indispensável no preparo de tudo que precisamos de água fervendo para economizar tempo e espaço no fogão. A tomada de três pinos é padrão e a base elétrica tem resistência de alta sensibilidade, por isso sua rapidez na fervura.

Guia de Compras

Com as opções que selecionamos fica mais fácil decidir por um modelo específico. Foram considerados aspectos de funcionalidades e características importantes dos produtos. Contudo, a decisão de escolher o modelo ideal recai sempre em sua responsabilidade. Só você sabe como vai utilizar sua chaleira, como vai economizar tempo na preparação dos alimentos com muita água fervendo à disposição.

Eu sempre gosto de ter muita água fervendo enquanto faço arroz, feijão, macarrão e até alguns legumes cozidos. Uma chaleira elétrica economiza muito tempo e não ocupa todo o espaço de panelas e chaleiras convencionais em cima do fogão. Nós conhecemos todos os inconvenientes, por isso juntamos as possíveis soluções. Boa escolha!

Como Escolher a Melhor Chaleira Elétrica?

Escolher a chaleira perfeita pode ser algo que precisa ser decidido enquanto tomamos uma xícara de café quentinho, ou um chá no inverno. Mas, juntando ao seu cafezinho, aqui vão alguns pontos que devem ser levados em consideração e podem facilitar a escolha. Quando seguir este roteiro via perceber que é como adoçar o conteúdo da sua xicara!

  • Tempo de aquecimento: O tempo é um fator muito sério quando estamos na cozinha e precisamos terminar muitas tarefas bem rapidamente. Além, é claro do fator espaço. O tempo de fervura é um aspecto que deve ser levado em conta quando estamos cozinhando. Quanto mais rápido, melhor!
  • Manutenção da temperatura: O material de confecção das chaleiras combina com o desenho que mantém um controle automático de temperatura em alguns modelos. Isto é, após a fervura é importante manter a água em temperatura ideal. Por isso, confira o isolamento do material e o controle de temperatura. Isso vai facilitar sua vida.
  • Potência: Todos os produtos eletroeletrônicos no Brasil recebem a certificação do INMETRO, basta conferir e poderá verificar o consumo do produto. Entretanto, vale a pena lembrar que a potência está diretamente relacionada ao tempo de fervura e o consumo de energia. De modo geral, quanto maior a potência, mais rápido a água é fervida!
  • Capacidade: Quando estiver fazendo macarrão, cozinhando legumes, fazendo arroz e feijão, vai apreciar água fervendo em abundância sem ter que ficar enchendo a chaleira o tempo todo. Uma boa capacidade de água economiza tempo, mas pode ser uma compacta também a solução para a sua necessidade específica.
  • Segurança: O fator segurança é um item que deve ser levando em consideração, não somente se tiver crianças em casa, mas para todas as pessoas. Uma chaleira deve ter isolamento térmico no cabo, deve ter trava na tampa que impede a abertura se não for totalmente seguro, pés antiderrapantes para não ficar deslizando pelo balcão da cozinha e tomada de três pinos com instalação de fio terra na tomada da sua casa. Confira se o modelo que escolheu desliga sempre que retirar da base elétrica.

Chaleira Elétrica

Passo a Passo: Como Limpar e Remover a Calcificação da Chaleira Elétrica?

Vamos dividir este questionamento em dois cenários: Primeiro, o lado externo da chaleira. Para tanto, deligue da tomada e limpe com um pano úmido toda a parte lateral. Mas, nunca molhe a base e nem a parte inferior da chaleira. Estes dois pontos são os contatos com o fornecimento de energia elétrica. Portanto, nada de água!

No segundo cenário, quando vamos lidar com a parte interna que acumula depósitos de calcificação por causa dos minerais da água, temos algumas sugestões:

  • Usando limão: Apesar da recomendação do fabricante insistir que somente água deve ser usada na chaleira, vamos usar limão para limpar. Precisamos do suco de um limão de tamanho médio. Junte meio litro de água ao seu suco e coloque na chaleira. Deixe repousar por uma hora e depois ferva a água até desligar automaticamente. Jogue a água fora e enxague bem até tirar todo o cheiro do limão.
  • Usando vinagre branco: Misture partes iguais de vinagre e água dentro da chaleira e deixe por uma hora antes de ferver até desligar automaticamente. Enxague até remover todo cheiro do vinagre, mesmo que tiver que ferver novamente com água limpa. Esta operação pode ser repetida várias vezes até remover os depósitos de cálcios que se forma no interior da chaleira.
  • Bicarbonato de sódio: Separe uma colher de sopa de bicarbonato e junte à capacidade da chaleira. Deixe repousando por uma hora e ferva até desligar. Enxague várias vezes para remover traços do bicarbonato e, pronto, sua chaleira está limpa. Repita mais vezes se precisar.

Qual a Melhor Chaleira Elétrica?

Uma chaleira na cozinha é algo tão comum, mas uma com jarra de vidro temperado, efeitos de luzes e sem ruído algum é o centro das atenções. Entretanto, a razão da nossa escolha foi além do aspecto da peça, o desempenho chamou nossa atenção. Ficamos com a Chaleira Elétrica de Vidro da Hamilton Beach Prata para compor o cenário da nossa cozinha. Quando tiver um tempinho, passe para tomar um café conosco!

Referências

4 Eletrodomésticos Para Facilitar A Rotina Na Cozinha - Tudo Gostoso