author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Quando estiver sofrendo os efeitos do calor intenso, nada mais ameno que a brisa de um ventilador para deixar a temperatura ambiente mais confortável. O vento fresco fica tão portátil que pode ser usado em cima da mesa, no canto da sala, enfim onde estiver quente, não há limites para o uso de um refrescante ventilador.

As muitas opções do mercado podem confundir na hora da escolha. Não deixe que o calor do meio influencie a sua decisão. Escolha o ventilador que vai transformar o seu espaço pessoal em um grau avançado de conforto, com ar circulando e o termômetro baixando! Selecionamos os 10 melhores ventiladores para os diferentes ambientes da sua casa ou trabalho.

Qual a Melhor Marca de Ventiladores?

A tradição de mercado mostra que as marcas desempenham um papel importante na qualidade do produto. A preocupação em manter um padrão elevado deixa os fabricantes mais preocupados com as expectativas dos consumidores. Esta pesquisa mostra que testamos algumas marcas e selecionamos três nomes para comentarmos:

  • Mondial: Uma empresa Brasileira, com mais de 20 anos de tradição no mercado de eletrodomésticos, oferece uma extensa linha de produtos de ótima qualidade e excelente custo/benefício. Os ventiladores desta marca são a comprovação desta dedicação.
  • Arno: A Arno existe no cenário Brasileiro desde 1940. Já foi comprada por outras marcas, mas sempre manteve a tradição de qualidade. Os ventiladores da marca Arno atestam a durabilidade, o esmero e a funcionalidade. Uma marca a ser considerada.
  • Mallory: Uma empresa que fabrica, importa e distribui linhas de eletro portáteis para toda sua casa. Sala, cozinha, cuidados pessoais, circulação e ventilação.

Quais os Diferentes Modelos de Ventiladores?

Quando o assunto é ventilador, as opções podem abranger vários pontos de ação. Isto é, de onde o vento sopra! Podemos encontrar modelos espetaculares para o uso em cima de móveis, em espaços menores da casa, nos corredores, etc. Explore as possibilidades:

  • Mesa: Ventiladores de mesa são realmente portáteis, além de serem desenhados para um fluxo quase que direcionado. Nada de ventos malucos que voam os papéis para o ar! São mais fáceis de controlar e manusear.
  • Coluna: Os ventiladores de coluna, apesar de portáteis servem muito bem para ocupar um canto estratégico da sala. Oscilam em uma amplitude que mantém o ar circulando entre 50 centímetros a 2 metros de altura do piso.
  • Teto: Inventado nos anos 40, este tipo de ventilador é ideal para um refrescante verão, como também pode funcionar como um abafador de ar quente no inverno. O ar quente que sobe dos aquecedores é ventilado de volta ao ambiente. Além de acalmar as temperaturas, o ventilador de teto serve também para manter insetos voadores à distância.
  • Parede: Quase a mesma função dos ventiladores e teto, porém com potência suficiente para acompanhar a estrutura de um ambiente, ocupando mínimo espaço na altura das paredes. Geralmente, são equipamentos com lâminas maiores e mais potentes.

Melhores Ventiladores

1. Ventilador de Mesa NV-15-6P Maxi Power 30 cm – Mondial

product-image

    Botão de oscilação

    Opção de 3 velocidades

    Ajuste de inclinação

    Tomada de dois pinos

    Hélice de 6 pás

Muitas pessoas afirmam que os melhores ventiladores são aqueles no modelo de mesa. Pois, têm a flexibilidade de mover para todos os locais, além de poder ser afixados também em alguma parede da casa. O Maxi Power NV15 com hélice de 6 pás mede somente 30 centímetros de diâmetro, mas é potente o suficiente para refrescar seu dia.

A Mondial inovou com a introdução da tecnologia de 6 pás em suas hélices. O Maxi Power tem 3 velocidades, um motor elétrico de 50W muito silencioso e ajustes de inclinação e oscilação. Fácil de limpar, basta remover a grade e passar um pano molhado na hélice. 

2. Ventilador de Mesa Maxi Power 40 cm – Mondial

product-image

    Grade e Hélice desmontável e removível para limpeza

    Motor de 140W

    Baixo nível de ruído

    Ajustes de oscilação e inclinação

    3 velocidades.

O Maxi Power de mesa da Mondial é muito silencioso, além de causar uma onda de vento bem forte. São 140 watts de potência no motor elétrico de 3 velocidades e hélice de 6 pás. Ajustes de inclinação e oscilação facilitam o posicionamento do ventilador em cima da mesa, sem causar ventania nos papéis.

Agora não há mais desculpas para ficar derretendo no calor de mil graus! A Mondial lançou no mercado o Maxi Power, com todas as funcionalidades de um produto com tecnologia de ponta por um preço bem econômico. Confira e verá que não precisa mais sofrer da exaustão que as altas temperaturas provocam em nossos corpos.  

3. Ventilador de Coluna, Delfos TS+, Mallory 110V

product-image

    Motor de 126W de potência

    Hélice de 6 pás

    Haste com altura regulável

    Ajustes de inclinação e oscilação

    Ação Turbo

    Grades removíveis para limpeza.

Na opção de ventiladores de coluna, vale a pena considerar o Delfos TS+ da Mallory. Sua ação turbinada refrigera o calor mais intenso. A regulagem da coluna pode proporcionar uma amplitude maior de cobertura de ventilação. São 6 pás que funcionam para otimizar a hélice deste padrão de 40cm com o maior fluxo de vento da sua categoria.

Ideal para usar nas noites quentes, pois além de eficaz na ventilação turbo é ainda bastante silencioso. Vale lembrar que os eletroeletrônicos no Brasil são regulados pelo INMETRO e recebem certificação de desempenho. O Delfos TS tem classificação A, que significa bastante econômico em consumo de energia.

4. Ventilador de Mesa Ultra Silence Force VU40 40cm Arno – 127 V

product-image

    Equipado com motor elétrico de 126W

    3 velocidades

    Função Eco Fresh que economiza no gasto de energia

    Muito silencioso

    Certificado INMETRO

O Ultra Silence da Arno é um ventilador de mesa de 40 cm de diâmetro. De acordo com alguns comentários de usuários. É um dos menores com o maior fluxo de vento do mercado! Indiscutivelmente, o melhor ventilador de mesa, segundo outros. Muito silencioso e certificado como aparelho que consome menos energia, o Ultra Silence Force tem 3 velocidades, ajustes de oscilação, inclinação e função Eco Fresh.

Ele é totalmente desmontável, com grades removíveis para facilitar a limpeza. Equipado com uma função específica que quando acionada, pode economizar até 20% no consumo de energia. Portanto, na sua escolha por um ventilador de mesa com tradição e eficiência não deixe passar o Ultra Silence da Arno. Uma garantia no mercado de eletroeletrônicos. Certificação INMETRO.

5. Ventilador de Mesa Desmontável Ultra Silence Force VD40 Arno – 110V

product-image

    40 cm diâmetro e motor de 126W

    Desmontável para fácil armazenamento

    Ajustes de inclinação e oscilação.

    3 velocidades

    Hélice com 6 pás

A Arno inova com um modelo que traz a competência da série Ultra Silence Force, mas com o diferencial de ser um ventilador totalmente desmontável. Qual é a vantagem nisso? Por ser capaz de separar em partes menores, o armazenamento é mais prático. No inverno, basta desmontar e fica mais fácil colocá-lo em uma caixa em cima do guarda-roupa.

Considerada por muitos usuários como a melhor marca de ventilador, a Arno cumpre a promessa de oferecer um produto que é o mais forte e mais silencioso já fabricado. Este modelo da série está equipado também com uma função que promove economia de 20% no consumo de energia, isso é mais dinheiro no bolso!

6. Ventilador de Coluna, Air Timer Style TS+, Mallory – 110V

product-image

    Controle remoto

    Motor elétrico de 126W

    Garantia de 1 ano

    Hélice com 6 pás

    Air Timer

Em uma lista para selecionar qual o melhor ventilador, provavelmente teríamos de considerar funcionalidades que superam as expectativas. Que tal um ventilador de coluna com controle remoto? É isso que a Mallory disponibiliza no modelo Air Timer Style TS+ com 6 pás de 40 centímetros de diâmetro.

O controle remoto permite programar tempo de funcionamento, escolha de velocidades e liga e desliga. Tudo com um toque no painel touch. A opção de controle remoto não elimina os controles que também estão acessíveis na coluna do ventilador. Haste regulável, oscilação e inclinação ajustáveis, velocidades e um nível baixíssimo de ruído deixam o modelo da Mallory entre as melhores alternativas para os dias quentes da vida!

7. Ventilador de Mesa Mini 20 cm Ventisol – 220V

product-image

    Mini ventilador de 20cm

    2 velocidades

    Duas opções de base e clipe de ajuste

    Ajustes de inclinação e oscilação

    Motor de 14W

Se você procura uma opção de ventilador portátil, a Ventisol lançou o Mini de 20 cm de diâmetro. Um ventilador de mesa que pode funcionar em uma base sólida ou, quando desacoplado, para ser usado com um clipe que se fixa nas extremidades das mesas.  O Mini 20 da Ventisol tem o tamanho certo para pequenos espaços. Com 2 velocidades, é bem econômico para ser usado por horas seguidas.

O nível de ruído deste mini ventilador é mínimo. Isso garante um sono tranquilo ou nenhuma distração no seu ambiente de estudo ou trabalho. Ele foi desenhado com duas opções inteligentes de uso. Uma base estável deixa o ventilador pronto para ser usado sobre qualquer superfície, e um clipe com molas resistentes que pode ser usado na cabeceira da cama, na beirada das mesas, enfim quem qualquer lugar onde o clipe for aplicado.

8. Ventilador de Teto Fênix 370 Ventisol 127V

product-image

    Lustre com globo central e duas lâmpadas

    Haste, rolamentos e capa do motor em aço

    Acompanha chave CV3

    Três hélices anatômicas

Os ventiladores de tetos são uma ideia incrível para acabar com o calor que fica estagnado na parte superior dos ambientes. O Fênix 370 da Ventisol é silencioso e pode funcionar por longos períodos de tempo sem incomodar. Está equipado com 3 pás ergonomicamente desenhadas para produzir os maiores fluxos, sem ruídos e com consumo certificado pelo INMETRO como classificação A, de menor consumo e mais eficiência.

O modelo tem iluminação central com espaço para duas lâmpadas em um globo difuso. Haste sólida e aço e pás de aproximadamente 96 cm de comprimento dão o toque final de eficácia para acabar com o calor. Vem completo com interruptor de parede com controle de velocidades e liga/desliga. Todos os comentários sobre o produto por usuários têm alcançado unanimidade com nota dez para desempenho.

9. Ventilador de Mesa Ultra Silence Force Repelente Líquido 40 cm Arno – 110V

product-image

    Ajustes de inclinação e oscilação

    Alça para transporte

    Recipiente de repelente de mosquitos

    6 pás

    Motor de 130W

Para se manter sempre à frente, a Arno lança um modelo inovador da série Ultra Silence. Trata-se do ventilador de mesa de 40cm de diâmetro que vai dissipar todos os mosquitos e pernilongos do seu ambiente. Ele vem equipado com um dispositivo repelente que acaba com os incômodos e o perigo de doenças provocadas por estes insetos. Basta remover a chave central, e embaixo do símbolo ARNO você pode acessar o recipiente do repelente.

Todos os quesitos de funcionalidade foram mantidos neste modelo com repelente. Força maior de vento, nível de ruído menor e certificação INMETRO. Motor de 130W com 6 pás que agora além de refrescar, deixa o ambiente livre de voadores. Isso garante proteção para toda a família.  

10. Ventilador de Mesa Bravio VT-31-6P Mondial – 220V

product-image

    Motor turbo de 50W

    Alça de transporte

    Certificação INMETRO

    Hélice de 6 pás

    Super silencioso

O Ventilador de Mesa Bravio da Mondial tem um motor de 50W que funciona em modo turbo, combinando ausência de ruído e 6 pás que movimentam um fluxo maior de ar. São três velocidades que proporcionam o conforto de uma brisa refrescante no seu ambiente. Ajustes de oscilação e inclinação, além da alça de transporte deixam este modelo ideal para seu lar.

O quarto das crianças fica mais aconchegante com o silêncio da brisa do Bravio Turbo. Certificado pelo INMETRO e classificado com eficiência A em consumo, este ventilador por ser desmontado para armazenamento e limpeza. Tudo removível e fácil de montar novamente. Para usar na mesa ou na parede, este é um modelo versátil.

Guia de Compras

Selecionamos uma coleção de opções de ventiladores que classificamos como os 10 melhores para comprar em 2021. Vamos amenizar o calor da busca, já que podemos auxiliá-lo a encontrar uma brisa de ar fresco! Siga conosco e perceba como tudo fica mais fácil.

Como escolher o melhor Ventilador?

Muitas marcas reivindicam o espaço de melhor no mercado dos ventiladores. Inovam e agregam tecnologias para facilitar nossa vida cada vez mais. O consumidor é que sai ganhando nesta disputa entre os grandes. Por esta razão é que deixamos alguns pontos claros sobre os cuidados na hora da compra. Fique esperto!

  • Tipo de ventilador: Decida pelo tipo que precisa. Pode ser de mesa, coluna, teto e de parede. Todos os ventiladores operam no mesmo princípio de hélices que movimentam as moléculas do ar, amenizando a temperatura e deixando o ambiente com graus abaixo do calor externo.
  • Tamanho do aro: Isso determina também o tamanho das pás da hélice do ventilador. Quanto maior em comprimento e em quantidade, melhor o fluxo de vento que o motor renova a cada instante. Por exemplo, nos modelos modernos, as três pás antigas foram substituídas pela tecnologia de 6 pás. Portanto, quanto maior o aro, mais vento!
  • Recursos e funcionalidades: A quantidade de pás otimiza a vazão de vento, as opções de velocidades facilitam a escolha do melhor fluxo. Os ajustes de oscilação e inclinação ajudam a encontram o ponto de conforto. Modelos com controle remoto facilitam ainda mais a vida. Ninguém merece, um calor danado e ainda ter que lutar com o ventilador o tempo todo. Junte todos estes recursos e funcionalidades em sua lista de escolha.
  • Ruído: Se estiver escolhendo um ventilador para o quarto do bebê, observe as especificações técnicas sobre o nível de ruídos. Os modelos mais recentes são equipados com tecnologia que deixa a operação do ventilador mais silenciosa. Fique de olho nos dados do fabricante.
  • Consumo de energia: Outro quesito importante, porém, mais fácil de avaliar. O INMETRO certifica todos os equipamentos eletroeletrônicos no Brasil. Procure pela classificação A (menor consumo e maior eficiência de energia).

mulher proxima ao ventilador

O que é melhor: Ventilador ou Climatizador?

A escolha de uma opção sobre outra depende de vários fatores. Por exemplo, um climatizador age como umidificador do ambiente. Indicado para regiões com climas mais secas, mas podem ser inconvenientes em regiões mais úmidas por não deixar o líquido do recipiente evaporar. Em alguns casos, a umidade do ar do climatizador, combinada com alta temperatura pode ficar desconfortável.

Um ventilador produz rajadas de vento que se movem pelo ambiente. Refresca o calor intenso e não interfere com a umidade do ar. São mais portáteis que os climatizadores e não necessitam cuidados com níveis de água, etc. Um ventilador é ideal para qualquer região, enquanto que os climatizadores não funcionam muito bem em regiões úmidas.

Como fazer a limpeza e manutenção do ventilador?

A tecnologia mais moderna em alguns modelos permite até que os ventiladores sejam desmontados com muita facilidade. Isso serve para facilitar a limpeza e o armazenamento. Para limpar externamente, use um pano úmido com produtos neutros.

Retire o fio da tomada, separe as grades e tenha acesso às lâminas que podem ser limpas da mesma forma. Entretanto, se quiser retirar a hélice é só soltar o botão rosqueado na parte central. Observe que a rosca é contrária, portanto para soltar, você deve girar no sentido horário. Lave tudo e seque bem antes de montar novamente o ventilador.

Como fazer o ventilador parar de virar para o lado?

Este é um movimento de oscilação. Permite que o ar seja direcionamento de um lado a outro do ambiente. Mas, se quiser que o vento seja direcionado a um ponto especifico, basta levantar o botão que está localizado na parte traseira, bem acima da capa do motor. É uma trava que permite o eixo girar com uma combinação de engrenagens para um lado e para o outro. Levantado, o vento é direto, pressionado, a oscilação começa.

Qual o consumo de energia de um ventilador?

Em todos os modelos, é possível conferir a certificação oficial que indica a classificação de consumo do produto. INMETRO é o órgão que regula o desempenho na economia de energia. Geralmente, um ventilador é classificado como A, que significa maior eficiência e menor consumo.

Qual o melhor Ventilador?

A nossa opção por ventilador específico foi tomada com a preocupação do espaço no inverno. Parece que ficar olhando para o ventilador sem uso deixa o inverno mais longo! Mas, enfim, o espaço que o ventilador ocupa no verão é excelente, mas no inverno ele fica no caminho, por assim dizer.

A nossa escolha foi por uma inovação no mercado, que permite desmontar o ventilador para limpar e armazenar. Isso é praticidade e funcionalidade, portanto a nossa escolha foi para o Ventilador de Mesa Desmontável Ultra Silence Force VD40 da Arno.

Referência

Como Limpar Ventilador: As Principais Formas e Dicas Para Limpar- Decorfacil