author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Para quem quer aumentar a velocidade do PC ou notebook, selecionamos 10 modelos dos melhores SSD que você pode comprar em 2021. Mas, antes, entenda a diferença e a razão de tanta velocidade que prova que um SSD é a solução ideal para um upgrade do seu Computador.

Um HD (Disco Rígido) como o próprio diz, é um disco que gira e armazena as informações do PC. O SSD (Um disco de Estado Sólido), quer dizer, sem as partes móveis que giram como em um disco HD, por ser sólido, armazena informações muito mais rápidamente, responde aos comandos mais rápido ainda e acelera a produção, sem gastar mais energia.

Familiarize-se com as siglas:

  • HD (Hard Drive) – Disco Rígido.
  • SSD (Solid State Drive) – Disco de Estado Sólido.

O que é o SSD e quais são as vantagens e benefícios de investir em um?

Um SSD instalado em seu PC é como aumentar em 10 vezes a velocidade de armazenamento de dados, de processamento e até de iniciação. Isto é, todas as vezes que ligar o seu computador não terá a sensação de que está dando início a um voo.

O HD, como é um disco que gira a alta velocidade, precisa alcançar altas rotações antes de processar informações. Um SSD é um disco em estado sólido, isto é, sem as partes que giram. Armazena tudo mais rápido, processa e dá início às suas atividades quase que instantaneamente.

Qual a melhor marca de SSD?

Os maiores fabricantes disputam cada espaço do mercado com invenções incríveis. Recentemente, uma empresa anunciou o lançamento do SSD mais rápido do mundo. Outras reivindicam capacidade de armazenamento muito maior. No final, a escolha é a opção pelo melhor na sua categoria. Dois nomes sobressaem nesta batalha de melhor marca de SSD:

  • SanDisk. Com modelos de maior robustez, maiores velocidades e alto desempenho de inicialização. Os SSD Plus da SanDisk, desligam o PC mais rapidamente, acelera as respostas aos aplicativos e transferem dados em alta velocidade.
  • Samsung anunciou a criação e o lançamento do SSD mais rápido do mundo! Os modelos da Samsung demonstraram um avanço considerável em desempenho e velocidade em comparação aos atuais SSDs.

Melhor SSD

1. SSD Interno Samsung 860 EVO 500 GB

product-image

    500GB de espaço

    Velocidade Gravação: até 520 MB por segundo

    Leitura: até 550 MB por segundo

    SSD Interno

    Garantia de 5 anos.

Seguindo a promessa de ser o mais rápido do mundo, a Samsung oferece o 860 EVO com tecnologia que conecta tudo mais rápido. Processa dados em velocidades superiores aos outros da sua categoria, além de oferecer uma garantia de 5 anos, ou um milhão e meio de horas de funcionamento.

O 860 EVO é um SSD interno e foi criado para lidar com alta demanda de vídeos e arquivos mais pesados. A instalação interna é simples e acompanha um manual com detalhes. Compatibilidade com todas as Windows, além de MAC OSX e Linux.

2. SSD Externo Portátil Sandisk Extreme 500GB

product-image

    À prova d’água e queda

    Desenho que permite portabilidade como chaveiro

    Cabo USB com opções tipo C e A

    SSD Externo

Se você trabalha com edição de vídeos e já usa um HD externo, está na hora de parar de sofrer! Faça um teste com o SSD Externo da SanDisk de 500GB. O Extreme é bem menor em tamanho, quase mini, mas com uma capacidade gigante de processar várias informações, incluindo efeitos 3D, edições, cortes de vídeos, 4K, etc. Tudo fluído, sem engasgar ou interromper o fluxo. 

Ele incorpora desempenho e a portabilidade que encantam os usuários. Arquivos de imagens com alta resolução e rápido acesso também são uma peculiaridade do Extreme da SanDisk. Tenha um computador renovado, quer seja um notebook, tablet ou até mesmo seu celular. Todas as conexões com cabo USB e tipo C e A são compatíveis.

 

3. SSD Kingston SA400S37

product-image

    SSD Interno de 480GB

    Velocidade de leitura: 500MB por segundo

    Aumenta velocidade do PC em 10 vezes

    Desenhado para encaixe perfeito

É muito comum ouvir de pessoas que instalaram o SA400 da Kingston que o notebook ou PC ganharam vida nova com o SSD de 480 GB, com amplo espaço para fotografias, vídeos e arquivos pesados. Não só o armazenamento, mas também o funcionamento dos equipamentos ficou bem mais rápido.

O SSD da Kingston é de fácil instalação e pode ser inserido em notebooks e PCs. O manual do proprietário vem completo com instruções de instalação e configuração. O espaço enorme de 480GB, combinado com a velocidade bastante alta do SA400 é a resposta para uma atualização dinâmica do seu equipamento. Não sofra mais com tanta demora!

4. SSD Sandisk Plus 240GB

product-image

    240GB de espaço

    Velocidade de leitura até 530MB por segundo

    Velocidade de escrita até 440MB por segundo

    Instruções passo a passo de configuração

O modelo Plus da SanDisk, uma das melhores marcas de SSD, otimiza em até 20 vezes mais rápido o desempenho do seu HD convencional. A gravação dos dados no SSD é rápida, a leitura é bem mais rápida ainda. A ScanDisk, pioneira na tecnologia do SSD, disponibiliza neste modelo um controle de arquivos e aplicativos para sua melhor interação.

Além da velocidade de operação, o SSP Plus acelera a inicialização do PC, sem absolutamente nenhum daqueles sons eletrônicos que ouvimos quando o HD está trabalhando. Silencioso e rápido, uma flecha de informações que facilita o seu trabalho em leitura e armazenamento de dados pesados. Substitua o seu HD e note a diferença!

5. SSD V-NAND 970 EVO PLUS SAMSUNG – 500GB

product-image

    SSD 500GB

    Protetor Térmico

    Instalação simples com clonagem dinâmica do HD

    Velocidade de leitura 3500 MB por segundo

    Velocidade de gravação 3300 MB por segundo

A Samsung deixa bem clara a respostas para uma pergunta que muitos fazem sobre qual o melhor SSD. Obviamente, um EVO PLUS 970 por ser mesmo a solução para muitos trabalhos que demandam intenso fluxo de dados, interação e troca de informações em 4K ou atividades 3D. A velocidade de leitura e de gravação quase se equiparam bem perto de 3.500 MB por segundo.

Além da instalação simples, um sistema de clonagem desenvolvido pela Samsung substitui o HD do seu PC, replicando todos os mínimos detalhes dos arquivos. Nada é perdido. Com velocidade turbo de leitura e escrita, foi necessário a incorporação de um sistema de Proteção Termal, que deixa o SSD operar em temperaturas de até 70 graus.

6. SSD Sandisk Plus – 120GB

product-image

    SSD 120GB

    Aumenta 20 vezes a velocidade do PC

    Leitura de 530MB e escrita 400GB

    Compatível com todos os sistemas

    Programa de instalação com dashboard de controle

Na categoria de qual melhor SSD poderia ser econômico, com excelente custo/benefício e ainda assim impactar no seu PC? A resposta mais curta e direta é um SSD Plus de 120GB, com velocidade de leitura de 530MB por segundo e escrita de 400MB por segundo. Em uma faixa de preço bem acessível, você pode revolucionar a maneira que o seu PC ou notebook vem operando até hoje.

Não se engane por causa do preço mais em conta, pois isso não compromete a qualidade do SSD PLUS que vai aumentar 20 vezes mais a velocidade de acesso, inicialização, operação e interação com os dados do seu PC ou notebook. Compatível com todos os sistemas operacionais, esta é a forma mais inteligente de alcançar níveis mais elevados de velocidade com o velho computador!

7. SSD CRUCIAL BX500 Micron – 240GB

product-image

    SSD de 240GB

    Fácil instalação com ferramentas inclusas

    SSD Interno

    Velocidade de Leitura: 540MB por segundo

Se você já se questionou como é possível seu celular ser mais rápido no processamento de informações do que seu notebook ou PC. A resposta a esta questão é bem simples. Seu celular opera com uma memória chamada flash. Incorpore uma memória flash no seu computador e verá que vai chegar bem perto de poder, literalmente, levantar voo! Explicamos este detalhe importante para esclarecer que o SSD Crucial BX500 adiciona memória flash em seu computador.

Um Sistema de clonagem dinâmica na instalação facilita a substituição do atual HD pela tecnologia do SSD Crucial. Com velocidade de leitura de 540MB por segundo, o seu computador vai passar por um upgrade sem os custos absurdos de trocas de CPU. Deixe seu computador compatível com a velocidade de processamento do seu celular, com memória flash!

8. SSD CRUCIAL BX500 Micron – 240GB

product-image

    Velocidade máxima de leitura de até 545 MB por segundo

    Velocidade máxima da escrita de até 465 MB por segundo

    Proteção Térmica até 70 graus de operação

    Instruções e adaptadores de baia inclusos.

    SSD interno de 140GB

A velocidade do SSD WD Green é de 545MB por segundo para leituras. Isso significa que seu computador já vai acessar informações em velocidades astronômicas, comparado com o seu atual HD. O WD Green não tem partes móveis e nem giratórias. Sua operação é muito silenciosa.

Quando trocar o HD da sua máquina por um SSD, tenha certeza de que encontrou o dispositivo correto. Às vezes um número infinitamente maior de GB em seu SSD pode não ser necessário. Um SSD de 240GB proporciona espaço para arquivos pesados, jogos que demandam muita memória, funções 4K e 3D, fotos, vídeos e streamings. A velocidade de leitura e escrita são comprovadamente mais intensas com um SSD instalado em sua máquina. Faça isso hoje mesmo e economize tempo e dinheiro!

9. SSD PLUS SanDisk – 1TB

product-image

    SSD de 1TB

    Velocidade de Leitura de até 535MH por segundo

    Gravação de 450MB por segundo

    SSD interno

A SanDisk inovou em tamanho. 1TB de armazenamento é muito mais do que podemos utilizar em um tempo comum. Ainda mais, tratando-se de um SSD de altíssimo desempenho! Para acelerar a velocidade de operação do seu computador, não gaste dinheiro desnecessário. Escolha um SSD para otimizar o desempenho, a inicialização e fluxo de informações no seu PC ou notebook. O SSD PLUS da San Disk tem um 1TB para lidar com os arquivos mais extensos e pesados do seu dia a dia.

A instalação é muito simples, acompanha instruções detalhadas e programas de clonagem dos dados do seu antigo HD. Sem corromper arquivos. Como não tem peças móveis ou rotativas, o funcionamento do SSD Plus é silencioso e rápido. Uma ignição faísca e seu computador está em pleno funcionamento. Sem ruídos eletrônicos de um foguete que está prestes a levantar voo.

10. SSD WD Green – 240 GB

product-image

    SSD interno de 240GB

    Fácil instalação acompanha instruções

    Programa de clonagem com antigo HD

    Compatível com todos os sistemas operacionais.

O desempenho de um computador é a preocupação de muitos usuários que querem baixar arquivos pesados, além de poder trabalhar com muitas imagens e resoluções de 4K e programas com 3D. Um bom HD pode armazenar arquivos maiores, mas a frustração está na velocidade lenta da interação com as informações. Um SSD, além de armazenar informações, ele otimiza todas as funções do PC. Inicialização mais rápida, acesso relâmpago aos arquivos e praticidade nas formatações.

O WD Green reúne todos esses aspectos em um SSD eficiente para o seu notebook ou PC. Comprove o que dizemos. Se realmente está buscando maior velocidade, maior capacidade de armazenamento e recuperação de informações, não deixe passar o SSD WD Green de 240GB. É uma forma de dar um upgrade no seu sistema, sem formatar nada, simplesmente usando um programa do próprio SSD que clona todos os arquivos na substituição do seu HD.

Guia de compras

Selecionamos os melhores SSD e explicamos suas aplicações e funcionalidades, entretanto algumas necessidades específicas demandam medidas extremas. Um SSD de 1000MB de velocidade pode ser o ideal, mas um que tenha armazenamento de 1TB pode ser a melhor alternativa. Nossa expectativa é facilitar sua escolha entre várias opções.

Como escolher o melhor SSD?

Listamos alguns quesitos importantes que podem simplificar o processo de escolha do melhor SSD. Sem uma ordem específica, vamos descrever cada um dos pontos que devem ser considerados.

  • Compatibilidade de conexão. Um SSD, ou qualquer outro dispositivo de armazenamento no seu PC ou notebook, deve se conectar ao sistema através de um portal que chamamos de SATA. Ele é um padrão de conectividade e interface que possibilita a instalação de dispositivos como HD e SSD à placa mãe do computador. Portanto fique de olho. O seu SSD tem que ter compatibilidade SATA.
  • Capacidade de armazenamento. Esta funcionalidade pode ajudar a decidir. Contudo, um SSD com preço mais econômico em torno de 240GB de armazenamento é suficiente para provocar uma mudança incrível no seu computador. Obviamente, quanto maior o armazenamento, maior a velocidade de leitura e gravação do SSD.
  • Velocidade de leitura e gravação. Após a instalação do seu SSD, a velocidade de leitura e de gravação do dispositivo podem ser percebidas muito claramente. Observe os padrões de velocidade em ambas as condições. Confira nas especificações técnicas.
  • Tamanho. É possível encontrar um SSD externo que se conecta em um portal USB e funciona da mesma forma que um SSD interno. A opção de externos é bastante extensa, desde um modelo mini com configuração de chaveiro, até modelos mais sofisticados. O tamanho físico não tem nada a ver com a potência e capacidade. É uma escolha pessoal. Você quer um instalado internamente, substituindo o HD, ou prefere um modelo que usa um cabo USD e é utilizado de forma externa, como opção de periférico?

pessoa segurando ssd

 

Como instalar o SSD?

Nós podemos escolher entre duas opções de instalação do SSD no seu PC. É possível instalação interna, substituindo o HD, que é removido e ainda pode ser usado se quiser adquirir uma case especialmente desenhada para que o HD possa ser usado com cabos externos.

Ou, é possível encontrar vários modelos de SSD externos, que são conectados por cabo USB nos portais. Para a instalação interna, recomendamos uma visita ao seu técnico. Para o modelo externo é somente Plug & Play, seguindo as instruções de configurações e a clonagem que será feita do SSD aos dados do HD.

Como saber se posso colocar um SSD no meu notebook?

Se o seu computador ou notebook estiverem lentos e ainda não tem um SSD, significa que os dados estão sendo acessados com uma velocidade mais baixa. Para testar um SSD no seu notebook, faça a opção por um modelo externo. De imediato é possível notar a diferença.

Ou, alternativamente, pode optar por um modelo interno. Neste caso, sugerimos que visite o seu técnico de confiança. Ele pode instalar e até sugerir modelos mais econômicos com o mesmo grau de eficiência. Normalmente, todos os SSD são compatíveis com todos os sistemas operacionais.

Quais as diferenças entre o SSD e o HD?

Um HD é um disco que gira e tem partes móveis que fazem muito barulho quando são iniciadas e são mais lentas para acessar informações. Um SSD não tem partes móveis, é um dispositivo dinâmico com inputs instantâneos.

Um SSD pode ser definido por especificações técnicas que mostram as velocidades de leitura e de gravação da memória do dispositivo. Um HD, sempre que acessa uma informação tem que girar o disco até o exato espaço onde estiver armazenada. Isso é tempo consumido. Um SSD é instantâneo.

Como saber qual SSD é compatível com seu notebook?

Antes de comprar o seu SSD, leia as especificações técnicas com cuidado e confira a compatibilidade com a sua máquina. Geralmente, os SSD são compatíveis com todos os sistemas operacionais, contudo vale a pena conferir mais uma vez!

Qual o melhor SSD?

A escolha de uma ferramenta de trabalho deve ser feita de acordo com as necessidades. Em nosso caso, com tantas edições de vídeos, imagens 4K e programas pesados de 3D, temos que optar por um armazenamento com enorme capacidade. A nossa escolha foi para SSD PLUS SanDisk - 1TB. Podemos armazenar até jogos inteiros, além de cuidar dos nossos streamings sem nenhum problema e com alto índice de velocidade!

O que é um SSD? Tudo sobre Solid State Drives- Tecnoblog