author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Para quem gosta de fazer as coisas em casa, ou até mesmo fabricar móveis, como estantes, cadeiras, hobbies, mesas e artigos de madeira em geral, uma serra tico-tico é a companheira indispensável. Esta ferramenta é versátil nas curvas, nos detalhes e até nos entalhes. Com ela você pode fazer uma infinidade de cortes em formas diferentes. Os ângulos podem ser ajustados, velocidade maior ou menor. Enfim, uma serra tico-tico faz cortes que nenhum outro tipo de serra consegue fazer. Por isso, você deve ter uma em casa!

Mas, antes de sair e comprar a primeira que encontrar, vale a pena pesquisar algumas funcionalidades em várias opções de marcas e modelos. A origem do nome, segundo alguns historiadores de “causas perdidas” vem do pássaro, pois a serra imita o mesmo movimento de vai-e-vem do tico-tico quando está arrancando minhocas no chão. Preço e custo benefício também são importantes neste cenário. Em nosso artigo, vamos eliminar os excessos e deixar tudo na medida certa para você descobrir qual a melhor serra tico-tico.

O Que é Uma Serra Tico-Tico e Qual a Finalidade Deste Produto?

A serra tico-tico é uma ferramenta elétrica desenhada para ser empunhada confortavelmente por uma só mão. O motor elétrico gera uma ação contínua que ativa uma lâmina de serra com movimentos de sobe e desce. Estes movimentos sequências são controlados e podem seguir linhas ou contornos de cortes em madeira e outros materiais.

Cada lâmina é desenhada exclusivamente para um determinado tipo de material, no caso de serrar algo diferente, a lâmina deve corresponder à nova escolha de material. Geralmente, a troca de lâminas é bem rápida e elas duram muitos cortes. Em resumo, quando quiser serrar curvas, ou círculos, a serra tico é o instrumento ideal.

Para Quem é Recomendado Comprar Uma Serra Tico-Tico?

Todas as pessoas que gostam de artesanato com madeira ou que ficam horas na garagem inventando coisas para fazer com pedaços de madeira, devem ter uma boa serra tico-tico. Ela é uma destas ferramentas que podem não ser usadas com frequência, mas quando precisar de uma e não tiver por perto, vai sentir sua falta!

Seja criativo e dê asas à sua imaginação. Principalmente nos tempos atuais, quando não podemos sair por aí com tanta frequência, deixe seu gênio criativo se expressar nas lâminas de uma serra tico-tico. Desenhe o contorno de uma estante de madeira para suas garrafas de vinho, por exemplo, use uma serra e faça o acabamento clássico. Acredite, não tem nada mais satisfatório do que fazer você mesmo!

Selecionamos uma série de modelos para facilitar sua busca pela opção ideal. Pesquisamos, testamos, lemos comentários e considerações nos sites de compras de cada uma delas. Então, desta nossa lista de serra tico-tico qual a melhor para você?

Melhor Serra Tico-Tico

1. Serra Tico-Tico Makita DJV182Z

product-image

    Produto vendido sem a bateria

    Motor BL – sem escovas

    Bateria recarregável de 18V

    Regulagem de velocidades

    Saída adaptável a coletor de pó

    Equipada com lâmpada de LED

A Makita tem excelente reputação no mercado, a serra DJV182Z não tem escovas de carvão e este modelo em especial não vem com bateria. Mas, vamos entender primeiramente o que significa uma ferramenta elétrica com escova de carvão ou sem carvão, do tipo BL Brush Less. Escovas de carvão são pequenas peças colocadas ao lado do eixo e servem para levar energia até o motor. À medida que o eixo gira, as pontas de carvão captam e conduzem energia elétrica.

A tecnologia sem carvão é mais moderna e um pouco mais eficiente. A DJV182Z é um modelo sem escovas, portanto temos uma serra tico-tico melhor custo benefício. São 18V de potência com motor mais potente e prática para fazer cortes em madeira, ou outro material. Para isso, basta trocar a lâmina compatível com o material que vai trabalhar. Cabo emborrachado para perfeita empunhadura e botões de controle ao seu alcance.

2. Serra Tico-Tico GST 12V-70 Bosch

product-image

    Motor elétrico sem escovas de carvão

    Sistema de troca de lâminas sem chaves

    Não acompanha bateria ou carregador

    Medidor da carga da bateria

    Luz de LED

    Base deslizante

    Seletor de velocidades

    Acompanha 2 lâminas

O modelo sem fio GST 12V-70 da Bosch é um exemplo de praticidade. Ela está classificada na lista das melhores serras tico-tico no mercado atualmente. A ergonomia no desenho deste modelo permite que a operação seja realizada com uma mão, todos os comandos ao seu alcance. Antes que questione a razão da máquina ser vendida sem bateria e sem carregador é porque a Bosch tem um sistema eficiente de utilização.

O “12V System” é a compatibilidade de todas as baterias de 12V da Bosch em outros equipamentos elétricos. Isso deixa o custo mais em conta, pois pode usar as mesmas baterias em todas as ferramentas, isso é inovação! Outra novidade é a troca das lâminas sem a necessidade de chave alguma, basta pressionar o botão, tirar uma e colocar a outra. Regulagem de velocidade, luz de LED e mais funcionalidades deixam este modelo como a opção perfeita para uma serra tico-tico em sua garagem.

3. Serra Tico-Tico 4350FCT Makita

product-image

    Motor potente de 720W

    Cabo elétrico de 2,5 metros

    Baixo nível de ruído

    Troca rápida de lâminas

    5 velocidades

A Makita lança no mercado somente produtos que superam as expectativas. Este é o caso da serra tico-tico 4350FCT com cabo elétrico e motor potente de 720W. Ela é equipada com 5 velocidades, troca rápida de lâminas sem chave, e sapata com cobertura extra para deslizamento em madeiras suaves, sem deixar marcas. Os cabos e o corpo são emborrachados para absorver qualquer vibração. Isso previne que sua mão e braço fiquem cansados.

Todos os equipamentos elétricos são certificados oficialmente no Brasil. A 4350FCT da Makita recebeu certificação INMETRO de economia de energia. Uma ferramenta que tema a capacidade de fazer cortes limpos graças ao sistema de regulagem que permite acabamentos lisos. Luz de LED para orientar os cortes e indicar o caminho a seguir. Se estiver procurando uma serra tico-tico que dê conta do recado, aqui está seu modelo!

4. Serra Tico-Tico Bosch GST 650 450W – 127V

product-image

    Motor de 450W com cabo elétrico

    Acompanha 1 lâmina

    Luz de LED

    Chave allen para troca de lâminas

    Pré seletor de velocidades

    1 ano de garantia

A GST 650 da Bosch vem com 1 lâmina para você começar a usar imediatamente. São 450W em um motor potente que oferece a opção de cortes em vários materiais. Equipada com seletor de velocidades que facilitam seu trabalho, ela é uma ferramenta perfeita para desenvolver aquele projeto de madeira que sempre quis terminar em tempo para o natal.

Com a serra tico-tico da Bosch você faz molduras para seus quadros, serrando em ângulos. Ela serra madeira, alumínio e outros painéis, basta trocar a lâmina da serra e está pronto para uso. A troca é feita através de um parafuso do tipo allen para maior segurança e nenhum risco durante o uso. O cordão elétrico é longo o suficiente para autonomia de ação nos cortes retos.

5. Serra Tico-Tico de 5 Pol. DW300 DEWALT

product-image

    Motor de 500W

    Luz de guia LED

    Sistema de engate rápido de troca de lâminas

    7 velocidades

    Trava de segurança

    3 anos de garantia

A DW300 tem um motor potente de 500W para serrar com perfeição todo seu trabalho de madeira. Esta é a serra tico-tico melhor preço do mercado para realizar tarefas profissionais em casa ou até mesmo na sua empresa. A lista de funcionalidades é bem extensa, mas podemos dizer que você agora tem nas mãos um equipamento de precisão. Ela enfrenta materiais mais pesados, como alumínio, formica e até chapas de ferro. Basta inserir a lâmina adequada e ela serra com facilidade!

A troca de lâminas é feita de maneira bem rápida, basta pressionar o botão lateral que aciona o suporte da lâmina, retirar a velha e substituir pela nova, ou pelo tipo de serra para o trabalho específico que vai realizar. Simples assim! Equipada com luz de LED, você não vai perder a linha de corte e nem a curva do desenho. Tudo fica mais claro!

6. Serra Tico-Tico Philco PTT01 450W – 127V

product-image

    Motor de 450W

    Acesso para aspirador de pó

    Empunhadura emborrachada

    Guia de corte

    Acompanha uma lâmina de serra para madeira

    1 ano de garantia

Para quem gosta de realizar trabalhos que não são tão pesados ou impulsionar suas atividades e hobby, esta é a ferramenta ideal para serrar madeiras, PVC, MDF e compensados em geral. A serra tico-tico PTT01 da Philco tem 450W de potência, que é um motor forte o suficiente para desempenhar seu papel de serra modelar. Ela tem regulagem de ângulos para cortes, além de botão de travamento. O cabo elétrico tem um tamanho muito bom de quase 2 metros de comprimento.

Na parte traseira é possível a conexão com o cano do aspirador para cuidar do pó gerado pela serra. Para trocar a lâmina, basta usar a chave allen que acompanha a embalagem e soltar os parafusos que mantêm a lâmina segura. Faça cortes em curvas, cortes retos e até em ângulos com as regulagens perfeitas da PTT01. Uma ferramenta que não deve faltar na sua casa para usar em pequenos projetos!

7. Serra Tico-Tico FST-03 Mondial 400W – 127V

product-image

    Base ajustável para cortes em ângulos

    Cabo elétrico de 2 metros

    Motor de 400W

    Saída para aspirador de pó

    Vem com 1 lâmina para madeira

    Protetor frontal de acrílico

    1 ano de garantia

A Mondial você já conhece pela qualidade de aparelhos elétricos, agora sua linha inclui uma serra tico-tico com padrões de grandes marcas, combinando a reputação de muitos anos. A FST-03 é perfeita para seu hobby e muitos trabalhos de corte fino em madeira, plástico, acrílico, folhas de metal e até fórmica. O cabo é revestido para minimizar os efeitos de vibrações nos braços e nas mãos.

Um motor potente de 400W nesta serra tico-tico permite longas horas de cortes em ângulos pré-ajustados, com proteção frontal e acesso para aspirador de pó para evitar sujeira. Um cabo elétrico de 2 metros de comprimento permite acesso a cortes mais longos. Vale a pena investir em um modelo com excelente custo/benefício como a FST-03 da Mondial.

8. Serra Tico-Tico WS3772 Wesco 850W – 220V

product-image

    Proteção frontal de acrílico

    5 velocidades

    4 posições ação pendular

    Motor de 850W

    Acessórios: chave allen, 3 lâminas, guia de corte reto e tubo aspirador

O sucesso do antecessor deste modelo motivou a criação da WS3772 da Wesco que é uma serra tico-tico com capacidade para vários cortes com ação pendular em 4 posições. A ação pendular é recomendada para ajustes de cortes com madeiras mais grossas, mais duras ou para cortes mais agressivos. A ação pendular possibilita um acabamento sem lascas. Um corte limpo! Vem com 2 lâminas para madeira, 1 para metal e um tubo adaptador para aspirador de pó.

A troca de lâminas é feita sem o uso de chaves. Basta apertar o mecanismo que se abre e facilita a substituição ou troca. A embalagem vem também com um guia de metal para cortes retos que se ajusta ao lado da WS3772. A base da serra tico-tico é revestida com material que previne riscos em superfícies sensíveis como acrílico, MDF ou fórmica. O sistema de sopro limpa a superfície de corte do pó para visualizar o traçado.

9. Serra Tico-Tico KS501 BLACK & DECKER 420W- 220V

product-image

    Motor 420W

    Acompanha 1 lâmina para madeira

    1 ano de garantia

    Sistema de sopro

    Saída para aspirador de pó.

A Black & Decker tem uma ferramenta para cada necessidade. Não é diferente com a serra tico-tico modelo KS501 que oferece ótimo custo benefício, principalmente para quem está iniciando na arte de manuseio e cortes de madeiras para artesanato. Muito fácil de usar e versátil em cortes angulares e circulares, a serra tico-tico da B&D tem um mercado consumidor garantido entre muitos usuários que já conhecem a reputação da empresa.

Se estiver no mercado para uma serra tico-tico, esta é uma ótima opção. Ela tem motor de 420W, já vem com uma lâmina de madeira para começar a trabalhar de imediato. Equipada também com o sistema de sopro que vai limpando o caminho à frente para visualizar melhor o traço de corte. Atende perfeitamente as suas necessidades, sem precisar gastar muito dinheiro. Com 1 ano de garantia, você tem ainda acesso a uma das maiores redes de assistência técnica espalhadas por todo o país.

10. Serra Tico-Tico 4327 Makita Industrial 450W – 220V

product-image

    Motor de 450W

    Protetor frontal de acrílico

    Certificação INMETRO

    1 ano de garantia

    Controle de velocidade

    Cabo emborrachado

A Serra tico-tico que traz a reputação de uma marca mundialmente famosa não vai desapontá-lo. Com motor de 450W, ela corta com muita facilidade e praticidade todos os matérias com precisão em curvas, ângulos e cortes retos. Basta inserir a lâmina compatível com o material que quer cortar e ela faz o resto com destreza. O desenho que inclui um cabo ergonômico facilita a empunhadura e o manejo com maior controle e segurança.

A preocupação com o meio ambiente inspirou a Makita a incorporar um protetor acrílico contra contaminações por resíduos na posição frontal. O ruído também foi reestruturado e os indicadores oficiais certificam que o nível de ruído é baixíssimo. O controle de velocidade é também outra funcionalidade do modelo lançado pela Makita. Uma marca de confiança no mercado global de ferramentas elétricas certificadas.

Guia de Compras

Quando resolvemos pela compra de equipamentos elétricos, pesquisamos e ouvimos a opinião de vários compradores, mas no final a decisão será sempre a nossa escolha. Por isso, é que oferecemos imparcialidade de buscas e testes que acompanhamos na lista dos melhores que encontramos para as suas necessidades. Considere custos e benefícios, redes de assistência, competências, funcionalidades, capacidades, além de garantia de qualidade.

Esperamos que ao tomar a decisão pela escolha do melhor para atender suas expectativas, esteja totalmente seguro de que fez a coisa certa. Nós, certamente nos empenhamos para entregar a você as melhore informações. Use nosso guia e faça boas compras!

Como Escolher a Melhor Serra Tico Tico?

A escolha é baseada na sua necessidade. Isso vai determinar o tamanho, a aplicabilidade e outras funções específicas. Contudo, listamos os principais aspectos para ter a certeza de que adquiriu a melhor serra tico-tico para sua oficina ou garagem.

  • Uso Pessoal Ou Profissional? Determinar o objetivo é meio caminho andado. Baseado na certeza do fim, vamos encontrar os melhores meios através das opções de cada modelo. Em certas circunstâncias será até possível reunir os dois cenários. Escolha um modelo que atenda um âmbito maior de aplicações. Em casa ou no trabalho.
  • Potência e Velocidade: Os dois quesitos posicionam as serras tico-tico em categorias de valores diferentes. Pois, maior motor e velocidades variadas abrem as possibilidades para maiores aplicações. Quanto mais potente, maior a velocidade e melhor o desempenho. Uma equação que pode ajudar você se decidir pelo modelo que atender melhor suas necessidades em termos de preço.
  • Bateria Ou Com Fio? Na questão do desempenho funcional, as duas modalidades podem competir. Em termos de desempenho prático, o modelo sem fio pode ser mais atraente, principalmente se estiver longe de uma fonte de energia elétrica. Obviamente, esta praticidade vem com um custo. Os modelos sem frio custam mais caro que os modelos convencionais com cabos elétricos. Escolha de acordo com o acesso a fontes de energia ou praticidade.
  • Ergonomia: Mesmo com baixíssimo nível de ruído, uma serra tico-tico pode produzir vibrações que se estendem pelas mãos até aos músculos do braço. No final do dia, tudo está doendo. O cabo ergonômico é normalmente emborrachado para absorver e minimizar os movimentos vibratórios em ondas que se espalham pelas mãos e braços. Além, de manter um controle perfeito de ajuste à empunhadura.
  • Funções Extras: Para adicionar valor de capacidade, procure os itens do modelo que facilitam as coisas ainda mais. O botão de velocidade é algo bem cômodo quando fazemos longos cortes. Basta apertar e manter a mesma velocidade por mais tempo, para desativa-lo é só pressionar o gatilho. A luz de LED é outra função prática, pois com ela você consegue visualizar o traçado do corte. Quando necessitar fazer cortes de precisão, acredite, você vai agradecer esta função extra. Alguns modelos oferecem indicadores a laser que também simplificam o trabalho de seguir uma linha perfeitamente reta de corte. Considere todos os extras no grande esquema das coisas, antes de escolher um modelo específico.

serra tico tico

Como Manusear Uma Serra Tico-Tico?

Lembre-se que vai manusear um equipamento elétrico. Todos os requisitos de segurança pessoal devem ser respeitados. Use luvas de couro, protetores auriculares, óculos de segurança e máscara para se proteger do pó da serra.

  • Sempre que tiver de trocar as lâminas, retire o cabo elétrico da tomada.
  • Não manuseie sua serra perto de ambiente molhado ou em contato com água, o risco de choque elétrico é muito grande.
  • Não use a serra tico-tico se estiver tomando medicação forte ou sob a influência de álcool.
  • As serras com cabo elétrico exigem uma atenção redobrada. Quanto ao posicionamento do cabo durante todo o período de operação, nunca deixe o fio no caminho do corte da lâmina. Fique sempre de olho e redobre o cuidado!

Que Cuidados Uma Serra Tico-Tico Exige?

Limpe sua serra após qualquer uso. Em alguns modelos é possível lubrificar o eixo, coloque sempre uma gota de óleo antes e depois de usá-la. Nos modelos com fios, desligue a serra da tomada, sempre que terminar de usá-la. Nunca deixe a bateria no carregador, nos modelos sem fio, se não estiver usando a serra.

Dicas Para Escolher a Lâmina Certa

As lâminas da serra tico-tico seguem um padrão de indicação. Por exemplo, para um material específico, use a lâmina indicada. A regra é simples, não use lâminas para madeira em chapas de alumínio. Cada lâmina tem sua aplicação específica. Leia o manual do fabricante para detalhes de cada modelo em relação a indicação da lâmina correta para cada trabalho.

Qual a Melhor Serra Tico Tico?

Uma marca vem surpreendendo o mercado pela robustez e funcionalidades. A nossa escolha foi para um modelo que reúne extras, além de acessórios, para deixar o trabalho mais fácil. O motor de 850W também contribuiu para a nossa escolha da serra tico-tico modelo WS3772 da Wesco. Confira!

Referências

Infográfico: Veja Como Usar Uma Serra Tico-Tico - G1