author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Os processadores de alimentos são projetados para facilitar as tarefas de preparação de alimentos e economizar seu precioso tempo na cozinha. Um bom processador de alimentos é como um segundo par de mãos, auxiliando na hora sagrada da preparação das refeições. Os diversos modelos disponíveis no mercado podem cortar, fatiar, picar moer e deixar tudo pronto muito mais rápido.

Com isso você fica com mais tempo para cuidar de outras coisas. As opções vão desde mini processadores até multiprocessadores que dão conta do recado com eficiência. A nossa resenha vai falar sobre todos os recursos de cada um dos 8 melhores modelos que você pode adquirir. É a sua chance de fazer a escolha certa na contratação da tecnologia que vai fazer o trabalho duro para você.

O que é o Processador de Alimento e Por que Devo Comprar um?

Um processador de alimentos pode ser usado para tarefas básicas na cozinha, como picar cebolas, alho, ralar ervas, moer especiarias e nozes ou misturar molhos. Também é útil para receitas mais específicas como bolinho de arroz, massas para bolos, vinagrete e tantas outras tarefas que consumem tempo de preparo.

Eu poderia fazer tudo isso sem o uso de um processador? A resposta é sim, se eu quisesse ficar irritada e correr para terminar em tempo de deixar tudo em ordem para aquele prato especial. Porém, quando tudo é feito de maneira automática e eficaz, não só deixa a preparação mais fácil, como também melhora o sabor dos alimentos. Não sei mais viver sem um processador na minha cozinha!

O que posso Fazer Com um Processador de Alimentos?

Basicamente, tudo que puder fazer com uma boa faca afiada, sem o risco de se cortar! Porém, vamos além disso. Com os melhores processadores de alimentos você pode:

  • Fazer uma deliciosa maionese, batendo todos os ingredientes até o ponto certo,
  • Bater o creme de leite para alcançar o estágio de um delicioso chantili,
  • Transformar as nozes em farinha,
  • Tornar as amêndoas em leite delicioso e nutritivo,
  • Moer carne e legumes,
  • Transformar biscoitos em farinha para cheese cake,
  • Picar batatas,
  • Preparar molhos de tomate,
  • Sopas e caldos,
  • Moer grãos,
  • Picar cebolas, alhos, temperos, etc.

As opções de modelos podem deixar as coisas mais confusas na hora da escolha. Por isso, juntamos uma lista de nomes e recursos para ajudar no processamento das informações. Assim, fica mais fácil você decidir qual o melhor processador de alimentos para as suas necessidades.

Melhor Processador de Alimentos

1. Mixer + Processador + Batedor Gourmet Multilaser 350W – 127V

product-image

    Motor de 350W

    Lâminas em aço inoxidável

    Desmontável e lavável

    2 velocidades

    Baixo nível de ruído.

A Multilaser desenhou um equipamento prático e versátil para facilitar o trabalho na cozinha. Com um só processador, você pode bater claras e molhos, picar, moer, ralar, fatiar e preparar legumes e grãos. Muito fácil de usar e lavar, você tem tudo na palma da mão sempre que precisar. O motor de 350W é potente o suficiente para realizar até as tarefas mais difíceis como moer gelo e ralar queijo parmesão.

O conjunto deste kit de 3 opções em uma única estrutura, dispõe ainda de 2 velocidades, um copo enorme que serve para medir e preparar sucos em quantidade e batedor de claras de ovos. As laminas do cortador são feitas de aço inoxidável com corte de afiação cirúrgica. Desmonta para limpar e, para armazenar, basta pendurar ao lado da bancada da pia.

2. Processador Manual de Alimentos 3 Lâminas – Pull Chopp

product-image

    Mini processador manual

    Desmontável e lavável

    3 lâminas de aço inoxidável

    Mecanismo de acionamento com cordão de puxar

    Produto importado

Para ocasiões onde você não tem tempo para fios e tomadas, o Pull Chopp é um processador que foi desenhado para funcionar com movimentos de tração e retração. Basta você puxar um cordão para girar as três lâminas que vão fazer o serviço de triturar temperos como alho, cebola, cenoura, tomates, etc. 

Em alguns sites de avaliação este foi considerado o melhor mini processador de alimentos. Sua ação não é somente eficaz para triturar alimentos, como também pode ser muito prático para uso em lugares onde a eletricidade não existe. Por exemplo, é ideal em um barco, pode ser também perfeito para uma motor home e será útil na mochila de camping também.

3. Multiprocessador 4 em 1 Phillips Walita 110V

product-image

    Motor de 600W

    Pés antiderrapantes

    2 velocidades + opção de pulsar

    Copo do liquidificador de 1,5 litros

A reputação da união destas duas marcas, Phillips e Walita, já agrega valor na qualidade de qualquer produto. No caso do multiprocessador 4 em 1, já notamos que são 4 acessórios desenhados para operar em uma única estrutura comum. É uma ótima ideia, pois ocupa menos espaço de armazenamento. Todas as peças são laváveis em máquina de louças, menos o motor elétrico de 600W.

Este multiprocessador vem com uma exclusiva tecnologia desenvolvida pela Phillips Walita. É a PowerChop, que combina as lâminas de aço inoxidável em ângulos opostos de corte para um resultado de eficiência 5 vezes mais fina que as lâminas normais. Em um único aparelho você pode liquidificar, picar, cortar, moer, fatiar e ralar. Quando terminar, o cabo elétrico fica guardado na parte inferior e pode armazenar em qualquer espaço pequeno do seu armário.

4. Mini Processador Premium MP 01 Mondial 127V

product-image

    Motor de 120W

    Ação de pulsar

    Disco e lâminas em aço inoxidável

    Sistema de segurança na tampa que trava o botão quando não estiver posicionada de maneira adequada.

O Mini Processador da Mondial MP 01 é um modelo versátil e seguro para usar na cozinha na hora que precisar cortar cebola sem chorar, picar alho, fatiar legumes e triturar alimentos. Ele é silencioso e foi desenhado para funcionar somente quando a tampa estiver fixada adequadamente. Isso ativa uma trava de segurança que não deixa o aparelho funcionar no caso de crianças apertarem o botão.

O MP01 funciona somente com a ação de um dispositivo que usa a velocidade pulsante para triturar os alimentos. São duas lâminas de aço inox que fazem o trabalho de picar os alimentos todas as vezes que o botão superior é acionado. Um desenho futurista que facilita muito a vida na cozinha e não gasta muita energia.

5. Mini Processador KPMHC31T Black & Decker – 110V

product-image

    Sensores e travas de segurança

    Material resistente lavável

    Lâminas duplas e aço inoxidável

    120W de potência

O Mini Processador da Black & Decker não encontra muita concorrência no mercado, visto que seu desempenho é consideravelmente superior. É o único mini que atinge rotações que ultrapassam 2.500 RPM. Isso significa melhor performance com uma única velocidade pulsar. O material também é bem superior do que a maioria dos outros modelos.

São duas lâminas de aço inox que fazem o trabalho com eficácia quando o assunto é cortar, triturar e moer. Muito jeitoso com a ergonomia dos botões e a colocação da jarra na trava de segurança, o Mini da B&D não vai desapontar. É perfeito para transformar grãos em farinhas com uma velocidade bem superior.

6. Mini Processador de Legumes Chef Manual

product-image

    Marca 123ÚTIL

    Conjunto de três lâminas de aço inoxidável super afiadas

    Jarra de acrílico reforçado

    Tampa com trava de segurança

Este Mini processador é da marca autentica: 123ÚTIL, que usa três lâminas para triturar seus alimentos. Tudo que quiser preparar na cozinha, será possível até sem o uso de energia elétrica. A operação do Chef é manual, basta puxar um cordão e o mecanismo funciona como se fosse a corda de um relógio.

Ideal para picar cebola, tomates, cenoura e legumes em geral. Pode moer grãos sem gastar energia elétrica. É uma ótima ideia para lugares remotos, acampamentos e outras situações de preparo rápido de alimentos. Confeccionado com material resistente, este é um modelo que pode ser considerado na lista de qual melhor processador de alimentos você gastaria de comprar!

7. Mini Processador Easy Cut Cadence – 220V

product-image

    Copo graduado de 350ml

    Trava de segurança

    Motor de 100W

    Baixo nível de ruído

    Design compacto

Na corrida por Mini Processadores, a Cadence lançou o Easy Cut que faz jus ao nome. Para facilitar o trabalho na cozinha, a versatilidade deste mini processador é incrível. Corta, fatia e tritura legumes, incluindo a cebola sem choro e o alho para temperar arroz e feijão. Até grãos podem ser pulverizados pelo Easy Cut. Na hora da limpeza, o copo é desmontado e pode ser lavado na máquina de louças.

Apesar do tamanho, o copo é de 350ml, considerado muito bom para os padrões. As lâminas são duplas em aço inox e muito afiadas. Realiza o trabalho em menor tempo. Quando terminar e quiser armazenar, ele não ocupa muito espaço, seu tamanho não ultrapassa os 18 centímetros de altura. Cabe em qualquer lugar!

8. Processador Compacto, PH900P turbo PHILCO – 110V

product-image

    Motor de 250W – Turbo

    Lâminas em aço com afiação cirúrgica

    Copo com alça de 500ml

    1 velocidade + Pulsar

    Orifício na tampa para inserir legumes

Com um copo de 500ml, este processador é um aliado na cozinha. Cuida da cebola e de muitos temperos e não deixa cheiro algum nas suas mãos. Sem mencionar que ninguém chora na hora de preparar os temperos! As lâminas de aço inox são afiadas para facilitar e acelerar ainda mais o processamento na hora de fatiar alimentos, moer grãos, gelo e especiarias secas. Transforma tudo em farinha.

O copo com alça é bem prático e pode ser removível para lavar na máquina de louças. A capacidade do motor turbo de 250W deixa este modelo na medida exata para ocupar o lugar de processador de alimentos qual o melhor para você no dia a dia. Outro item importante, além da certificação do INMETRO é o sistema de trava de segurança que impede que as crianças possam acionar as lâminas acidentalmente. Nada funciona se o copo não for posicionado adequadamente.

Guia de Compras

Você quer uma maneira mais rápida de cortar e fatiar vegetais para saladas ou sopas? Queijo ralado? Amassar massa? Temperos picados? O tamanho ou capacidade do processador de alimentos dependerá dos requisitos das suas receitas. Um mini processador de alimentos seria perfeito para pequenas porções, picar nozes ou picar alho.

Entretanto, com relação a processadores em geral, o tamanho da jarra varia de modelo para modelo, então pense no que você vai usar e na quantidade de comida que precisa processar. Escolha o modelo que atenda suas necessidades, confira testes e decida pelo melhor.

Como Escolher o Melhor Processador de Alimentos?

Alguns detalhes podem definir suas escolhas de acordo com as necessidades. Um processador é sempre um aliado, realizando basicamente as mesmas tarefas. Porém, considere alguns quesitos:

  • Capacidade/volume: Dependendo do tamanho da família ou do tamanho do cardápio da sua receita, a capacidade em relação ao volume pode ser um fator de decisão na hora da escolha. Às vezes, um mini processador pode ser o suficiente, se não vai cozinhar para muitas pessoas. Em ambos, você não fica com cheiros nas mãos e prepara tudo na metade do tempo.
  • Acessórios: Os acessórios são adaptações que podem estender o âmbito de funções, como acessório cone espremedor para determinados modelos, discos de graduações diferentes, lâminas maiores para cortes em alimentos mais duros, enfim, os acessórios são geralmente peças que compramos separadamente para incrementar ou otimizar a funcionalidade de um processador. Às vezes, a embalagem parece oferecer um produto limitado originalmente, mas é possível encontrar uma grande variedade de acessórios à venda separadamente. Considere esta possibilidade.
  • Potência: Um motor mais potente vai gerar uma velocidade maior e poderá, consequentemente, ser mais rápido na realização das tarefas. Quanto mais potente, mais rápido e mais eficaz para processar os alimentos. Fique de olho na potência do motor!
  • Velocidades: Às vezes, um processador pode oferecer somente a opção de Pulsar. Isto é, você aperta o botão para acionar quantas vezes achar necessário. Em alguns casos parece o suficiente, entretanto, quando queremos uma pasta mais consistente, seria interessante mais um nível de velocidade. É importante verificar se o modelo que gostou tem mais alguma velocidade, além da opção Pulsar.
  • Funcionalidades: Quando operamos um processador, a velocidade pode causar movimentos na estrutura do aparelho. Isso significa que vai ficar deslizando pela bancada da pia, ou da mesa da cozinha. Pés antiderrapantes é uma enorme funcionalidade. Trava de segurança e compartimento para guarda o fio também são práticos e funcionais. Esses extras pesam nas decisões.

Processador de alimentos com legumes e frutas sobre bancada

Processador de alimentos vs. liquidificador: Qual você deve obter?

Antes de decidir por um ou outro, vamos entender os dois separadamente. Um liquidificador é um processador com capacidade e potência maior que um processador. Isto é, enquanto um processador fatia, corta e tritura os alimentos. Um liquidificador faz exatamente o que o nome sugere. Ele liquidifica os alimentos, transformando frutas em pastas ou sucos concentrados. Os liquidificadores são estágios mais avançados de um processador.

Atualmente, é possível adquirir o melhor dos dois mundos. Conheça um multiprocessador e poderá ter os dois em um só aparelho. Alguns modelos processam alimentos e possuem também o mecanismo que se ajusta para transformá-los em liquidificador para os seus milk-shakes e vitaminas. Compre um multiprocessador!

Passo a passo: Como limpar o Processador de Alimentos?

  • Desligue o aparelho da tomada.
  • Desmonte e separe as peças que podem ser lavadas na máquina de louças.
  • Se quiser lavar à mão, assegure que não vai usar produtos corrosivos e que, assim que limpar as lâminas deve secá-las bem antes de guardar.
  • Use um pano ou esponja macia para limpar o exterior do processador.
  • Use o mesmo cuidado no interior, lembrando que as lâminas são realmente afiadas.
  • Não guarde as peças molhadas.
  • Assim que terminar, acomode tudo no jarro e guarde em lugar seco.
  • Limpe sempre que terminar de usar.

Qual o Melhor Tamanho de Processador de Alimento Para a Minha Necessidade?

Podemos estabelecer uma relação entre o tamanho da família e o tamanho do processador. Ou, por questão de escolha, fique somente com um mini processador. Obviamente, quanto maior a capacidade, maior a receita que poderá preparar de uma única vez. A proporção está no tamanho da família ou do cardápio da ocasião. Para duas pessoas, às vezes, um mini processador pica a cebola, o alho e alguns legumes para o jantar.

Entretanto, quando estamos em festa. Os convidamos estão chegando e já podemos começar com o processador que vai picar meio quilo de cebola de uma só vez. Ou até mesmo 10 dentes de alho. Uma grande festa, um jantar para 10 pessoas, consequentemente, um processador bem potente!

Qual o Melhor Processador de Alimentos?

O propósito do processador de alimentos é servir de ajuda como um aliado em nossa cozinha. Todas as preparações com temperos, ervas, legumes e até mesmo a cebola e o olho para o feijão e o arroz precisam de atenção especial. Portanto, um bom processador é necessário para dar conta do recado.

Considerando uma combinação de uma família de tamanho médio e de algumas reuniões que temos em casa de tempos em tempos, decidimos por um modelo que atenda as menores e as maiores necessidades quando preparamos um jantar. O Multiprocessador 4 em 1 da Phillips Walita nos atendeu muito bem neste quesito.

Cremes Caseiros – Benefícios e Receitas Para o Corpo, Rosto e Mãos- Area de Mulher