author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Vamos resolver o mistério das placas de vídeo que tem assombrado muita gente que não entende para que elas existem. Elas já vêm no computador? Preciso comprar outra? Para que elas servem? Disseram que não posso jogar porque não tenho uma boa placa de vídeo, como assim? Qual a melhor placa de vídeo?

Não se preocupe, todos os computadores já vêm equipados com placas de vídeo. Não são necessariamente placas dedicadas, mas são boas o suficiente para alguns recursos visuais que oferecem imagens com resoluções razoáveis. Uma boa placa de vídeo dedicada pode otimizar os efeitos das imagens no seu computador.

O Que é uma Placa de Vídeo e Por que Ela é importante?

Você, então, já ouviu alguém comentar que não consegue jogar determinado jogo porque não tem uma boa placa de vídeo? Pois bem, o que isso significa? As placas de vídeo podem ser dedicadas ou integradas. As dedicadas, chamadas também de offboard, são as placas que otimizam a leitura de dados do computador e transformam as imagens em efeitos de 3D, por exemplo, ou resoluções fantásticas que vemos em jogos.

Já a placa conhecida como integrada, ou onboard, são as placas que já vêm instaladas no computador. Não são ruins na sua maioria, elas só não têm todos os recursos de uma placa dedicada que já traz a própria memória RAM e seu próprio processador. Isso implica em diferenças de desempenho. Uma placa integrada usando a memória do computador para realizar tarefas consome mais memória e deixa o computador mais lento, isso não é bom quando estamos jogando. As placas dedicadas são as melhores placas de vídeo se as suas necessidades demandam imagens de alta resolução, efeitos 3D ou gráficos complexos.

Qual a Função da Placa de Vídeo?

As placas de vídeo no computador funcionam como o tradutor dos sinais em imagens que você pode visualizar no monitor. Além de resolver cálculos matemáticos complexos, as placas de vídeo servem também para converter, ou seja, renderizar efeitos especiais às imagens.

As imagens usam pontos de iluminação na tela que chamamos de pixels, pois bem, uma boa placa de vídeo vai usar recursos para decodificar os sinais, transformando a iluminação e combinação de cores dos pixels em imagens que você pode ver. Todos os computadores já vêm com placa de vídeo instalada. Mas, existe sempre a possibilidade de substituir por placas com meios próprios de reprodução e que deixam a qualidade de imagem e seus efeitos muito melhores. As placas podem otimizar a renderização das imagens no seu computador.

Conheça Alguns Termos Mais Comuns Relacionados às Placas de Vídeo:

  • Renderização: é o nome dado ao processo através do qual podemos alcançar o produto final de qualquer processamento digital. O termo e o processo são usados essencialmente nas reproduções de imagens em 3D, gráficos complexos e efeitos de áudio também. Quanto mais complexa a tarefa visual, maior a demanda por uma renderização de boa qualidade.
  • Placa Dedicada: É um tipo de placa de vídeo com memória e processamento próprios para realizar tarefas mais complexas. O uso da própria memória deixa livre a memória do computador. Os jogos mais modernos necessitam de placas dedicadas para reproduzir todos os efeitos. Geralmente estas placas têm também seu próprio sistema de resfriamento (cooler), pois trabalham em alta velocidade para processar tudo com rapidez.
  • Placa Integrada: Placa de vídeo integrada já vem no processador do seu computador. É um modelo mais simples e realiza tarefas básicas, usando a memória RAM do sistema. É ideal para situações menos complexas e desempenha bem o trabalho de nível médio em termos de gráficos e imagens.

Separamos uma relação de opções pela melhor placa de vídeo custo benefício que encontrará para suas necessidades:

Melhor Placa de Video

1. GeForce GT 710 ASUS

product-image

    Memória GDDR5 de 1GB

    Compatível Windows 10

    Interface de memória de 32 bits

    1 ano de garantia

A GeForce GT 710 da ASUS tem memória de 1GB GDDR5 de alto desempenho e resolução rápida. A GT 710 adota um sistema exclusivo de cooling que resfria e dissipa as altas temperaturas geradas pelo processador, minimizando o nível de ruído operacional. Além, é óbvio, de alcançar velocidades incríveis na reprodução das imagens em full HD.

A renderização dos pixels na tela do seu monitor vai permitir até os mínimos detalhes em qualquer imagem, por mais complexa que possa ser. A instalação permite a conexão multitarefas com acesso para 3 monitores. A GT 710 GeForce da NVIDIA é um modelo criado para a conveniência de multitarefas. Uma excelente alternativa, que ocupa um lugar de destaque na lista das escolhas de muitos usuários.

2. GT 710 2Gb Zotac NVIDIA

product-image

    Memória DDR3 2GB

    Interface de 64 Bits

    Clock da memória de 1600MHz

    Saídas HDMI, DVI e D-SUB

    1 ano de garantia

Otimize seu computador com a placa dedicada GT710 GeForce da Zotac Nvidia que acelera o desempenho do processamento e a renderização de imagens em uma velocidade espantosa.  Aqueles jogos quase impossíveis de carregar, cheios de efeitos e gráficos de altíssimas resoluções são coisas do passado para esta placa de vídeo.

Quando o assunto é versatilidade e velocidade não deixe de conferir a GT710 GeForce para jogar muitos jogos, além da possibilidade de multitarefas. Em resumo, se você quer chegar ao topo da competição e se tornar o melhor jogador que existe por aí, simplesmente não poderá se dar ao luxo de ser impedido pelo baixo desempenho do seu equipamento. Uma placa de vídeo de qualidade é uma arma crucial em seu arsenal de guerra.

3. GeForce GT710 MSI

product-image

    Memória DDR3 1GB

    Edição Noise Free

    Saídas DVI, D-SUB e HDMI

    Interface 64 bits

A GT710 Geforce MSI é uma placa excelente que foi projetada com performance em total isolamento térmico, dissipando o calor em total silencio. Isso acontece graças à tecnologia de placa mais ampla em superfície que permite manter a placa na temperatura ideal de forma passiva e nenhum ruído. Este dissipador é um desenho exclusivo da MSI.

Toda esta tecnologia se traduz em um uma experiência absolutamente inesquecível para você. Os detalhes de cada efeito especial, cada gráfico e cada pixel é uma expressão da realidade que não verá em nenhum outro lugar. A combinação de sons e as notas de arranjos alcançadas vão além das expectativas com a GT710 da MSI. Confira, e não vai querer mais voltar ao convencional!

4. Nvidia Zotac GT730

product-image

    Memória DDR3 4GB

    Interface de 64 Bits

    HDMI VGA

    Multitarefas

A GT730 Zotac oferece um dissipador de calor dinâmico passivo que mantém o nível de ruído em zero absoluto. Refrigeração passiva significa que não tem ventoinha alguma, a refrigeração é feita pelo desenho exclusivo da superfície do cooler.  Se estiver fazendo um upgrade no seu computador e a grana está curta, esta placa é imprescindível na sua escolha e cabe bem no orçamento.

Com a GT730 Zotac você pode rodar os jogos mais recentes, além de desfrutar confortavelmente do GTAV. Se estiver procurando por algo que revolucione sua configuração atual esta é a placa dedicada que se encaixa bem na descrição de qual a melhor placa de vídeo no mercado atualmente.

5. NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

product-image

    Memória GDDR5 4GB

    Multitarefas

    Interface 128 bits

Você está lutando uma guerra perdida no Doom? Tudo devagar, cansado, sem resolução e muita frustração? Ok, vamos resolver isso. Basta abrir seu PC e instalar a placa de vídeo GTX1050 TI. Não precisa de cabo de alimentação e nem procurar no site do fabricante. Assim que encontrar o espaço, instale e ela mesmo procura e baixa o driver para você. A diferença é imediata e a instalação quase que instantânea.

A GTX1050 TI não tem cabo de energia, o consumo é baixíssimo. Você realmente turbina o seu PC quando instala esta placa de custo bem econômico e desempenho altíssimo. Quando trocar a placa vai perceber que saiu do sufoco de algo lento para a melhor placa de vídeo do mundo. Você realmente vai sentir a GeForce Experience!

6. GeForce GT 710 Gigabyte

product-image

    Memória DDR5 2GB

    Saídas HDMI e DVI

    Interface 64 bits

Quando quiser um upgrade legal no seu PC sem gastar muito dinheiro, esta é a solução. A GT710 da Gigabyte oferece suporte de gráficos com qualidade de detalhes e resoluções fantásticas de pixels. Não importa se usa apenas para filmes, as imagens são otimizadas em grande qualidade. Experimente e ficará muito satisfeito com o desempenho desta opção de excelente custo/benefício.

Apesar do cooler com ventoinha, o nível de ruído é baixíssimo. A GT 710 é uma excelente placa para ser usada em jogos online, permite desempenho satisfatório na maioria dos jogos médios. Instale uma placa dedicada como a GT710 e veja a diferença no desempenho e resolução de cores com baixo consumo de energia.

7. GTX 1050 Ti

product-image

    Garantia de 3 anos

    Tecnologia Asus AutoXtreme

    Interface 128 bits

    Memória GDDR5 4GB

Mais um nome mitológico usado pela Asus para corresponder ao desempenho da GTX 1050 Ti. Os testes realizados em muitos jogos famosos e considerados pesados demonstraram desempenho satisfatório da GTX. É a determinação da Asus em se destacar no mercado e ocupar um lugar de expressão entre as melhores placas de vídeo.

A memória de 4gb da Cerberus é suficiente para uma média de 90 fps em jogos de alta demanda. Basta instalar e a placa instala o driver, então é só configurar para o máximo de otimização em HIGH e tudo 100%. O dissipador duplo não eleva o nível de ruído que é bem baixo. A interface é de 128 bits e saídas DVI, DisplayPort e HDMI. A Asus anuncia também a tecnologia AutoXtreme, que significa que a produção das placas é 100% automatizada, sem riscos de falhas humanas.

8. EVGA NVIDIA GT210

product-image

    Memória DDR3 1GB

    Placa dedicada

    Cooler fanless

    Saídas VGA, HDMI e DVI

Uma placa de baixo custo que vale muito a pena por causa da tecnologia em seu desenvolvimento. Acompanha CDs com drivers de instalação para facilitar sua vida. Basta inserir no slot e configurar para otimizar a integração no computador. O cooler sem ventoinha é silencioso e não consome muita energia.

Para resoluções de gráficos com alta demanda, esta placa desempenha muito bem sua função. Alguns jogos também rodam sem dificuldade alguma. A memória DDR3 de 1GB é suficiente para muitas tarefas, com saídas de VGA, HDMI e DVI. Se você é usuário do AUTO CAD, esta é uma solução econômica para a atualização dinâmica no seu computador.

9. Geforce RTX 2060 Gigabyte

product-image

    Memória GDDR6 6GB

    Velocidade do clock 1680 MHz (GPU)

    Interface da memória 192 bits

    Tecnologia GeForce Experience

Você quer uma placa para rodar tudo? Então este é o modelo ideal para você que gosta de tudo em 4K! Se gosta de jogar jogos de campanha, você pode travar em 60 fps ou liberar e vai notar que fica entre 80 e 90 fps sem nenhuma dificuldade. O Cooler com duas ventoinhas deixa tudo refrigerado.

Uma qualidade já comprovada por muitos reviews feitos com jogos mais pesados. Os sites de venda do produto estão repletos de elogios 5 estrelas pelo desempenho da RTX 2060 da Gigabyte. Quando adquirir esta placa vai notar que seus gráficos estão perfeitos, imagens de explosões bem reais e compatibilidade bem ampla.

10. NVIDIA GeForce GT 1030 Zotac

product-image

    Memória GDDR5 2GB

    Relógio de memória de 6000 MHz

    Saídas HDMI e DVI

A GT1030 é uma placa de vídeo com excelente custo benefício. Ela é ideal para quem não tem uma fonte muito grande. Uma alternativa perfeita sem precisar comprar kit ou trocar sua fonte atual. Esta placa oferece a chance de fazer um bom upgrade no computador sem precisar gastar muito dinheiro. Saídas para dois monitores e suportes mais modernos de DirectX 12.

Quando falamos sobre placas com low profile, este modelo é o recomendado pela tradição de qualidade da tecnologia Nvidia. A GT1030 é bem simples e foi desenhada para os entusiastas de games que não podem gastar muito dinheiro e que não são tão exigentes.  

Guia de Compras

É bastante compreensível a frustração de não conseguir alcançar o desempenho ideal quando você quer jogar um game fantástico ou não consegue os efeitos de um gráfico intricado para um determinado projeto. Nós sabemos que o motivo pode ser um computador ultrapassado, que necessita desesperadamente de um bom upgrade.

Mas, com a grana curta nos dias de hoje, você ainda pode fazer um excelente negócio atualizando o seu computador para um desempenho fantástico, sem gastar muito dinheiro. Pesquise até encontrar uma placa de vídeo que satisfaça suas necessidades e verá que o preço é bem menor que um upgrade. Confira o nosso guia de compras!

Como Escolher a Melhor Placa de Vídeo?

A diferença entre dois tipos de placas de vídeo pode auxiliar na escolha da melhor para as suas necessidades. Entretanto, mesmo que decida por uma placa de vídeo dedicada, vale conferir alguns expoentes da gestão do desempenho gráfico em seu computador.

  • Tipo e Capacidade da Memória

A placa de vídeo dedicada é uma solução instantânea para o desempenho otimizado do seu computador. Com processador e memória próprios, algumas placas usam sua própria RAM sem abalar a memória do computador. Apesar de já possuírem placas de vídeo, alguns computadores podem desempenhar funções básicas usando a placa integrada com a qual vieram quando você comprou. Portanto, confira o tipo e a capacidade da memória quando escolher uma placa de vídeo do tipo dedicada.

  • Compatibilidade

Um quesito muito importante, principalmente quando consideramos o barramento com a placa mãe. Mas, o que é barramento? É um fluxo de conexões que permite a interação de ligações entre alguns dispositivos do computador, como a placa mãe, a memória e alguns periféricos. Outro aspecto interessante da compatibilidade é a questão do uso de vários monitores no mesmo sistema. Uma placa de qualidade fornece a opção de saídas para conexões multitarefas, ou seja, mais de um monitor ao mesmo tempo.

  • Frequência do processador de vídeo (GPU)

A frequência é medida em MHz nos ciclos de processamento por segundo. O clock que é o indicativo desta frequência é um dos principais parâmetros de velocidade do processador e até mesmo na velocidade final e no processamento das imagens da placa de vídeo. Confira as especificações, quanto maior a velocidade do clock, mais rápido será o processamento das imagens e dos gráficos.

  • Sistema de refrigeração

Outro aspecto muito sério neste cenário é a descrição do sistema de refrigeração ou dissipador de calor. Alguns modelos usam ventoinhas para refrigerar o calor gerado pelo processamento da placa. Outros modelos usam uma placa que dissipa o calor, sem ventoinhas. Nestes dois exemplos, o fator ruído deve ser levado em consideração. Obviamente, um modelo que usa ventoinhas tem um nível mais elevado de ruído do que o modelo fanless, isto é, sem ventoinhas que não faz ruído algum.

  • Captura de vídeo e imagem da tela

Fique atento para o seguinte: Alguns modelos de placas da GeForce, por exemplo, podem ser utilizados para captura de vídeo e gravação de imagem da tela. Basta baixar o Shadowplay e procurar pelo aplicativo “GeForce Experience”, siga as instruções passo a passo para gravar seu jogo. Sugerimos que verifique as configurações antes de comprar uma placa de captura.

Placa de vídeo em exposição sobre base branca

Quais os Benefícios que uma Boa Placa de Vídeo Traz para Você?

Uma boa placa de vídeo pode ser a resposta mais econômica para um upgrade substancial em seu computador. Além de incrementar o funcionamento do sistema como um todo, as imagens passam por uma otimização que faz você perceber todos os mínimos detalhes. É somente quando instalar uma boa placa de vídeo que perceberá o que havia perdido este tempo todo com uma placa de vídeo integrada.

Passo a Passo: Como Instalar uma Placa de Vídeo?

De modo geral, uma placa de vídeo dedicada vem completa em sua embalagem. Confira em seu computador as compatibilidades e leia o manual do fabricante da placa.

  1. Desligue seu computar da rede
  2. Abra a parte traseira, se for um desktop
  3. Acesse os slots e procure por um espaço compatível com o tamanho da sua placa
  4. Faça as conexões de acordo com as instruções e baixe os drivers
  5. Em alguns modelos tudo isso é feito pelo próprio software que acompanha o modelo
  6. Configure de maneira que otimize 100% e high performance nas imagens do menu do jogo. Pronto, divirta-se em um nível mais elevado!

Placa de Vídeo ou Processador: O que é Mais Importante Para Rodar um Jogo?

Uma boa placa de vídeo pode superar algumas carências do próprio processador do computador. As placas de vídeo dedicadas possuem seu próprio processador e sua memória RAM. Portanto, se investir em uma placa dedicada de boa qualidade, o processador do seu PC não vai importar muito.

Quando Devo Atualizar Minha Placa de Vídeo?

Todos os anos, os fabricantes atualizam os modelos de sucesso no mercado, algumas especificações são substituídas, padrões enriquecidos, barramentos otimizados, etc. Fique de olho no mercado e entenda os pontos principais de uma boa placa de vídeo. Assim que sair um modelo novo, tente a experiência nova. Mas, de modo geral, se estiver satisfeito, não há necessidade alguma de atualizar ou trocar de placa.

Qual a Melhor Placa de Vídeo?

Nós somos entusiastas de games, e buscamos sempre as melhores resoluções que encontramos no mercado. Como temos jogado muito em 4K, os nossos jogos de campanha podem melhorar muito. Pesquisamos e encontramos o modelo que testamos e esta é a nossa escolha: A Placa de Vídeo Geforce RTX 2060 da Gigabyte.

Referência

Nvidia Deve Lançar Placa de Vídeo GeForce GTX 1180 em Agosto- Tecnoblog