author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Nada como acordar cedinho, especialmente no inverno e saborear um delicioso pãozinho quente que acabou de sair do forno. As panificadoras domésticas hoje em dia permitem que deixemos tudo programado para acordarmos para o mundo com um sorriso nos lábios e uma fatia de pão quentinho com manteiga.

Mas, para isso você precisa saber qual a melhor panificadora para comprar e ficar feliz com os resultados. Os modelos atualmente são bem simples de operar e alguns incorporam até tecnologia de última geração que permite várias programações ao mesmo tempo. De modo geral, todos os modelos garantem que terá o seu pão de cada dia, bem quentinho, assim que desejar!

O Que é uma Panificadora e Por que Investir Neste Produto?

Em 1800, um americano chamado Joseph Lee inventou a primeira máquina de manuseio de pão. Sua invenção era um dispositivo que podia esfarelar o pão do dia anterior para usar em outras receitas. Antes de seu projeto, o pão velho era jogado fora. Com o dinheiro que ganhou com sua invenção inicial, Lee criou a primeira máquina automática de fazer pão. Assim, nasceu então a panificadora doméstica.

Uma panificadora ou máquina de fazer pão é a resposta para muitos desejos de pessoas que se dedicavam fisicamente na hora de amassar um pão, bater um bolo, fazer massa de pizza e outros quitutes. O esforço físico em alguns casos era tão grande que as costas ficavam doente por horas seguidas.

A máquina veio para eliminar o trabalho duro e incrementar as possibilidades. Você pode amassar o pão, escolhendo qual o tipo de pão que quer no dia, simplesmente juntando os ingredientes e seguindo as instruções. A máquina fará o resto com maestria. Basta descobrir qual a melhor panificadora doméstica e ficará feliz por haver investido nela!

Quais São as Funcionalidades de uma Panificadora?

Uma panificadora doméstica pode completar todo o processo de fabricação do pão, desde a mistura da massa, amassando, sovando, passando pelo fermento e o processo de assar. Basta colocar os ingredientes na assadeira de pão da máquina. Em duas a três horas, você terá pão fresco e quentinho. Recomendamos que leiam o manual do fabricante e sigam a sequência de ingredientes antes de preparar o seu pão.

Mas, uma panificadora doméstica também pode fazer muito mais do que apenas pães, desde massa de pizza, bolos, hambúrguer e pãezinhos de cachorro-quente e outras delícias. Muitas dessas receitas requerem apenas alguns ingredientes simples, tornando mais fácil a arte de ter pão quente toda a hora.

Selecionamos uma lista de 6 marcas do mercado que podem auxiliar na tarefa de descobrir entre uma e outra panificadora qual a melhor para atender suas necessidades.

Melhor Máquina de Pão

1. Panificadora Multi Pane Britânia 550W – 110V

product-image

    Painel eletrônico com 12 opções de programas

    Ideal para pães e doces

    Equipada com timer na programação eletrônica

    Além de assar, ainda mantém o pão quente por 1 hora.

    Tampa de vidro temperado

    Forma com revestimento antiaderente

A Multi Pane da Britânia é um modelo de panificadora doméstica com tecnologia de última geração à serviço da culinária dos sabores deliciosos. Não há limite para o que poderá fazer com esta panificadora. Fácil de operar, com painel descritivo bem localizado, você já pode ter seu pão quentinho amanhã cedo. Mas, não fique só nisso. Prepare também a sobremesa do almoço com algumas ideias de bolos e tortas que a máquina faz com perfeição.

O manual de instruções do fabricante inclui ainda algumas sugestões de receitas para vários tipos e tamanhos de pães, doces, tortas, pudim e muito mais. Entretanto, o próprio painel da máquina exibe um guia de orientação com imagens e temperaturas perfeitas para o seu cardápio. A Britânia desenhou este modelo para ser mais fácil de operar do que uma máquina de lavar roupas. Basta programar e ela faz tudo para você!

2. Panificadora Master Bread NPF-53 Mondial – 127V

product-image

    19 programas de funcionamento

    Timer eletrônico de programação

    Forma de assar em aço com revestimento antiaderente

    Painel digital de fácil leitura

    Certificação INMETRO

A Mondial é consagrada no mercado de eletroeletrônicos e agora lança mais um modelo que promete revolucionar a maneira como fazemos nosso pão. Agora que já sabemos qual a melhor marca de panificadora doméstica do mercado hoje em dia. Basta, então juntar os ingredientes, programar para às 8 da manhã do dia seguinte, dormir e sonhar com um pão quentinho e uma caneca de café com leite.

Quando falamos que podemos fazer quase tudo com uma panificadora doméstica, não exageramos. Com a NPF-53 da Mondial, você pode fazer tipos diferentes de pães com tamanhos diferentes, com casca mais crocante e queimadinha ou mais clara. Tudo isso e mais uma gama enorme de doces, tortas, pudim, bolo e massas em geral até para pizzas. O painel frontal indica as temperaturas, com timer de programação e visor para acompanhar o andamento da máquina.

3. Panificadora Multi Pane Britânia 550W – 110V

product-image

    Forma de assar com revestimento antiaderente – o pão nunca gruda.

    12 opções de programas diferentes

    3 opções de tonalidades da casca dos pães

    Período de programação de 13 horas de antecedência

    Certificação de economia de energia – INMETRO

Ninguém pode mais dizer que sente falta de um pãozinho quente de vez em quando. Agora é possível ter seu pão quente todos os dias. E, nem precisa estar presente enquanto isso acontece. Junte os ingredientes, programe e durma. Quando acordar, a mágica aconteceu. Seu pão quente na mesa. A Multi Pane faz ainda mais coisas, como bolos, massas para pizzas, doces e tortas deliciosas. Basta escolher o que quer comer e ela faz o resto.

Quem nunca teve uma máquina de pão, não precisa ficar com receio de operar a Multi Pane. O Painel interativo oferece sugestões de escolhas entre tipos e tamanhos de pães. O manual do fabricante, além das instruções detalhadas oferece também um cardápio de receitas que poderá fazer com sua panificadora. Ela pode ser programada com antecedência de até 13 horas de quando quer seu pão pronto. E, ainda assim mantém o pão quente por mais 1 hora depois de pronto.

4. Panificadora Multipães Multilaser – 127V

product-image

    Painel digital com 12 opções de programas

    Forma em aço antiaderente

    Tampa e forma removíveis para limpeza

    Potência de 600W

    3 opções de tamanhos de pães

A Multipães da Multilaser é uma panificadora que incorpora tecnologia em sua operação diária. Imagine um pãozinho quente todos os dias por conta da última geração em eletrônicos. O desenho da máquina de pão da Multilaser é revolucionário, pois foge dos parâmetros dos modelos de mercado. Ela é robusta e ereta, com tampa e visor superior e tudo removível para facilitar a limpeza.

O painel de controle é de facílimo acesso e instrui claramente as opções de tons das cascas dos pães, tamanhos e até temperatura ideal. A programação é feita na noite anterior, antes de deitar, e na manhã seguinte no horário certo seu pão está pronto! Siga as sugestões de receitas, separe os ingredientes, programe e deixe a manteiga preparada com uma caneca de café com leite.

5. Multipanificadora La Panina Cadence – 220V

product-image

    Painel digital com 12 programas

    Opção de 3 cores de pão

    Ideal para pães, doces, tortas e preparar massas de pizza

    Certificação INMETRO

    Forma em aço dourado e revestimento antiaderente

A Cadence lançou a La Panina com a ideia de proporcionar pão quente todos os dias. O título de Multipanificadora é bem sugestivo, já que ela faz pão, doces, tortas, geleias, pudim, bolos e prepara massas de pizza. Um equipamento multitarefas com a qualidade dos produtos Cadence. Totalmente certificada pelo INMETRO, esta multipanificadora ainda deixa programar tudo para seu pão estar prontinho quando acordar pela manhã. Basta juntar os ingredientes e o motor potente vai assar tudo do jeito que você gosta.

O painel digital frontal oferece acesso a 12 programas de preparo do seu pão ou massas preferidas. Além do café da manhã, com um toque de botão você comanda também a preparação do cardápio do seu almoço, e até da sobremesa. A Multipanificadora é versátil e prática como a panificadora doméstica qual a melhor do mercado para atender suas necessidades!

6. Panificadora Pan Express Tramontina by Breville – 127V

product-image

    Certificação INMETRO

    Totalmente em aço inoxidável

    Forma de aço com revestimento antiaderente

    2 pás, para pães e geleias

    Painel digital interativo

    13 horas de programação

A Tramontina cuida da imagem e reputação com produtos de altíssima qualidade. Este é um exemplo que vale a pena comentar. A Breville é uma empresa conceituada no mercado internacional e agora licenciou a Tramontina do Brasil para lançar a Panificadora Pan Express. Mas, o que tem de especial a Pan Express?

Vamos começar pelo livro de receitas e o manual do fabricante. Agora não precisa mais abrir milhões de gavetas na busca do manual. A Pan Express tem um espaço na parte traseira onde o manual e acomodado para ficar sempre à mão. Outro detalhe importante deste modelo é o acesso por uma abertura lateral para acrescentar cereais ou sementes em sua receita de pão ou bolo, sem precisar abrir a tampa principal. Para conferir o processo, basta apertar um botão e acender a luz que deixa conferir o conteúdo da assadeira através do visor da tampa.

Guia de Compras

A prática de conferir online todas as informações sobre um determinado produto têm feito muita gente economizar dinheiro. O nosso guia tem este propósito, além de facilitar a opção de escolhas. Queremos esclarecer suas dúvidas e assegurar que está fazendo um bom negócio para garantir o pão quente de cada dia!

Como Escolher a Melhor Panificadora?

A escolha da melhor máquina de pão vai depender de alguns quesitos que fazem toda a diferença no grande esquema das coisas. Isto é, o custo benefício e a competência de entregar os resultados esperados são resultantes da combinação destes pontos:

  • Material: Os dois aspectos da qualidade da panificadora doméstica são desempenho e o material que dura muito tempo. Procure por formas de assar que tenham revestimento antiaderente. Você vai valorizar esta decisão quando tiver que tirar o pão quentinho e não grudar nas paredes da assadeira. O material deve ser de excelente qualidade para não comprometer o resultado final. Fique atento a isso!
  • Potência: Em determinadas situações a potência pode ser relevante. Quanto mais potente mais rápido. Entretanto, quando programamos para um pãozinho quente no café da manhã, o fator potência não influi muito. Todos são certificados pelo INMETRO. Fique de olho nesse detalhe também! Mas se quer algo mais rápido, já sabe. Escolha um motor mais potente.
  • Capacidade: Apesar das medidas acompanharem um padrão em assadeiras, alguns modelos podem oferecer pães com tamanhos maiores. A sua escolha pode ser de acordo com suas necessidades ou do tamanho da sua fome. Ou até mesmo do tamanho da família. Neste caso a capacidade maior pode ser bem prática para a ocasião!
  • Programas disponíveis: Fique de olho nas descrições dos programas. Os modelos empregam cada vez mais a tecnologia de ponta. Muitos deles mostram no painel digital todas as informações relevantes para a melhor programação possível. Contudo, observe também a facilidade de lidar com os dados na programação. Tem que ser uma combinação de funcionalidades e facilidade de programação.
  • Recursos extras: Se você tem uma vida corrida e depende de um bom café da manhã, vai dar valor ao fato da sua máquina ter um timer. Isto é, pode deixar tudo pronto 13 horas antes e fazer outras coisas, inclusive dormir. Outro fator importante é saber que mesmo depois de pronto, seu pão pode ficar quente por mais uma hora, isso é prático. Aberturas laterais para acrescentar grãos ao seu pão e luzes para visualizar o andamento do processo são extras que fazem muita diferença no pacote todo também. Confira!

Panificadora com Pão

Quais Receitas Posso Fazer Com a Panificadora?

Você pode fazer várias coisas em sua panificadora doméstica. Além das coisas comuns, você é limitado somente pela sua imaginação. Eu já soube de pessoas que fizeram sopas, bolo de carne, molhos, geleia de frutas, pudim de leite condensado, cocada, arroz doce, ovos mexidos e até iogurte.

Alguns modelos oferecem um livro de receita que é um capítulo no final do manual do proprietário. Mas, alguns sites online ensinam gratuitamente como tirar o maior proveito da sua panificadora doméstica. As pessoas participam de uma espécie de clube, trocando receitas e compartilhando sugestões. Se inscreva em um destes.

Passo a Passo: Como Limpar a Sua Panificadora?

Vale lembrar que estamos lidando com um equipamento elétrico, portanto, desligue da tomada antes de limpar. Prepare uma tigela com água morna, esponja macia, um pano de microfibra e detergente neutro.

  • Se o seu modelo permite a remoção da tampa, remova primeiramente a tampa, a pazinha no fundo da assadeira, depois a própria assadeira e comece a limpeza.
  • Verifique se não há sobras de pão no fundo da máquina, se houver, limpe com pano úmido. Não mergulhe o corpo da panificadora em água. O motor elétrico pode não funcionar mais se fizer isso.
  • Volte sua atenção para as partes que desmontou e lave tudo com água morna e detergente neutro. Se usar esponja, use o lado macio nunca o áspero, pois isso pode danificar o revestimento antiaderente das peças.
  • Seque tudo muito bem e coloque todas as peças de volta no lugar. Pronto, sua panificadora doméstica pode ser armazenada até o próximo uso.

Quanto Tempo a Panificadora Leva para Preparar Pães?

A preparação leva somente 10 minutos para todos os ingredientes. O processo completo de assar o pão pode demorar até 3 horas e 15 minutos. Entretanto, algumas receitas podem consumir até mais tempo. Mas, em geral este tempo é para um pão sem recheio com a casca na cor normal e tamanho médio.

Lembre-se que a programação de uma panificadora pode ser ajustada para terminar de assar um pão em 13 horas. Isso é, em um horário específico, antes de levantar pela manhã a sua máquina já terá assado seu pão e até mantido quentinho por mais uma hora, caso você não tenha acordado no tempo certo.

É Possível Fazer Pão Sem Glúten na Panificadora?

Fazer pão sem glúten em uma panificadora doméstica é tão fácil quanto assar qualquer outro tipo de pão! Apenas certifique-se de que sua máquina de pão esteja configurada para o modo sem glúten. Se você não tiver essa opção, use um programa rápido que apresente um ciclo de mistura, em vez de dois que normalmente são usados para fazer pão. Essa configuração às vezes é chamada de programa BÁSICO ou RÁPIDO.

Sugerimos também que leiam o manual do fabricante e observem atentamente os detalhes de ingredientes e configurações. Mas, em geral é possível fazer pães deliciosos totalmente sem glúten na panificadora.

Qual a Melhor Panificadora?

A integração de tecnologia e funcionalidades fizeram a diferença na hora da nossa escolha. A escolha de tipos de pães ficou bem mais ampla quando verificamos que era possível fazer pão com 7 grãos, por exemplo, sem ter que abrir a tampa o tempo todo. Basta adicionar os grãos por uma abertura lateral e o pão dos sonhos sai quentinho.

A segurança de poder inspecionar, com a luz acesa o progresso do pão enquanto está assando foi outro fator que nos direcionou para a escolha da Panificadora Pan Express Tramontina by Breville como a melhor para as nossas necessidades e superando todas as expectativas.

Referências

5 Itens de Cozinha Que Você Não Precisa – E Podem Ser um Desperdício De Dinheiro! - Decorstyle