author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Em qualquer lugar no planeta você nunca está perdido. Sempre pode recorrer a um GPS que é a sigla em Inglês para Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) que funciona como um rastreador de onde você está fisicamente naquele exato momento. Mas como isso funciona? Um GPS tem uma programação eletrônica com 2 variáveis, uma que recebe e outra que transmite informações e referências.

Nós temos atualmente mais de 50 satélites que estão em órbita ao redor da Terra. Os sinais constantes emitidos pelo GPS são captados pelos satélites, decodificados e enviados de volta ao mesmo equipamento. Um microprocessador faz os cálculos do momento recebido e o momento enviado e descobre o local exato de onde vieram os sinais. Cada GPS opera em uma sintonia diferente de frequência, por isso você nunca vai receber os sinais de outro GPS e sempre terá a certeza da sua localização exata. Se levar um GPS contigo, nunca estará perdido!

O Que é um GPS e Como Este Produto Funciona?

Através da troca de sinais entre o seu equipamento GPS aqui no chão e um satélite em órbita, é possível calcular sua localização exata. O GPS é composto de um sistema de microprocessamento que emite e recebe os sinais dos satélites, calculando sua posição exata. A troca de sinais é constante, por isso é possível acompanhar seus movimentos.

Os GPS funcionam da mesma forma quando instalados nos carros, bikes, aviões, navios, e até em programas de videogames que usam para posicionar o jogador no planeta. Com a troca de sinais é possível ainda incorporar outras funcionalidades, como monitoramento de segurança, atividades, temperaturas e várias outras informações de controle remoto. Os aparelhos podem ainda usufruir de três fontes de emissão de dados. O próprio sistema GPS, o sistema Russo chamado GLONASS e o sistema Galileo.

Quais São os Diferentes Tipos de GPS?

O princípio do envio e do recebimento de informações dos satélites é a base de operação de qualquer GPS, entretanto alguns modelos estendem suas funções e incorporam um número muito maior de informações ou até dados mais relevantes para missões específicas.

  • GPS Portátil Para Trilha. Um bom exemplo de GPS portátil é o seu celular. Os modelos mais modernos de smartphones, além de fazer chamadas têm também um sistema sofisticado de posicionamento global. Entretanto, é possível a aquisição de um equipamento específico para caminhadas por trilhas no meio das selvas ou lugares remotos. Estamos falando de um aparelho GPS. Seu princípio de emissão e recepção é otimizado com a inserção de mapas detalhados da área, relevo, condições do terreno, condições do tempo e outros fatores específicos para usar em trilhas. Normalmente, estes aparelhos portáteis funcionam com pilhas ou baterias recarregáveis. Alguns modelos podem até oferecer a funcionalidade de carga das baterias usando energia solar. Com tecnologia Bluetooth, pode ser sincronizado com seu celular.
  • GPS Para Bike. Por que não posso usar somente o GPS do meu celular na bike? Entendemos que o seu smartphone tem o mesmo processo de portabilidade, entretanto quando pedalamos uma bike, as informações devem bem específicas. Além de poder baixar um aplicativo, um modelo de GPS para bike tem um sensor que se conecta com a roda da bike, coletando dados de velocidade média, distâncias percorridas, desempenho, condição do terreno e até condições climáticas. Outras áreas de monitoramento também podem fazer parte do melhor GPS para bike, tais como a sua própria condição física, quantidade de calorias queimadas, batimentos cardíacos e outros dados relevantes. Um GPS para sua bike pode ainda comunicar em tempo real qualquer acidente que por ventura aconteça contigo no percurso. A tecnologia Bluetooth permite sincronização com seu celular.
  • GPS Automotivo. A maioria dos carros mais modernos já vem equipado com GPS, entretanto, ainda podemos encontrar aparelhos que adaptamos no painel e usamos como GPS. Para descobrir qual o melhor GPS automotivo, não precisamos fazer muita coisa. Temos somente que tentar navegar por uma grande cidade, até um endereço específico. Se conseguirmos chegar, o GPS é bom! Mas, em uma nota mais ampla, podemos dizer que os modelos de GPS automotivos são completos, com informações sobre as condições de tempo, ruas, cidades, relevância geográfica, até pontos turísticos. Podemos também sincronizar com nossos celulares através da tecnologia Bluetooth.

Quando pesquisamos informações sobre GPS, podemos encontrar várias opções. Sabemos que o princípio da orientação por satélites é parte fundamental do processo, mas queremos descobrir qual o melhor GPS para as nossas necessidades. Fizemos uma lista de 6 dos melhores modelos de GPS disponíveis no mercado.

Melhor GPS

1. GPS Portátil eTrex 10 Garmin

product-image

    Funciona com duas pilhas AA

    Grava até 50 rotas e 1.000 pontos de interesse

    Equipado com mapa base

    Compatível com PC para atualizações

    Entrada USB

    Visor de 2.2 polegadas

    Conectividade Bluetooth

Existe um ditado antigo que diz que devemos caminhar serenamente entre os ruídos e a pressa, mas podemos acrescentar a isso que devemos levar ainda conosco um GPS portátil como o eTrex 10 da Garmin que monitora nossas caminhadas pelas trilhas da vida. Além de acompanhar seu desempenho, poderá checar também todo o trajeto, de onde veio e para onde está indo. Equipado com memória, todos os pontos do percurso ficam registrados para fácil acesso.

Você nunca fica perdido com o eTrex 10 que também tem um alarme de desvio de percurso. O tamanho dele é ideal em uma pulseira de fácil visualização. Como um relógio de pulso, você pode conferir cada segundo da trilha. É possível ainda, baixar programas específicos no site do fabricante, além de atualizações das condições do terreno em mapas de áreas específicas. Se vai dar para uma caminhada, não saia de casa sem ele!

2. GPS Garmin Edge 520 Plus Ciclocomputador

product-image

    149 campos de dados diferentes na configuração com todos os sensores

    5 telas diferentes

    Tela de 2.3 polegadas

    À prova d’água

    Cabo USB para recarga

    Conecta com 3 sistemas de navegação via satélite – GPS, Galileo e GLONASS

    Conectividade Bluetooth

O Garmin Edge 520 Plus é um GPS para ciclismo. Além de obter informações avançadas de navegação, você pode ainda sincronizar com seu celular e ver todas as mensagens e chamadas que recebe. Tem capacidade de memória de percurso e pontos específicos. Mapas atualizados e interativos podem ser baixados em seu aparelho, além de informações pertinentes, línguas e configurações. Você pode deixar o Edge 520 do jeito que quiser.

Quando sair para pedalar, fique tranquilo pois seu Edge 520 plus avisa em tempo real o percurso da sua jornada e mais ainda, no caso de algum acidente, ele avisa as pessoas da sua lista de contato imediatamente. Isso é segurança! Dedique um tempo para configurar estes recursos e atualize os dados sempre que puder.

3. Navegador GPS Garmin GPSMAP 64S Outdoor

product-image

    2 sistemas GPS e GLONASS

    Tela 2.6 polegadas antirreflexo

    Duas pilhas AA

    Bluetooth

    Bússola de três eixos

    Garantia de 1 ano

O Garmin MAP 64S é um GPS para trilhas. Basicamente, a mesma estrutura dos modelos usados nas bikes, porém um GPS com mais informações relevantes e formato mais robusto. Antena externa, sistema de gravação e armazenamento de percurso, Bluetooth, além de sincronizar com seu celular. Para fazer suas caminhadas por trilhas que ainda não conhecia, pode armazenar informações de referências enquanto caminha, ou pode compartilhar com quem já havia feito o mesmo percurso anteriormente.

O GPS para trilhas é um instrumento que armazena seus dados. O MAP 64S armazena em sua memória até 200 trilhas completas. Mais de 10.000 points de interesse e várias outras informações. Com ele, você nunca caminha sozinho! O sistema de rastreamento envia também informações ao vivo da sua localização para pessoas da sua lista. Em caso de algum acidente, a notificação chega rapidamente.

4. GPS Automotivo Garmin Drive Smart 65 & Traffic

product-image

    Tela de 6.95 polegadas

    Comando de voz

    Slot para cartão de memória SD

    Touch Screen

    Cabo USB

A Garmin mais uma vez lança no Mercado um GPS com muitas funcionalidades para ser usado por motoristas do mundo inteiro. O Navegador Drive Smart 65 da Garmin pode ser posicionado no para-brisas do seu carro e inclui todos os alertas de tráfego da sua viagem.  Condições das estradas, tempo, radar de velocidade e conectividade Bluetooth também estão disponíveis em um aparelho com tela de quase 7 polegadas.

 A segurança do Drive Smart 65 é reconhecidamente um fator de muita importância, pois você pode efetuar todos os comandos usando sua voz. Sem risco algum de desviar a atenção do transito à frente. Quando o assunto é GPS automotivo qual o melhor recurso? Podemos responder que é o fato de poder conectar seu GPS ao notebook para configurar e atualizar dados. Para gravar informações, basta inserir um cartão de memória.

5. GPS eTrex 30x Garmin

product-image

    Tela colorida de 2.2 polegadas antirreflexo

    Resistente à água

    Botões laterais de ajustes

    Baterias longa duração – 25 horas

    Armazena até 2.000 pontos

    Slot para cartão de memória SD

As melhores coisas sobre este GPS é o seu tamanho, a duração da bateria e o seu peso. A bateria pode durar até 25 horas. Isso significa que poderá caminhar bastante antes que precise recarregar a bateria, literalmente! Muito leve e prático, armazena até 2.000 pontos de referência, é quase impossível se perder quando estiver munido com um destes. Apesar de não ser touch screen, a tela é colorida e de fácil interação com os botões laterais.

O menu oferece várias opções de alternativas e funcionalidades, incluindo uma bússola de 3 eixos. Um microcomputador integrado e cartão micro SD. Outra característica interessante é usar seu GPS como despertador. Em uma caminhada muito longa, você pode resolver tirar uma soneca e acordar na hora que selecionou no GPS. É, de fato, um GPS que faz tudo que precisar quando estiver fora de casa. Desde fases da lua para pescaria, até previsões de tempo, distâncias percorridas, registros do percurso, enfim tudo que precisa para uma boa caminhada pelos caminhos ainda não explorados!

6. GPS Garmin Edge 130 Ciclístico Compacto

product-image

    Baterias com 15 horas de duração

    À Prova d’água

    Cabo USB

    Slot para cartão de memória SD

    Sincroniza com Celular para receber chamadas

    Sensor de velocidade

    Sensor de cadência e desempenho

O Garmin Edge 130 é o companheiro perfeito para suas pedaladas. Pequeno, portátil, potente, com baterias que duram até 15 horas, este é o GPS que vai mostrar todos os detalhes do seu percurso. Ele é à prova d’água, apesar de recomendarmos não mergulhar na água por mais de um metro de profundidade e por período prolongado de tempo.

Na configuração pelo seu notebook é possível inserir a língua Português do Brasil no menu. Basta inserir o cabo USB e baixar o programa de linguagem. Além do Bluetooth, o Edge 130 tem conexão com seu celular através do aplicativo Garmin Connect e usa o sistema de navegação dos 3 principais GPS, GLONASS e Galileo para sincronização. Receba chamadas pelo GPS.

Guia de Compras

Como já vimos até agora, um GPS para cada aplicação. Ao invés de usar somente o GPS do seu celular que pode não ser o melhor GPS off-line para se orientar, vale a pena pesquisar por modelos mais completos, com mais funcionalidades e, acima de tudo, melhor custo/benefício. Defina sua necessidade e considere todas alternativas para sua escolha. Siga um roteiro de recursos para definir o melhor GPS para a ocasião.

Como Escolher o Melhor GPS?

A combinação de muitas funcionalidades e configurações pode deixar um GPS com a sua cara. Isto é, todas as informações com acesso rápido configurado. Porém, alguns aspectos e atributos devem ser considerados.

  • Tamanho do Display. O tamanho da tela é importante em todos os tipos de GPS, obviamente um modelo para caminhadas, não precisa necessariamente ter o tamanho de uma tela de GPS automotivo. São cenários diferentes que demandam acesso visual em várias circunstâncias. Para um GPS de pulso, por exemplo, o tamanho ideal corresponde ao mesmo de um relógio. Enquanto que um automotivo precisa ter o maior tamanho possível. Leve em consideração o tamanho da tela, pois isso pesa muito na decisão pelo modelo ideal.
  • Memória Interna. A memória interna chamada de RAM não é muito grande no GPS, entretanto é possível estender a memória com o uso de cartão SD. É possível também liberar espaço de memória, conectando seu GPS ao computador e seguir as instruções de configuração para liberar mais memória. Mas, de modo geral, o cartão de memória é a forma mais rápida, portanto certifique-se de que o modelo que escolheu tem slot para inserir cartão SD, ou micro cartão SD.
  • Atualização Automática. É recomendado atualizar o software do seu GPS de tempos em tempos. Alguns modelos têm programações exclusivas para atualizações de software. Basta acessar o site do fabricante e baixar a versão mais recente do seu modelo. Mas, se preferir que seja feita automaticamente, fique ne olho nas especificações técnicas de cada modelo.
  • Funções Extras. Alguns modelos fornecem todas as informações necessárias para um percurso sem erros. Nada mais frustrante do que optar por um atalho e descobrir que o transito está interrompido. Alguns modelos dão noticiais, atualizando sua rota em tempo real. Estas funcionalidades extras podem fazer a diferença quando tiver que optar por uma escolha. Saber dos radares de velocidade à sua frente também faz parte de um recurso extra, além de condição de tempo e poder fazer ligação usando o próprio GPS.

pessoa usando gps

Quais as Diferenças Entre um GPS Via Satélite (GPS) e um Rastreador Via Radiofrequência?

Um Rastreador Via Radiofrequência ou Radio Frequency Identification (RFID) é um processo de rastreamento que usa antenas de referências que recebem ondas eletromagnéticas emitidas por um veículo. O sistema só funciona em áreas onde existem antenas e torres para emissão e captação de sinais.

Um GPS, por outro lado, é um dispositivo eletrônico que emite e capta sinais que são emitidos e decodificados por uma rede de mais de 50 satélites em órbita. Um GPS funciona em qualquer lugar do mundo, independente de antenas e torres de comunicação.

Como Ler e Ajustar o GPS?

Alguns modelos possuem localizadores que registram imediatamente a sua localização, assim que são ligados. Alguns GPS têm programas que abrem janelas para inserir coordenas de latitude e longitude e eles encontram o lugar para você. Um mapa GPS para caminhada, normalmente é representado em 4 camadas de informações, incluindo curvas de níveis, presença de civilização, relevos do terreno e outras informações relevantes. Por favor, consulte o manual do fabricante para informações complementares.

Qual o Melhor GPS?

A Garmin é uma fabricante mundial de GPS e outros equipamentos eletrônicos de precisão. Reconhecidamente, os modelos de GPS são os mesmos usados por pessoas em todas as partes do globo. A Nossa escolha foi baseada na reputação de uma empresa que já provou competência de qualidade em seus produtos. Um modelo em especial é usado em muitos países, em várias línguas com a mesma qualidade. Nós ficamos com o GPS Automotivo Garmin Drive Smart 65 & Traffic como o melhor GPS que o seu dinheiro pode comprar em 2021.

Referências

GPS Terá “reset” Na Contagem de Tempo, Afetando Dispositivos Antigos-  Tecnoblog