author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

Cuidar do carro hoje em dia é uma questão de preservar o patrimônio, já que não é fácil comprar carro novo com os preços do jeito que estão! Um dos cuidados básicos, além de lavar, trocar óleo e filtro regularmente é uma boa encerada. Isso seria como a maquiagem humana antes da festa. Além, é claro, de preservar o brilho da pintura, os efeitos de aparência metálica, e outros atributos de uma boa pintura.

Quando desenvolver o hábito de cuidar da pintura do carro com cera de excelente qualidade vai perceber que é muito fácil. Com algumas marcas de cera você só precisa borrifar, elas vêm em spray, outras você usa um pano limpo e uma camada fina. Não se esqueça de observar que, não importa a cera, sempre aplique no carro longe da luz direta do sol. Os raios podem manchar a pintura do carro se a cera secar muito rapidamente.

Qual a Função da Cera Automotiva?

A cera deixa uma camada fina de proteção sobre a pintura. As pessoas perguntam, por que não podemos, então, ter esta proteção na tinta que foi usada para pintar o carro? Por que não veio de fábrica. São perguntas bastante lógicas, entendemos isso! Contudo, a cera automotiva protege e prolonga o brilho da tinta original, criando uma barreira que isola a pintura do carro.

As melhores ceras automotivas do mercado protegem o carro do mundo exterior. Especificamente, a aplicação de uma fina camada de cera ajuda a proteger o revestimento transparente do carro de elementos como luz solar, poeiras e até chuva ácida em alguns países.

Por que Aplicar a Cera Automotiva e Quais São os Benefícios Deste Produto?

A cera para automóveis oferece uma camada de proteção para os automóveis, protegendo o verniz e a pintura. Deixar de usar a cera automotiva pode fazer com que a tinta desbote, aumentando assim as chances de danos cosméticos, diminuindo potencialmente o valor de revenda do carro.

As ceras automotivas têm cera de abelha e cera de carnaúba em suas fórmulas, além de ingredientes como silicone e outros agentes. Por isso, as ceras automotivas oferecem camada de proteção contra as intempéries do tempo.

O nosso objetivo é minimizar seu trabalho de pesquisar sobre as ofertas do mercado para descobrir qual a melhor cera automotiva. Listamos algumas sugestões que vão deixar seu carro com cara de novo, além de garantir preço de revenda e proteger a pintura. Veja a nossa lista:

Melhor Cera Automotiva

1. Cera para Carros Pretos Black Wax G6207 Meguiar’s 198g

product-image

    Produto importado

    Especial para carros de cor escura

    Pode ser aplicado com máquinas de encerar

    Não indicado para superfícies com pinturas foscas

    Não contém colorantes ou tinturas

A cera G6207 da Meguiar’s é desenhada especialmente para carros de cores escuras. O kit de uso vem completo com o tubo e uma esponja de aplicação. As instruções simples lembram que deve lavar e secar o carro antes de encerar. E, para encerar deve fazê-lo à sombra. A fórmula da G6207 foi desenvolvida para cobrir riscos e trazer de volta o brilho original na pintura.

O produto pode ainda ser usado com sistema de aplicação de cera de polir que se ajusta a furadeiras, como também manualmente. O polimento também pode ser feito com máquinas ou manualmente. Aplique no carro em movimentos circulares, usando a esponja que acompanha a embalagem. Deixe secar com aspecto fosco e use pano seco, de preferência flanelado para um brilho incrível no seu carro.

2. Turtle Wax T-123R Cera de Carro Super Rígida – 473 g

product-image

    Efeito dura até 12 meses

    Produto importado dos EUA

    Indicado para superfícies de qualquer cor

    Pode ser aplicado e polido com máquinas

O nome desta cera já é uma tradição consagrada no mercado. Agora, eles lançam, o que promete ser a melhor cera líquida automotiva para o seu veículo. A proteção da pintura está assegurada por até 12 meses. Além da aplicação automotiva, esta cera pode ser muito útil em casa, na lança, em móveis e muitas outras superfícies. Seca sem deixar a sensação de oleosidade.

A aplicação deve ser feita sobre uma superfície seca e longe da luz direta do sol. A Cera Líquida da Turtle Wax deixa uma camada fina duradoura de proteção que pode ser obtida após a secagem do produto. Com um pano seco ou polidores, é possível deixar a superfície brilhando. Mas, observe que não deve aplicar em superfícies onde não quer que brilhe muito.

3. Cera Líquida California Gold Spray Wax 710ml-MOTHERS-303540011

product-image

    Cera líquida Spray

    Indicado para qualquer cor e superfície

    Produto importado.

    Brilho instantâneo

O diferencial desta cera líquida está na embalagem de fácil aplicação. Basta usar um pano limpo e aplicar leves camadas de spray sobre a superfície lavada e seca do veículo. Aguarde uns instantes até que seque e use um pano de microfibra ou flanela para polir. Você vai ver a pintura voltar à vida diante dos seus olhos.

O efeito do brilho é resistente e duradouro, e ainda com a facilidade de aplicação deixa este produto na escala de referência de cera automotiva qual a melhor do mercado. Faça um teste você mesmo e traga de volta o brilho cansado do seu carro. Lave bem, encere e saia pelo mundo afora com a pintura rejuvenescida. Simples assim!

4. Cera Líquida Speed Spray Wax com 710ml-MOTHERS-303545069

product-image

    Não mancha cromados e pneus

    Brilho instantâneo

    Qualquer tipo de superfície pintada

    Secagem rápida

A Speed Spray Wax é um nome em Inglês que traduz exatamente o que esta cera faz. Basta borrifar o spray na superfície e passar um pano. Brilho instantâneo, rápido! Não importa a cor do seu carro, use a Speed Spray em toda superfície, incluindo as partes cromadas e os pneus. O efeito é incrível, tudo brilhando como novo!  Procure usar a cera líquida longe da exposição solar, além de lavar e secar bem a pintura do carro.

Você pode aplicar a cera também sobre a pintura sem lavar, mas antes assegure que esteja livre de impurezas e sujeiras. Pode ser aplicada também nos pneus do carro, trazendo de volta aquele brilho de borracha nova. Quando aplicar sobre as partes cromadas, Speed Spray não deixa marcas, basta passar um pano e o brilho volta à vida.

5. Zip Wax Wash

product-image

    Embalagem econômica de 1.89 litros

    Enriquecido com cera de carnaúba

    Indicado para carros, lanchas e motos

    Seguro em todas as cores

    Pode ser usado em áreas cromadas e pneus

A Zip Wax Wash da Turtle Wax é uma combinação perfeita! Dois produtos mundialmente reconhecidos pela qualidade juntos em uma única ação! Agora você lava e encera ao mesmo tempo. Basta um balde de água, uma tampinha da embalagem de quase dois litros da Zip Wash, faça bastante espuma e lave bem o carro. Uma esponja de qualidade pode ajudar muito. Limpe toda superfície. Até os pneus.

Agora é que a mágica acontece! Após lavar e esfregar em todos os cantos, enxague tudo, seque com pano absorvente e comprove a qualidade de um produto que justifica a reputação. Seu carro fica com um brilho fantástico, graças à cera de carnaúba que deixa o toque de brilho duradouro na pintura do carro. De uma só vez, você lava e encera seu carro como um profissional!

6. Cera Cristalizadora com Carnaúba PROAUTO 500 ml

product-image

    Não precisa ser polido após a aplicação, basta passar um pano

    Pode ser usado em superfície molhada

    Não use na luz direta do sol

    Contém carnaúba

    Cristaliza a pintura

Um acabamento cristalizado na pintura do seu carro. Se estiver ficando fosco, sem brilho e manchado, aplique a Cera Cristalizadora na superfície pintada do seu carro, lancha ou moto e veja o resultado na hora. O efeito espelhado vem de uma fórmula que contém carnaúba e outros elementos que protegem seu carro dos raios UV. Use até com o carro molhado. Você vai ficar feliz com o resultado.

Sem necessidade de polir, basta passar um pano, a Cera Cristalizadora cria uma película protetora que dura muito tempo e previne contra danos causados pelas intempéries do tempo, como chuva, sol quente, maresia e poeira. Leve sempre no carro, assim que tiver um tempo, procure um lugar de sombra e dê uma borrifada leve, passe o pano e pronto. Seu carro brilha o tempo todo com esforço zero, preservando água e o meio ambiente.

7. Cera Líquida Super Brilho Luxcar 500ml

product-image

    Indicado para todos os tipos de pinturas e cores de veículos

    Embalagem dura até 15 aplicações

    Pode ser aplicada em superfície seca ou molhada

    Brilho instantâneo

    Contém cera de carnaúba

Assim como tudo na vida que está ficando cada vez mais conveniente, a Luxcar da Super Brilho é uma cera líquida em spray que facilita a vida de qualquer um. Basta uma borrifada, mesmo que o carro esteja molhado, passe um pano e seu carro está brilhando. Esta mágica acontece graças à eficácia da cera de carnaúba na sua fórmula, auxiliando não somente com o brilho, mas também protegendo a pintura contra os efeitos dos elementos.

Além da fácil aplicação, a Luxcar pode ser usada em qualquer pintura, superfície plástica, emborrachada, sem deixar marcas. Seu carro pode estar molhado ou seco, entretanto, não aplique em luz solar direta. Os raios do sol podem deixar a pintura manchada enquanto estiver secando.

8. Cera Pasta com Carnaúba Proauto 200g

product-image

    Ação levemente abrasiva que remove manchas e riscos

    Contém cera de carnaúba

    Indicada para qualquer tipo de pintura

    Não use à luz do sol

    Lave e seque bem o carro antes de usar a Proauto

A Cera Proauto é considerada uma tradição no mercado brasileiro. A concentração elevada de carnaúba na sua fórmula propicia brilho duradouro da pintura do carro. Fácil de ser aplicada, basta uma esponja ou pano com movimentos circulares e o polimento é mais fácil ainda. Além de brilhar, a cera Proauto remove riscos e manchas de oxidação da pintura.

Para obter os melhores resultados de brilho e proteção, lave e seque seu carro antes de encerar. Não aplique a cera na luz direta do sol, procure um lugar à sobra e use um pano seco para aplicar e uma flanela para polir. É possível ainda usar máquinas no processo de aplicação e polimento. A Proauto é indicada para todo tipo de pintura.

Guia de Compras

Como parte da nossa dedicação em oferecer o caminho mais fácil para a melhor opção, aqui vão alguns conselhos importantes:

Alguns especialistas recomendam a aplicação de cera automotiva na pintura do carro pelo menos uma vez a cada três meses. Algumas marcas têm ação mais prolongada, então siga as recomendações do fabricante. Mas, de modo geral, se não estiver satisfeito com o brilho do carro. Aplique novamente, ou com mais frequência.

O propósito da cera é oferecer uma camada de proteção da pintura. E, ao mesmo tempo, proteger dos raios UV que podem queimar a pintura, maresia que deixa a camada mais fina da pintura oxidada e ventos fortes com poeira que acabam riscando a camada de verniz da pintura. Quando observamos através de um microscópio, podemos comprovar que a cera automotiva realmente deixa uma camada que protege a superfície da pintura do veículo.

Como escolher a Melhor Cera Automotiva?

Os quesitos críticos das ceras automotivas estão refletidos nos resultados de melhor brilho, durabilidade, facilidade de aplicação e remoção, proteção contra intempéries e custo benefício. Entretanto, podemos seguir um roteiro de considerações que nos ajudará a definir a escolha da melhor marca do mercado.

  • Tipo de Cera: São dois os tipos predominantes no mercado. A cera líquida e a cera em pasta. De acordo com o estado da pintura do carro, você pode optar por um tipo ou outro. A cera em pasta, por exemplo pode remediar e recuperar um estado de conservação mais desgastado ou sem brilho da pintura. Já, a cera líquida que pode recuperar o brilho de um carro mais novo. Ela é mais fácil de aplicar e polir. A cera em pasta normalmente contém mais solventes do que as fórmulas líquidas, tornando a pasta mais eficaz na remoção de tinta velha e sujeira incrustada. Uma terceira alternativa é a cera que já vem com produto de limpeza para o carro. Sua consistência é parecida com sabão líquido que lava e encera ao mesmo tempo.
  • Modo de Aplicação: Os dois tipos predominantes podem ser aplicados com razoável facilidade. Entretanto, em qualquer das situações vale lembrar que nunca devemos aplicar sob a luz do sol. Lave e seque muito bem o carro. A cera em pasta pode ser aplicada com esponja, pano, ou até máquina rotativa em movimentos circulares. Aguarde um período até que a cera fique totalmente seca e fosca e use pano seco para polir. A cera líquida, que pode até ser usada em carro molhado não requer período de espera, basta borrifar e passar um pano. O Brilho é instantâneo. A cera do tipo que lava e encera ao mesmo tempo, deve ser usada como se fosse um sabão líquido para lavar o carro. Seque bem e pronto, está limpo e encerado!
  • Frequência de Aplicação: Alguns especialistas dizem que o ideal é encerar seu carro cada três meses. Mas, assim como temos tipos diferentes de ceras, temos também situações de demandas que podem variar este período de tempo. Alguns fabricantes asseguram que determinadas ceras podem durar até 12 meses de proteção e brilho. Uma ideia plausível de uso de cera pode estar relacionada com a lavagem do carro. Adote a prática de encerar todas as vezes que lavar seu carro. De maneira alternativa, você pode ainda, intercalar o uso de cera em pasta com cera líquida. O ponto aqui é manter o carro limpo o tempo todo. Então, lave e encere, depois faça uma espécie de manutenção, usando cera líquida sempre que quiser trazer à tona aquele brilho incrível no seu carro!
  • Secagem: Quando fazemos referência ao tempo de secagem, vale lembrar que a cera deve ser aplicada longe da luz do sol. Os raios diretos podem deixar a pintura manchada. Lave e seque bem o carro antes de aplicar a cera em pasta. Aguarde até que a cera fique com o aspecto de fosco para começar a polir com pano seco. Já, a cera líquida pode ser aplicada com o carro molhado. E, a cera que combina sabão líquido pode ser usada normalmente sempre que quiser lavar o carro.
  • Cor do carro: Algumas ceras reivindicam eficácia em cores escuras, enquanto outras alertam para não aplicar sobre superfícies cromadas. Confira as especificações e assegure que a cera que escolheu é compatível com todas as cores, ou com a cor onde vai aplicar. No caso de dúvida faça o teste em uma pequena área. Mas, de modo geral, todas as informações de desempenho e restrições podem ser verificadas antes de usar no seu carro.

passando cera

Cuidados ao Aplicar a Melhor Cera Automotiva no Seu Carro

Esteja em conformidade com as informações do produto. É importante que saiba exatamente quais os possíveis efeitos da não conformidade e em que situações podem acontecer. Por exemplo, o alerta é que não deixe o carro exposto ao sol enquanto estiver encerando. Isso pode manchar a pintura. Outra sugestão é de que tenha certeza de que a superfície, mesmo não lavada, esteja limpa de pós e outros resíduos.

Mas, o mais importante de todos é uma recomendação de saúde. Isso mesmo, as ceras, tanto as que são vendidas em pasta quanto as líquidas, podem conter resíduos de vapores químicos. Quando inalados podem causar problemas sérios de respiração e tontura. Recomendamos sempre a leitura das informações fornecidas pelo fabricante.

Passo a Passo Para Encerar o Seu Carro

Encerar seu carro pode ser um exercício simples, porém deve ser feito de maneira segura para sua saúde e seu carro. Siga um passo-a-passo para garantir que estará sempre dentro dos parâmetros de segurança:

  • Primeiro passo, dedique algum tempo para ler todas as informações do fabricante sobre o produto que comprou. Leia as informações na embalagem, incluindo cuidados médicos e instruções de primeiros socorros no caso de intoxicação.
  • Segundo, antes de lavar ou cuidar do carro, assegure que esteja em superfície plana e o carro devidamente seguro, com frio de mão puxado e o motor desligado.
  • Não aplique cera em direta luz solar, portanto encontre um lugar de sombra.
  • Lave muito bem seu carro, remova resquícios de óleos e graxas, asfalto, poeira e outros substancias que ficam impregnadas na pintura do carro. Enxague e seque tudo.
  • Se ainda não tem certeza da eficácia do produto, faça o teste em uma pequena área da pintura.
  • Aplique a cera em movimentos circulares no caso da cera em pasta, ou borrife uma camada leve antes de passar um pano. Deixe secar até que a cera adquira uma tonalidade fosca e retire o excesso, polindo ao mesmo tempo com um pano seco e macio. Alguns produtos podem ser usados por máquinas que aplicam a cera e são polidores ao mesmo tempo.
  • Pronto, seu carro está como novo. Aconselhamos o uso de cera líquida em intervalos intercalados para manter o brilho da pintura.

Quando o Carro Deve Ser Encerado?

Alguns especialistas sugerem que o faça de três em três meses. Entretanto, vai depender da condição da pintura do seu carro. O estado do brilho e a aparência podem demandar que seja encerado por um período menor de tempo, mas com maior frequência. Tente recuperar o máximo possível, restaurando o brilho original até que adote a rotina de aplicar cada três meses. Algumas ceras líquidas podem ser aplicadas todos os dias se assim o desejar.

Um alerta: As ceras em pasta contêm substâncias com efeito abrasivo, portanto podem danificar a pintura ao invés de incentivar seu brilho. Nestes casos, ajuste a pressão aplicada na hora de passar a cera e não faça muitos movimentos no mesmo lugar.

Qual a Melhor Cera Automotiva?

Alguns estudos mostram que encerar seu carro é apenas uma etapa para manter o brilho em excelente condição. A cera serve para proteger o carro dos raios do sol, maresia, excrementos de pássaros, pólen, sujeira de lama, insetos e quase todos detritos da estrada. Portanto, uma boa cera faz mais do que limpar seu carro. Ela protege a pintura contra os elementos.  Para escolher a cera certa para o seu carro, consideramos o custo benefício e o resultado final de qualidade e tradição. Ficamos com a combinação de 2 efeitos em 1, a Zip Wash da Turtle Wax.

Referências

Encerar e polir: saiba quando e como dar um trato no carro - Auto Papo