author-image
By Helio Magri
Última atualização: novembro 28, 2021
Mostrar Conteúdo

O marketing sobre cremes clareadores para os dentes e poções caseiras para deixá-los mais brancos têm aumentado muito nos últimos tempos. Não é de admirar que todos querem um sorriso aberto, exibindo dentes brancos e brilhantes. Contudo estes efeitos extremos de branqueamento podem ser o resultado somente de intervenções de profissionais da odontologia.

O que vamos mostrar aqui são cremes, desenvolvidos cientificamente para eliminar as bactérias que causam o escurecimento da dentina. As combinações caseiras de produtos abrasivos podem resolver imediatamente, com clareamento instantâneo, mas a longo prazo o dano é muito grande pois remove a camada protetora dos dentes.

Nosso sorriso é capaz de expressar a saúde interna da alma e a condição perfeita dos cuidados bucais. A higiene diária é responsável por alto grau de imunidade, além de mostrar isso nos dentes mais claros e amplos quando sorrimos.

O que é o creme dental clareador e como ele age?

Para respondermos esta questão de maneira bem clara vamos explicar, primeiramente, porque os dentes ficam amarelados. Nossos dentes são revestidos de materiais orgânicos que chamamos de cromógenos. Os cromógenos têm a capacidade de alterar suas cores, alteando a coloração dos dentes. Isso acontece quando respiramos de boca aberta, ressecamos os dentes ou consumimos substâncias que degradam os cromógenos.

Os cremes clareadores têm propriedades que atuam como agente oxidante, produzindo radicais livres que agregam às moléculas de pigmentação dos dentes, provocando o efeito de clareamento. Os dentistas, normalmente utilizam químicos mais potentes, com tratamentos prolongamentos de clareamento, muitas vezes associados a prevenção de cárie e tratamento das gengivas.

Vale explicar também que muitos métodos de clareamento têm em comum, dois princípios ativos que deixam seus dentes mais brancos: o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio.

Creme Dental Clareador

1. Pasta de Dente Preta Clareadora CALI WHITE

product-image

    7 ingredientes naturais

    Não contém químicos

    Fórmula Vegana

    Sem Glúten

Um dos aspectos interessantes deste creme clareador é o fato de utilizar o carvão como ingrediente ativo em sua ação. O carvão pode absorver os resíduos amarelados e remover muitas manchas dos dentes, deixando um sorriso com dentes mais brancos. A combinação com óleo de coco pode otimizar sua ação. Pois, o óleo de coco serve para eliminar as bactérias que se acumulam no esmalte dos dentes. 

A Pasta Clareadora Cali White promete uma fórmula sem químicos como o SLS, que provoca a espuma na pasta e conhecido por causar algumas alergias nas gengivas e interior da boca. Não contém flúor e outros químicos que podem provocar reações alérgicas. Esta é uma aposta que tem sido adotada por muitas pessoas pelo mundo afora que garantem que a Pasta de Dente Preta é um creme dental clareador que funciona.

2. Creme Dental Colgate Luminous White Brilliant

product-image

    Embalagem com 3 tubos

    Clareamento rápido 1 tom mais branco em 1 semana

    Baixo nível de abrasão e proteção do esmalte

O Creme Dental White Brilliant oferece em sua formulação, agentes branqueadores que atuam por um período de 1 semana, deixando os dentes mais claros. Um dos problemas de dentes amarelos é o acúmulo de material orgânico tártaro ao redor dos dentes. O Creme dental da Colgate promete a remoção, deixando o esmalte livre e branco brilhante. 

Para manter o aspecto brilhante dos dentes é necessário que a higiene bucal seja feita três vezes ao dia, com escovação vertical e circular. O melhor creme dental clareador pode não ter efeito algum se os cuidados não forem observados. Além de agir como branqueador, o White Billiant protege e remineraliza o esmalte de todos os dentes.

3. Creme Dental Colgate Luminous White Carvão Ativado

product-image

    Contém Flúor e efeito anticárie

    Sabor menta

    Carvão ativado

O uso de carvão em pó para limpar os dentes tem sido muito difundido. Entretanto, não recomendamos seu uso indiscriminado. O Creme Dental Colgate Luminous White com carvão ativado, tem a dosagem perfeita de carvão em sua fórmula para absorver resíduos e remover gradativamente as manchas dos dentes. Lembramos ainda que a regulamentação no Brasil de produtos passa pelo crivo da ANVISA. Esta certificação comprova a segurança do uso do produto.

A escovação dos dentes é recomendada três vezes ao dia, ou logo após a ingestão de alimentos. A Luminous White é formulada para que seus dentes fiquem mais claros com o efeito do carvão ativado, sem sofrer qualquer abrasão do esmalte. O uso de creme dental com carvão ativado é uma prática supersegura, mas em dúvida visite seu dentista.

4. Kit Creme Dental Black is White Curaprox

product-image

    Contém Flúor

    Kit com 2 tubos e 1 escova dental

    Contém carvão ativado

A aplicação de carvão ativado no Creme Dental Black is White da Curaprox combina nanopartículas de Hidroxiapatita para melhor efeito de clareamento, sem comprometer a integridade do esmalte dos dentes. O Kit vem equipado com dois tubos e uma escova especialmente desenhada para alcançar as cavidades mais difíceis entre os dentes.

Especialmente recomendada para fumantes e apreciadores de café preto, o efeito de clareamento já pode ser notado após uma semana de uso. A fórmula contém flúor para combater cáries, além de limão e menta para um hálito puro mais duradouro.

5. Creme Dental Natural Extracts Purificante – Colgate

product-image

    Contém extratos naturais e carvão ativado

    Tubo de plástico reciclável

    Contém Flúor

    Gel dental anticárie

A Colgate combinou a eficácia do carvão ativado e o toque refrescante de menta para fazer um creme clareador dental capaz de deixar seu hálito puro por mais tempo. A ação branqueadora do carvão ativado já é conhecida, a formulação com extratos naturais não é abrasiva, mas comprovadamente protetora do esmalte dos dentes.

O flúor da composição é na medida certa para prevenir cáries. Após as refeições e alimentos que podem manchar os seus dentes, a aposta correta é escovar com o Creme Dental Natural Extracts da Colgate. O carvão ativado na sua formulação elimina manchas e acelera o clareamento. Perceba a diferença em poucos dias de uso.

6. Creme Dental Oral-B 3D White Whitening Therapy

product-image

    Contém carvão ativado de bambu

    Contem Flúor

    Terapia de branqueamento dos dentes

O Creme de carvão ativado da Oral B é considerado o melhor creme clareador dental por muitos usuários nos sites onde o produto é vendido. O pó de carvão ativado é super refinado e não oferece riscos de danos ao esmalte do dente, pois não é abrasivo. Branqueia, limpa e deixa o hálito perfumado por horas.

O 3D da Oral B juntou ainda em sua composição, menta e flúor. Eles têm propriedades de prevenção contra caries, além de perfumar o hálito. Os minerais ativados limpam profundamente os dentes e deixam uma camada de proteção e enrijecimento do esmalte

Guia de Compras

Os comentários mais frequentes que encontramos em muitos sites estão relacionados com a eficácia do carvão ativado na limpeza dos dentes. Já lemos desde receitas caseiras até carvão de churrasco esmagado, misturado com pasta de dente e bicarbonato de sódio.

O mais importante em tudo isso é o fato de estamos lidando com algo que afeta a saúde bucal. A ANVISA regula e certifica os produtos registrados como creme branqueadores de limpeza de dentes. Verifique sempre o selo oficial na embalagem.

Como escolher o melhor Creme Dental Clareador?

Uma pesquisa rápida pela internet pode deixar claro alguns comentários de usuários que resolveram adotar uma mudança de hábitos. Para muitas pessoas, os cremes dentais convencionais foram substituídos por opções de clareamento. Fórmulas com carvão ativado e extratos naturais reivindicam eficácia no clareamento dentário.

Quando lidamos com saúde, todo cuidado é pouco para garantir que não sejamos expostos a efeitos colaterais devastadores. Siga este roteiro quando quiser encontrar o melhor creme dental clareador.

  • Composição. Verifique sempre a composição do creme dental clareador. Alguns químicos fortes podem realmente branquear os dentes, porém oferecem efeitos colaterais desagradáveis. Evite riscos e faça uma opção por carvão ativado em uma combinação com extratos naturais. Além de efeitos colaterais, alguns químicos podem ser abrasivos e comprometer a integridade dos esmaltes do dente. Fique atento!
  • Adicionar sabor refrescante é otimizar o efeito de um processo de clareamento. Nada melhor que um hálito puro, combinado a um processo de branqueamento de dentes com o uso de extratos naturais. Muitos cremes usam menta, hortelã e até canela para um sabor de limpeza após a escovação.
  • Com flúor ou sem flúor. Não há dúvida alguma que o flúor é muito importante no cuidado da saúde bucal. O flúor é um ingrediente imprescindível em algumas formulações de cremes dentais. Em algumas regiões do país, a água que recebemos nas torneiras é tratada com flúor. Então, por que mesmo escovando os dentes ainda temos cáries? É que a concentração deste mineral nas pastas de dentes não é tão grande quanto aquela usada pelos dentistas no combate às cáries.
  • Ativos e funcionalidades extras. Os princípios ativos em sua pasta de dentes, com propriedades de clareamento pode incorporar uma gama de substâncias que deixam seus dentes mais brancos. Os dois mais comuns entre todas são o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida. Ambos combinam para atuar nos cromógenos, na prevenção das mudanças de coloração dos dentes. Outros extratos, como óleo de coco e gengibre, otimizam as ações branqueadoras.

pessoa escovando os dentes

Dica Importante

A técnica correta de escovação com creme dental clareador para evitar manchas deve seguir estágios de cuidados.

  • Use um fio dental entre os dentes para eliminar resíduos sólidos e prevenir a formação de tártaros.
  • Escolha uma escova de dentes com cerdas eretas e use uma quantidade de creme dental correspondente ao tamanho de uma ervilha, espalhado nas cerdas. Faça movimentos verticais e horizontes, suaves, sem muita pressão abrasiva. Escove a parte superior, inferior. Por dento e por fora.
  • Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a língua de fora e escove sua língua também. A ação do creme dental pode auxiliar na eliminação de bactérias que causam mau hálito e que ficam depositadas nas papilas gustativas.
  • Escove um mínimo de três vezes por dia e sempre que ingerir algum alimento ou bebida colorida.

Outros Cuidados Para Manter os Dentes Bonitos

  • Use fio dental regularmente, não somente após as refeições, mas sempre que puder para retirar resíduos de alimentos e eliminar o acúmulo de tártaro entre os dentes.
  • A alimentação influencia diretamente na saúde dos dentes. Alimentos com alto teor de acidez tendem a enfraquecer o esmalte dos dentes e provocam até dores. Evite o máximo que puder. Mas, sempre que ingerir, escove seguindo as orientações de cuidados bucais. Alimentos fibrosos exigem o uso de fio dental antes da escovação eficiente.
  • Visita ao seu dentista. O protocolo é de cada 6 meses. Entretanto, com a alimentação cada vez mais comprometida, fica difícil manter uma dieta saudável, então recomenda-se, nestes casos, uma visita cada 4 meses ao seu dentista.

É seguro usar creme dental clareador todos os dias? Indicações e Contraindicações:

Os cremes dentais disponíveis no mercado, com certificação da ANVISA são seguros e podem ser usados diariamente. Contudo, é possível um teste rápido para verificar se o creme é abrasivo ao esmalte dentário. Este é um dos principais problemas.

Coloque um pouco de pasta entre os dedos indicadores e polegar e faça movimentos leves de compressão para sentir a textura. Se sentir que existe alguma substância semelhante a uma areia fininha, significa que este é um creme abrasivo e, certamente causará danos ao esmalte dos seus dentes.

Os cremes com carvão ativado e que são certificados, podem ser usados diariamente. Os resultados são visíveis já em poucos dias e são indicados para uma manutenção do aspecto brilhante dos dentes brancos.

Qual o melhor Creme Dental Clareador?

Um creme que reúne todos os quesitos das nossas expectativas para um branqueamento duradouro dos dentes, ao mesmo tempo em que elimina quaisquer possibilidades de químicos em sua composição serviu de inspiração para esta pesquisa.

A nossa opção foi baseada na tradição de manter uma alimentação saudável, incorporando um produto de origem totalmente vegana. A nossa escolha ficou com a Pasta de Dente Preta Clareadora CALI WHITE. 

Clareamento Dental: Garanta Um Sorriso Mais Branco- Dicas de Mulher